Meio Bit » Games » Franquia Call of Duty já vendeu mais de 300 milhões de cópias

Franquia Call of Duty já vendeu mais de 300 milhões de cópias

Franquia Call of Duty ultrapassou a casa de 300 milhões de cópias vendidas e se torna a terceira mais bem sucedida da indústria, atrás apenas do Super Mario e Pokémon.

5 anos atrás

Lembro como se fosse hoje a primeira vez que joguei o Call of Duty. Era inicio de novembro de 2003, eu ainda estava fascinando pela série Band of Brothers e por mais que outros jogos já tivessem nos dado uma boa ideia de como era estar na Segunda Guerra Mundial, nada era tão imersivo quanto aquela criação da Infinity Ward.

Nos oferecendo a possibilidade de usar a mira da própria arma para termos uma melhor precisão (iron sight) e contando com uma inteligência artificial fantástica para a época, onde diversos soldados lutavam ao nosso lado, passar pelas campanhas de americanos, britânicos e soviéticos era uma experiência espetacular, algo imperdível para quem se interessava pelo conflito.

Desde então a franquia se aventurou pelo Vietnã, pela Guerra ao Terror e foi até ao espaço ou mesmo ao futuro e por mais que algumas pessoas tenham perdido o interesse por ela (é o meu caso), não há como negar a sua importância para a indústria. Isso ficou mais claro nos últimos dias, quando ficamos sabendo que ela ultrapassou a impressionante marca de 300 milhões de cópias vendidas.

A revelação foi feita pelo CEO da Activision, Bobby Kotick, que durante um evento realizado para investidores fez questão de mostrar a força daquela que certamente é a principal marca da editora. Para termos uma ideia, o número é tão expressivo que coloca a franquia como a terceira com mais cópias vendidas na história, ficando atrás apenas do Super Mario e Pokémon.

De acordo com uma lista publicada na Wikipedia, assim a Call of Duty deixaria para trás gigantes como Grand Theft Auto, FIFA, The Sims e Minecraft, explicando porque a Activision não demonstra o menor receio de continuar lançando um novo capítulo por ano. É aquele história, se tem quem compre, porque eles deixariam de atender um público tão apaixonado?

O que acho uma pena é que infelizmente o executivo não detalhou essas vendas na reunião, pois acredito que seria interessante sabermos o desempenho de cada capítulo. Estima-se que até hoje nenhum CoD vendeu mais que o Modern Warfare 3, que teria chegado perto de 32 milhões de cópias. Mas independentemente de qual tenha sido, o fato é que a marca parece longe de perder força e por isso acho que ainda veremos muitos outros sendo lançados nos próximos anos.

PS: ainda em relação as franquias mais vendidas, é preciso fazer uma observação em relação a Sonic. De acordo com a SEGA os jogos estrelados pelo Ouriço Azul já teriam vendido mais de 800 milhões de cópias, o que a colocaria facilmente como a mais bem sucedida de todos os tempos. Porém, algumas pessoas questionam esta informação, sob a alegação de que o número teria sido maquiado com a inclusão de quase 500 milhões de downloads gratuitos para celulares e até mesmo com a utilização dos mascote em máquinas de pachinko.

PS2: deu até vontade de tirar a poeira do PlayStation 3 e jogar o Call of Duty Classic mais uma vez.

Fonte: ComicBook.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários