Meio Bit » Games » Microsoft levará seus jogos para o Steam e anuncia Game Pass para PC

Microsoft levará seus jogos para o Steam e anuncia Game Pass para PC

Para a alegria dos jogadores de PC, em breve teremos acesso ao Game Pass na plataforma e aos jogos da Xbox Game Studios em outras lojas, como o Steam.

5 anos atrás

Há algum tempo a Microsoft vem tentando passar a ideia de que quer os seus jogos na maior quantidade possível de lugares e isso obviamente envolve os computadores. Faltava apenas sabermos como isso poderia ser feito e através de uma mensagem divulgada pelo chefe da divisão Xbox, foi revelado que em breve os jogadores de PC terão acesso mais facilitado aos títulos da empresa.

Para começar, Phil Spencer confirmou que o serviço de assinatura de games oferecido pela Gigante de Redmond está mesmo vindo para a plataforma. Conhecido como Game Pass, com ele teremos acesso a mais de uma centena de jogos ao pagarmos uma mensalidade e apesar da lista não ter sido divulgada, já sabemos que ela trará criações da Devolver Digital, SEGA, Bethesda, Paradox Interactive e outras.

Além disso, assim como já acontece na versão do serviço para o console, no PC também teremos acesso aos jogos do Xbox Game Studios no dia em que eles forem lançados. Os assinantes ainda terão 20% de desconto caso prefiram comprar os títulos disponíveis ou 10% para os seus DLCs. Por fim, a biblioteca receberá adições todos os meses, fazendo com que sempre tenhamos algo novo para experimentar.

O que não ficou claro é se a assinatura do Game Pass para PC funcionará de forma independente daquela já existente para o Xbox One ou se quem já é assinante no console automaticamente terá acesso a tudo o que for disponibilizado nos computadores. Como hoje uma mesma assinatura funciona nas duas plataformas, a expectativa obviamente é para que isso seja mantido.

A outra boa notícia é que a partir de agora não teremos mais que depender da Microsoft Store para adquirir os jogos desenvolvidos pela empresa. Prometendo que mais de 20 títulos criados por eles serão disponibilizados no Steam, começando pelo Gears of War 5 e os Age of Empires I, II & III: Definitive Editions, Spencer mais uma vez falou aquilo que todos gostariam de ouvir. Confira:

Permitir que os gamers joguem juntos, através de partidas entre plataformas e entre redes do Windows 10 e consoles, é de vital importância. Construir comunidades entre todos esses jogadores, independentemente da loja ou da plataforma que eles tiverem escolhido (console ou PC), também é de vital importância, porque ajuda a unir os jogadores, permitindo que os jogos encontrem audiências maiores e lhes permitindo entregar seu verdadeiro potencial de unir as pessoas em torno do poder de jogar.

Com isso em mente, a nossa intenção é tornar os nossos jogos para PC do Xbox Game Studios disponíveis em múltiplas lojas, incluindo a nossa Microsoft Store no Windows, nos seus lançamentos. Nós acreditamos que você deva ter a opção de onde comprar seus jogos para PC.

Para fazer isso a Microsoft precisaria adotar o modelo Win32, deixando de lado a sua antiga ideia de uma plataforma unificada universal, a UWP. Pois é justamente isso o que acontecerá, já que a loja passará a aceitar jogos no formato mais comum e isso significa o fim de uma série de limitações impostas pela empresa, como os games não terem suporte a mods, não poderem utilizar versões mais antigas do DirectX ou as APIs OpenGL e Vulkan.

De acordo com Spencer, essa medida tem como objetivo reforçar a natureza aberta do PC, algo que eles julgam muito importante para que a plataforma evolua quando se trata de jogos e para todos que sempre se incomodaram com os muros que cercavam a Microsoft Store, tenho certeza que essa mudança de filosofia será muito comemorada.

Agora é esperar que todas essas novidades sejam realmente implementadas e ver o que a empresa está guardando para a E3, com a conferência da Microsoft acontecendo no dia 9 de junho, às 17 horas (Brasília).

relacionados


Comentários