Meio Bit » Games » Sony e Microsoft fazem parceria para jogos e serviços na nuvem

Sony e Microsoft fazem parceria para jogos e serviços na nuvem

De forma surpreendente, Sony e Microsoft anunciam uma parceria que poderá mudar profundamente a indústria de games.

5 anos atrás

E quando parecia que a aproximação entre Microsoft e Nintendo seria o máximo de parceria que veríamos entre as atuais fabricantes de consoles, hoje nos chega a notícia de que a Gigante de Redmond e a Sony farão uma parceria estratégica com o objetivo de encontrar “novas soluções baseadas na nuvem para a experiência de jogo e para inteligência artificial.

Kenichiro Yoshida e Satya Nadella. Chorem fanboys!

Com a tecnologia Azure da Microsoft servindo como base para o conteúdo de jogos das duas empresas, a promessa é de troca de conhecimento, além do compartilhamento de infraestrutura e o investimento no desenvolvimento de semicondutores.

Do lado da companhia japonesa quem se pronunciou foi o presidente Kenichiro Yoshida, que disse:

O PlayStation surgiu como o fruto da integração entre criatividade e tecnologia. A nossa missão é evoluir naturalmente para entregar as melhores e mais imersivas experiências de entretenimento, junto com um ambiente na nuvem que garanta a melhor experiência possível, a qualquer momento, em qualquer lugar. Por muitos anos a Microsoft tem sido uma parceira chave para nós, apesar de, é claro, as duas companhias também competirem em algumas áreas. Eu acredito que o nosso desenvolvimento conjunto para soluções na nuvem contribuirá muito para o avanço de conteúdo interativo.

Já o CEO da Microsoft, Satya Nadella, também não teve a menor vergonha de elogiar a “concorrente” e comemorar o acordo:

A Sony sempre foi uma líder tanto em entretenimento quanto em tecnologia, e a colaboração que anunciamos hoje se baseia nessa história de inovação. A nossa parceria traz a força do Azure e do Azure AI para a Sony entregar novas experiências de jogo e entretenimento aos consumidores.

O que não sabemos por enquanto é como essa parceria poderá afetar as divisões de games das duas empresas, mas como ela acaba de ser anunciada, é provável que ainda tenhamos que esperar um bom tempo até vermos algum resultado na prática, ou mesmo que mais detalhes sejam revelados.

É importante lembrar que recentemente o Google anunciou a sua plataforma de streaming de jogos, o Stadia e somada a recente revelação do xCloud, o serviço semelhante da Microsoft, pode não ser coincidência o negócio entre as duas empresas ter se tornado público justamente agora.

De qualquer forma, tal parceria reforça aquela ideia de que o fim dos consoles está cada vez mais próximo, com a empresa americana apostando cada vez mais na ideia de oferecer apenas serviços e com os sucessores do PlayStation 4 e do Xbox One sendo os últimos a serem produzidos.

PS: com a prova de que não se faz mais guerra de consoles como antigamente, alguém seria capaz de me explicar o que deve estar passando na cabeça dos fanboys neste momento?

Fonte: VG247.

relacionados


Comentários