Meio Bit » Games » Valve passa a testar IA para recomendar jogos

Valve passa a testar IA para recomendar jogos

Valve lança o Steam Lab, uma iniciativa onde os usuários poderão dar opiniões sobre diversos projetos e a primeira leva tem como foco a recomendação de jogos usando inteligência artificial.

5 anos atrás

E na sua constante tentativa de fornecer uma maneira melhor de recomendar jogos aos seus consumidores, a Valve revelou uma interessante ferramenta que poderá corrigir um dos maiores problemas do Steam. Com o nome de Recomendador Interativo, o que ela faz é deixar de lado as tags que eram utilizadas anteriormente e se basear em diversas informações, como o histórico de jogatina do usuário e “outros dados relevantes”.

De acordo com a Valve, a tecnologia por trás desta nova ferramenta é uma rede neural que vem sendo treinada tendo como base os dados de milhões de usuários e bilhões de sessões de jogos. Com isso eles afirmam ter encontrado diferentes padrões que cobrem todo o catálogo da loja, sendo possível então recomendar títulos que se encaixam melhor no gosto de cada um.

Para ver como o sistema está funcionando no momento, basta visitar esta página quando estiver logado e definir alguns parâmetros, como exibir ou excluir jogos de um determinado marcador ou escolher se quer ver títulos mais ou menos modernos, ou ainda mais ou menos populares.

O mais interessante nisso tudo é saber como a rede decide quais jogos devem ou não ser recomendados. Veja o que diz a Valve:

Uma alternativa é coletar todo tipo de informação sobre um jogo e então supor quais jogos são similares, recomendando-os em seguida. Porém, isso resulta em todo o tipo de distorções: não é porque você joga bastante Beat Sabe que só deveríamos recomendar jogos de ritmo em RV. O nosso modelo toma uma outra abordagem, ignorando boa parte das informações sobre um jogo, como gênero ou preço. Em vez disso, ele olha quais jogos você joga e quais jogos outras pessoas jogam, e então dá sugestões de acordo com as decisões de outras pessoas que jogam no Steam. A ideia é de que se jogadores com hábitos de jogo bem semelhantes aos seus tendem a jogar outro jogo que você ainda não experimentou, então aquele jogo provavelmente é uma boa recomendação.

Para ser sincero, acho que nunca comprei algum jogo tendo como base as recomendações do Steam, então talvez eu não seja o público alvo de uma ferramenta como esta. Ainda assim, achei a ideia muito legal e se esta rede for aperfeiçoada com o tempo, ela poderá fazer com que algumas pessoas tenham muito menos dificuldade em encontrar um jogo no vastíssimo catálogo da loja.

Mas não pense que o Recomendador Interativo é a única novidade apresentada esta semana pela Valve. Ele na verdade é um dos três experimentos do Steam Lab, uma iniciativa da loja cujo objetivo é tornar público alguns projetos que estão sendo desenvolvidos para o Steam. Desta forma os responsáveis pelo serviço esperam que a comunidade possa lhes ajudar a tornar esses experimentos melhores, mesmo sem haver a garantia de que tais ideias serão implementadas no futuro.

Quanto aos outros dois experimentos, são eles:

  • Mini Trailers – Com tantos jogos sendo adicionados ao catálogo do Steam todos os dias, alguma coisa interessante passar sem notarmos é muito fácil. Pensando nisso eles resolveram criar pequenos vídeos com seis segundos de duração e que ao menos na teoria nos facilitaria conhecer diversos jogos em pouco tempo.
  • Programa Automático – Aqui a ideia é entregar um programa com meia hora de duração onde diversos jogos são sugeridos. O detalhe é que o vídeo é gerado por um robô e eles ainda citam a possibilidade da criação de programas voltados para um gênero específico. Nas palavras da própria Valve, “O céu é o limite, certo?”

Como acredito que o meu cérebro é lento demais para absorver diversos mini trailers ao mesmo tempo e ainda conseguir tirar algo de proveitoso daquilo ali, o que gostei mesmo foi dessa ideia de um programa diário semanal e que nos apresente alguns jogos. Esta sim é o tipo de recomendação que acho que poderia me convencer a comprar algum jogo.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários