Meio Bit » Hardware » ZenBook Pro Duo tem uma tela extra 4K em cima do teclado

ZenBook Pro Duo tem uma tela extra 4K em cima do teclado

Asus ZenBook Pro Duo tem uma tela extra no formato 32:9 que fica bem em cima do teclado e pode ser usada pra ampliar a tela principal ou rodar apps

5 anos atrás

Depois do Zenfone 6 e sua câmera flip-flop mostrados outro dia em Valência, a Asus apresenta uma outra novidade tão diferente quanto, esse notebook com uma tela extra com resolução 4K em cima do seu teclado, o que a Asus chamou de ScreenPad Plus. Pra mim esse notebook é uma das coisas mais legais que foram apresentadas pela empresa nessa Computex, feira de tecnologia que acontece literalmente no quintal deles lá em Taipei, Taiwan.

ZenBook Pro Duo e sua tela extra com resolução 4K

A tela extra não é uma simples Touch Bar de Itú, e sim uma tela independente, que tem duas funções: estender a tela principal ou rodar outros aplicativos. Ela pode ser usada para rodar um app em toda a sua extensão, ou dividida em três partes para quem gosta de trabalhar em várias coisas ao mesmo tempo, algo que pode ser bem útil pra quem trabalha com edição de vídeo ou fotografia, com o espaço extra para os menus dos aplicativos.

O ZenBook Pro Duo é uma evolução do Zenbook Pro 15, que trazia uma tela multi-touch instalada no lugar do touchpad, só que aqui a ambição da Asus é bem maior, assim como a tela, que ocupa toda a parte superior do que seria o teclado em notebooks convencionais. Para facilitar a digitação, o aparelho vem com um suporte para os pulsos, que é mostrado nesse post da Laptop.

Esse notebook também pode ser visto como uma versão intermediária do Project Precog, aquele notebook com duas telas que a Asus mostrou na Computex do ano passado, e que ainda não chegou ao mercado (se é que chegará). Pra quem precisa escrever em seu trabalho, o que é o caso da maioria das atividades, ter um teclado dedicado é algo realmente essencial, por isso por mais que eu goste do conceito do Precog, uma solução com duas telas que mantenha o teclado como esse novo ZenBook faz muito mais sentido no mundo real.

No ZenBook Pro Duo, a tela principal de 15 polegadas (16:9) é OLED, enquanto a tela secundária (32:9) é IPS, ambas com resolução 4K. Pra quem não fizer questão de tanta resolução, Asus também apresentou o ZenBook Duo, que basicamente é o mesmo aparelho, mas um pouco menor e principalmente, bem mais barato, já que tem uma tela de 14" ao invés de 15", sendo que ela e a tela auxiliar contam com resolução Full HD, ao invés de 4K.

Como o The Verge citou, as telas parecem bem diferentes uma da outra, e não só pelas duas tecnologias usadas, mas pois a tela auxiliar é coberta por um material não reflexivo, e essa diferença é algo que potencialmente pode atrapalhar a experiência do usuário.

Para resolver esse problema, o Engadget disse que é possível ajustar o brilho das telas de forma independente, e assim, tornar a experiência mais natural. O site fez um bom hands-on em vídeo da versão Full HD do notebook, que foi levado até seu escritório em NY na semana passada pela Asus.

ZenBook Duo e sua tela extra

Por dentro, o ZenBook Pro Duo tem processador Intel de 9a geração, até 32 GB de RAM e uma GPU GeForce RTX 2060, além de um SSD de até 1 TB. O ZenBook Duo é mais modesto, com processador Intel Core i6 e GPU GeForce MX250. O ZenBook Pro Duo é um notebook bem pesado, com 2,5 kg, mas o ZenBook Duo certamente será mais leve. Os preços e datas de lançamento dos dois modelos ainda não foram confirmados pela Asus.

Esse é o vídeo de apresentação do ZenBook Pro Duo, que foi lançado no evento que marcou os 30 anos da Asus.

Saiba mais sobre as novidades da Asus na Computex.

E você, teria um notebook com uma tela extra dessas? Se a resposta for sim, para qual atividade você acha que usaria mais o recurso? Conta pra gente nos comentários!

relacionados


Comentários