Emanuel Laguna 5 anos atrás
O mês de junho foi o mês da E3, mas o deste ano foi uma disputa entre dois jogos de corrida maluca. E, mesmo somados, nenhum dos dois alcançou o pódio conquistado por Super Mario Maker 2, segundo o NPD Group.
O analista do NPD Group Mat Piscatella ilustrou em vídeo a situação no varejo de games dos EUA. Confira abaixo do vídeo os números de junho naquele mercado. O período apurado foram as cinco semanas entre 02 de junho e 06 de julho de 2019.
ARRECADAÇÃO DAS VENDAS DE GAMES NOS ESTADOS UNIDOS | |||
Período → | junho (2018) | junho (2019) | Diferença |
Jogos de consoles e PC (inclui Xbox Live, PSN e Steam) | US$ 388 milhões | US$ 386 milhões | – 1% |
Hardware | US$ 350 milhões | US$ 235 milhões | – 33% |
Acessórios | US$ 362 milhões | US$ 338 milhões | – 7% |
TOTAL: | US$ 1,1 bilhão | US$ 959 milhões | – 13% |
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US NPD HW - Hardware spending in June 2019 dropped 33 percent when compared to a year ago, to $235 million. Year-to-date hardware spending has declined 20 percent versus year ago, to $1.3 billion. Nintendo Switch is the only platform showing year-on-year growth.
— Mat Piscatella (@MatPiscatella) 18 de julho de 2019
Estamos no ano final da oitava geração. O único console a ter crescimento nas vendas em relação a junho de 2018 foi o Nintendo Switch, que considero como de nona geração.
ARRECADAÇÃO ACUMULADA (VAREJO EUA) | |||
Período → | janeiro a junho de 2018* | janeiro a junho de 2019 | Diferença |
Jogos de consoles e PC (inclui Xbox Live, PSN e Steam) | US$ 2,5 bilhões | US$ 2,6 bilhões | + 4% |
Hardware | US$ 1,6 bilhão | US$ 1,3 bilhão | – 19% |
Acessórios | US$ 1,7 bilhão | US$ 1,8 bilhão | + 6% |
TOTAL: | US$ 5,8 bilhões | US$ 5,6 bilhões | – 4% |
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No acumulado de 2019, vemos uma situação típica de final de geração: pequeno aumento na arrecadação de software e queda na arrecadação dos hardwares atuais, já praticamente consolidados.
Vejamos a seguir o ranking de jogos que mais faturaram entre os dias 02 de junho a 06 de julho de 2019, de acordo com o NPD Group:
Ranking de arrecadação nos Estados Unidos em junho de 2019 (considerando não só o software avulso vendido em mídia física como também os jogos vendidos na PSN, Steam e Xbox Live)
* apenas mídia física.
^ excluindo vendas digitais no PC.
# não inclui as vendas digitais na Nintendo eShop, PlayStation Store, Xbox Live, nem as do PC.
Na arrecadação dos jogos multiplataforma, o tio Laguna quase apostou na vitória do Crash Team Racing Nitro Fueled. Embora o remake de CTR tenha vencido o rival Team Sonic Racing, este claramente vítima de péssimo timing (thanks SEGA), seu valor de venda diferenciado (US$ 40) fez com que o faturamento dele não alcançasse o líder, mesmo tendo vendido um pouco mais. Aliás, bom frisar que CTR vendeu melhor até do que o Crash Bandicoot N. Sane Trilogy.
US NPD SW - Crash Team Racing: Nitro Fueled ranked as the 2nd best-selling game of June. Sales of Crash Team Racing: Nitro Fueled represent the highest launch month total in Crash Bandicoot franchise history. The previous best was set by Crash Bandicoot: N. Sane Trilogy.
— Mat Piscatella (@MatPiscatella) 18 de julho de 2019
Console novo, jogo novo: com o lançamento do Super Mario Maker 2, software líder disparado em arrecadação de junho, o Nintendo Switch conseguiu a liderança em hardware. No período apurado pelo NPD Group, tal jogo vendeu mais cópias que no mês de estreia das versões anteriores. Se bem que vencer o Super Mario Maker original do Wii U não era das tarefas mais difíceis.
Desta vez não vazou nenhum número sobre as vendas dos consoles nos Estados Unidos, mas em relação a maio o mês de junho deve ter tido bom aumento nas vendas de hardware por causa das promoções. Lá na civilização, o PS4 Pro pegou um desconto temporário (10 dias) de 50 dólares e o Xbox One SAD está a ser vendido por US$ 199. Fora o facto de o Switch ter recebido em junho seu primeiro grande lançamento do ano.
De qualquer forma, o Nintendo Switch já é o líder nas vendas de consoles do ano de 2019, nos EUA.
VENDAS DE HARDWARE NOS ESTADOS UNIDOS | |||
Plataforma | abril (2019) | maio (2019) | junho (2019) |
Nintendo Switch | 227.000 unid | 216.000 unid | dados indisponíveis |
PlayStation 4 | 148.000 unid | 137.000 unid | dados indisponíveis |
Xbox One | 106.000 unid | 86.000 unid | dados indisponíveis |
(New) Nintendo 3DS | dados indisponíveis | dados indisponíveis | dados indisponíveis |
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Fontes: Games Industry, IGN US, NPD Group, ResetEra e Venture Beat.
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