Meio Bit » Internet » Tumblr teria sido colocado à venda; PornHub quer comprar

Tumblr teria sido colocado à venda; PornHub quer comprar

Verizon estaria buscando compradores para o Tumblr, e o PornHub demonstrou interesse para trazer o conteúdo pr0n de volta

5 anos atrás

O Tumblr pode mudar de dono muito em breve: de acordo com fontes próximas à Verizon, o conglomerado de mídia está procurando compradores para a plataforma de microblogs, que se tornou um zumbi desde o expurgo de todo o conteúdo pr0n do site.

Tumblr

O The Wall Street Journal informa que a Verizon estaria enxugando as finanças da divisão Verizon Media, antes conhecida como Oath, que abriga uma série de marcas e sites, como AOL, Autoblog, Engadget, BuzzFeed, TechCrunch, HuffPost e Yahoo!, entre outros. De forma resumida, o atual corpo de executivos da gigante de comunicações considera as aquisições, tanto da AOL quanto do Yahoo!, dois erros gigantescos.

Desde a entrada da nova direção, a Verizon vem fazendo o possível para fazer caixa com suas marcas, o que levou à venda do Flickr para a SmugMug, do Moviefone (um serviço de recomendação de filmes) para a Helios and Matheson Analytics, e do Polyvore (comércio social) para a SSENSE, que o encerrou e absorveu. Todas essas vendas foram fechadas em 2018, e nem falei das demissões.

Então foi a vez do Tumblr, considerado o maior erro estratégico da gestão Marissa Mayer, a última CEO do Yahoo!. Ela pagou US$ 1,1 bilhão por um site virtualmente impossível de ser monetizado, graças a 98% de seu conteúdo composto por pr0n e manifestos SJW, e embora tenha prometido não mexer em nada, pouco depois o site foi enfiado em um gulag digital, tendo perdido todas as suas indexações.

Isso durou até a Apple banir o app do Tumblr da App Store, por acusações de que a plataforma hospedava conteúdo ligado a pedofilia. A Verizon então, que não tinha que cumprir nenhuma promessa da Loura Má™️, podou completamente todo o conteúdo adulto, mas ao fazer isso ela matou a plataforma, ao alienar todos os seus usuários.

E claro, a Verizon acabou com qualquer possibilidade de fazer o site dar lucro, por mais ínfima que ela fosse.

Desenho: HMS Titanic, com logo do Tumblr no casco, afundando

Sem ter o que fazer com o cadáver do Tumblr, já que quase todo o seu público picou a mula, a Verizon estaria buscando compradores para o site, na esperança de fazer algum dinheirinho, que é melhor do que fechar tudo e não ganhar nenhuma pataca no processo. E curiosamente, o melhor destino para o blog zumbi pode ser uma empresa de conteúdo adulto.

Em um e-mail enviado ao site BuzzFeed News, Corey Price, vice-presidente do PornHub, disse que a companhia de streaming de vídeos educativos está extremamente interessada em adquirir o Tumblr, especificamente para restaurar todo o conteúdo pr0n que ele perdeu, e fazer dele o que ele era mais uma vez:

"O Tumblr era um porto-seguro para aqueles que queriam explorar e expressar sua sexualidade, fãs de entretenimento adulto inclusos (...). Nós ficamos decepcionados com as medidas tomadas para erradicar as comunidades de conteúdo erótico da plataforma, deixando muitos usuários sem um lugar seguro para que eles pudessem consumir conteúdo adulto de maneira confortável".

Segundo Price, caso o PornHub venha de fato a adquirir o Tumblr, recuperar todo o conteúdo removido ou bloqueado do site será a prioridade de sua equipe, o que pode significar uma segunda vida para o site: ele já era um portal marginalizado sem indexação, e talvez, na mão de uma empresa que viva de vender conteúdo adulto, ele possa permitir até que seus autores possam monetizar seus blogs e projetos pessoais.

Procurada, a Verizon não comentou os rumores; o CEO Hans Vestberg se limitou a dizer que o conglomerado "está comprometido com o Verizon Media Group, e em como ele se encaixa em nossa (da empresa) estratégia geral".

Com informações: The Wall Street Journal, BuzzFeed News.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários