Meio Bit » Games » GOG Galaxy 2.0 promete ser um hub universal de jogos

GOG Galaxy 2.0 promete ser um hub universal de jogos

GOG Galaxy passará por mudanças e em sua versão 2.0 o programa tentará se tornar uma central de games, englobando até nossas bibliotecas para consoles.

5 anos atrás

Outro dia comentei por aqui sobre o Playnite, um programa que tem como objetivo centralizar todos os jogos que possuímos em diversos serviços de distribuição digital para PC. Eis que surge outra possível (e mais interessante) solução para o problema. Seu nome? GOG Galaxy 2.0.

GOG Galaxy 2.0

Com a sua versão atual servindo como um cliente no estilo do Steam, o GOG Galaxy sempre teve como grande diferencial o fato de ser opcional. Ou seja, se a pessoa não quiser ter que instalar mais um programa no seu computador, poderá continuar baixando os jogos pelo navegador e executá-los de maneira independente.

Sem que o serviço tenha se tornando algo tão popular quanto deveria e com a competição entre Steam e Epic Games Store ficando cada vez mais dura, os responsáveis pela plataforma perceberam que estava na hora de agir e isso acontecerá com o lançamento do GOG Galaxy 2.0. Ainda sem uma data para ser disponibilizado ao grande público, por enquanto podemos apenas nos inscrever no seu período de testes e contar as horas para poder aproveitar as novidades.

Além de trazer uma repaginada no visual (que poderá ser personalizado), a nova versão do programa deverá contar com recursos muito interessantes, o que poderá transformá-lo numa central onde teremos acesso a quase toda a nossa biblioteca. Assim poderemos conectar nossas contas de outros serviços como Steam, Battle.net e Epic Games Store e os títulos que possuirmos por lá aparecerão automaticamente no GOG Galaxy 2.0, permitindo que eles sejam iniciados de um único lugar.

Outro detalhe muito interessante é que ao fazermos essa conexão teremos acesso ainda às listas de conquistas e até mesmo aos chats dos outros serviços, tudo funcionando como se fosse uma única lista de amigos e pelo menos na teoria, facilitando muito a comunicação entre os usuários.

O que torna o anúncio ainda mais surpreendente é a promessa de que haverá conexão até mesmo com os consoles (sem poder iniciar esses títulos, evidentemente), com o novo GOG Galaxy mostrando as capas e informações dos jogos que possuímos no Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch. No entanto, é preciso dizer que apesar da empresa já ter garantido acesso a API da Xbox Live, eles ainda estão conversando com Sony e Nintendo para que o mesmo aconteça com as suas respectivas redes.

Nós queremos oferecer integrações com todas as plataformas de jogos possíveis,” diz o FAQ do Gogo Galaxy. “Este é um processo desafiador e demorado, não apenas por serem projetos tecnicamente complexos, mas também por requerer negociações e acordos com parceiros. Queremos que todas as nossas integrações oficiais sejam suportadas pelos respectivos donos das plataformas, então queremos nos certificar de que eles estejam alinhados com as políticas de parcerias e que estarão seguros.

Com a empresa tomando todo o cuidado para não coletar dados dos usuários e otimizando o programa para que ele tenha um desempenho melhor que o anterior, é muito bom saber que o GOG Galaxy 2.0 também poderá ser completamente ignorado por aqueles que possuem jogos da loja.

Porém, esta é uma clara tentativa de tornar o aplicativo da loja bem mais atrativo, com alguns usuários enxergando nele uma maneira de contornar o problema de termos jogos para PC espalhados por diversos serviços de distribuição e outros possivelmente gostando da ideia de ter um hub onde encontrará informações sobre os títulos que possui, as conquistas que já desbloqueou (mesmo nos consoles) e até conversar com um amigo, independentemente da plataforma onde ele estiver.

Pode ser que o GOG Galaxy 2.0 não consiga revolucionar a maneira como consumimos jogos no PC, mas gostei da ideia e acredito que essa mudança poderá fazer com que o serviço consiga se tornar bem mais popular do que jamais conseguiu ser.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários