Meio Bit » Entretenimento » Quem são Os Eternos? Conheça a HQ do novo filme da Marvel

Quem são Os Eternos? Conheça a HQ do novo filme da Marvel

Saiba quem são Os Eternos, o grupo de superseres da Marvel criado por Jack Kirby que será a pedra angular da Fase 4 do MCU

4 anos e meio atrás

Os Eternos são a aposta mais ousada da Disney para a Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), a maior desde Guardiões da Galáxia. O filme tem a missão de dar vida e popularizar uma das criações mais mirabolantes do mestre Jack Kirby, cujo título nunca foi bem trabalhado, exceto algumas poucas exceções.

O filme tem previsão de estreia para 2020, por isso muita gente está se perguntando: afinal, quem diabos são os Eternos?

Mavel Comics / The Eternals /os eternos marvel

Novos Deuses 2: A Missão

Em 1970, Jack "The King" Kirby deixou a Marvel Comics para trabalhar na Distinta Concorrência, a DC Comics, com uma proposta difícil de recusar: carta branca para criar novos personagens e histórias.

Por mais que ele tenha sido a força motriz da Marvel por décadas ao lado de Stan Lee (ou até sem ele, muitos conceitos e roteiros eram seus, além dos designs), ficar à vontade para criar era tentador demais e como muita gente sabe, Kirby era uma fonte infinita de criatividade, algo que Lee reconhecia.

Essa fase trouxe a Saga do Quarto Mundo, onde Kirby estabeleceu a raça dos Novos Deuses, divididos em duas facções em uma guerra eterna: os benevolentes de Nova Gênese, liderados pelo Pai Celestial, e os malignos de Apokolips, governados por aquele que se tornaria o maior vilão cósmico da DC, Darkseid.

DC Comics / New Gods / os eternos marvel

O problema é que Kirby estava disposto a fazer de New Gods e Forever People (as duas revistas originais que compunham o núcleo do Quarto Mundo) uma série auto-contida, com início, meio e fim, por mais que Darkseid tenha surgido primeiro em Superman's Pal, Jimmy Olsen #134 (o outro título que o autor pegou).

No entanto Scott Free, vulgo Senhor Milagre se tornou popular e ganhou revista própria em 1971; assim, a DC decidiu que os personagens viveriam e a Saga do Quarto Mundo foi deixada em aberto. Kirby saiu da DC ao final de seu contrato em 1975, com um monte de ideias que não chegou a usar, e um ano depois ele estava de volta à Marvel, tendo também recebido carta branca para escrever o que desse na telha.

O resultado foi o primeiro volume de Os Eternos, publicado até 1978 em 19 edições, que introduziu muitos conceitos que se tornaram comuns à Marvel nos anos seguintes.

Amostra do visual dos Eternos no filme, revelado na D23

O visual dos Eternos no filme foi revelado na D23

Assim, Os Eternos são a segunda tentativa de Kirby de escrever uma saga cósmica épica, mas desta vez, centrada na Terra. Ironicamente, o primeiro volume novamente foi encerrado deixando o enredo em aberto, com Kirby saindo em definitivo da Marvel logo depois.

Além dos Eternos, Jack Kirby também criou nessa fase outros personagens como X-51/Aaron Stack, o Homem Máquina, o Garoto da Lua e o Dinossauro Demônio.

Quem são os Eternos da Marvel?

O plot básico de Os Eternos gira em torno da teoria pseudocientífica dos astronautas ancestrais, popularizada muito em parte graças ao livro Eram os Deuses Astronautas? de Erich von Däniken, publicado em 1968.

No entanto, Kirby deu um ar de grandiosidade ao assunto ao introduzir as criaturas mais inexplicáveis e misteriosas do Multiverso Marvel: os Celestiais.

Os gigantes que fazem sombra em montanhas não são deuses, mas são a coisa mais próxima do conceito tradicional de divindades: uma raça de seres de poder incomensurável e infinita curiosidade, eles são em sua essência exploradores e cientistas, responsáveis por cultivar a vida em boa parte do universo. Foram seus experimentos que geraram, por exemplo, a sub-raça metamorfa dos Skrulls, originalmente uma espécie pacífica e sem poderes.

Na cronologia da Marvel, a primeira incursão dos Celestiais na Terra ocorreu em 1.000.000 AEC, quando eles fizeram experimentos genéticos com a raça de protohumanos que encontraram habitando o planeta. Com base nesse ancestral comum foram criadas três espécies distintas: os deviantes, seres monstruosos, belicosos e nunca com um igual a outro, os eternos, humanoides perfeitos, imortais e com poderes variados e os humanos, os "nem lá nem cá".

Marvel Comics / The Eternals Vol. 1 #1 / os eternos marvel

Os humanos acabaram escravizados pelos deviantes e assim permaneceram por muito tempo, o que levou a uma guerra contra os eternos, incumbidos pelos celestiais de proteger a humanidade e a Terra. Quando a segunda incursão dos celestiais quase aniquilou os deviantes (e por tabela lançou Atlântida no fundo do mar), os eternos passaram a agir como guias dos humanos, ensinando-os a cultivar, construir, a escrita, engenharia e etc.

Inevitavelmente, os homens viam os eternos como deuses, o que depois explicou (em partes) a confusão dos nomes com divindades que a Marvel já publicava, como os asgardianos e os deuses do Olimpo: os Eternos vieram antes.

Marvel Comics / The Eternals vol 1 /os eternos marvel

Autores depois de Kirby fizeram retcons e transformaram outros personagens que surgiram antes, como os titãs A'lars/Mentor e seus filhos, Eros/Starfox e Thanos em outro grupo de eternos, desgarrados dos terrestres, além de estabelecer que a manipulação dos Celestiais nos humanos deu a eles um potencial genético quase infinito, dando origem tanto ao gene X (os mutantes) quanto a outros tipos de mutações benéficas, a forma que a Marvel encontrou para explicar a origem comum de seus heróis.

O Volume 1 de Os Eternos mostra a quarta incursão dos Celestiais, que viriam para julgar a humanidade, a descoberta dos eternos e dos deviantes pelos humanos e os conflitos que daí seguem, que podem levar à destruição da Terra. O Volume 2 passou despercebido, enquanto o Volume 3 (dividido em 7 edições) tratou de reinventar os personagens para o século XXI, missão essa que coube a Neil Gaiman (roteiro) e John Romita Jr. (arte).

Marvel Comics / The Eternals Vol. 3 / os eternos marvel

Nesta fase, o eterno Duende colocou em ação um plano que orquestrou por séculos, que era... crescer. De todos de sua raça, ele foi o único criado na forma de criança, tendo sido tratado como tal por milênios; como forma de vingança contra seus pares, ele transformou a si próprio e todos os eternos em humanos, apagando a memória dos demais no processo.

Ainda assim, foi sob a pena de Kirby que os personagens tiveram seu melhor momento.

Marvel Comics / The Eternals vol 1 /os eternos marvel

Essencialmente, cada eterno possui superforça e resiliência extrema, poderes mentais e a capacidade de se especializar em uma área específica, que se manifesta em um poder único e particular. Existem cerca de 100 deles, com apenas alguns servindo como destaques.

Quem é quem

1. Zuras

Zuras

Nas HQs, Zuras é o líder dos Eternos e filho de Kronos, o primeiro pai-de-todos de sua raça e personificação do Tempo, além de irmão de A'lars e consequentemente, tio de Thanos.

Ele é o mais poderoso e o mais habilidoso em manipulação de energia de sua raça, além de como Eterno Primordial, ser o único capaz de iniciar o ritual da Uni-Mente, um processo que une os eternos (e outros) em uma entidade coletiva, que reúne suas mentes e capacidades num só ser.

É bem provável que Zuras não apareça no filme, porque o cargo de líder ficou com...

2. Ajak

Salma Hayek como Ajak

Ajak é um membro do subgrupo chamado Eternos polares, tendo nascido na Sibéria. Nos quadrinhos, ele é geralmente o principal conselheiro de Zuras e possui poderes de voo e incrível resistência, além de ser o único capaz de "conversar" com os Celestiais.

No cinema, Ajak será promovido a líder dos Eternos e mudará de gênero, sendo interpretado por Salma Hayek.

3. Thena

Angelina Jolie como Thena

Thena, uma das mais ferozes guerreiras dos Eternos, é filha de Zuras e originalmente se chamava Azura. Seu nome foi mudado em homenagem à deusa grega Atena, após um pacto entre seu pai e Zeus. Ela geralmente posa como a segunda em comando dos Eternos, tendo sido por várias vezes a líder na ausência do pai e assumir também a função de Eterna Primordial.

Thena teve um caso com Kro, líder dos Deviantes e ambos tiveram dois filhos. O terceiro, Joey Elliot, é humano e nasceu no período em que ela e seus pares caíram nas manipulações do Duende.

O papel de Thena ficou com a atriz Angelina Jolie.

4. Ikaris

Richard Madden como Ikaris

Ikaris é outro membro dos Eternos polares e o terceiro nas HQs a se tornar o Primordial, capaz de iniciar o processo da Uni-Mente. O primeiro de sua raça a surgir nas HQs de Jack Kirby, inicialmente disfarçado como um humano, Ikaris é um dos mais fortes fisicamente do grupo (ele foi capaz de conter o Hulk Cósmico), é extremamente rápido e o que melhor domina o voo.

Ikaris será vivido no cinema por Richard Madden, o Robb Stark de Game of Thrones.

5. Makkari

Lauren Ridloff como Makkari

Makkari é o velocista dos Eternos. Além de ser o mais rápido entre seus pares, ele possui vastos conhecimentos em ciência e engenharia, tendo sido aquele que ensinou a escrita aos humanos. No Egito antigo foi chamado de Thoth, deus da sabedoria. Fora isso, Makkari teve um relacionamento conturbado ao longo dos milênios com Sersi.

Makkari é o que mais sofrerá mudanças: o personagem será interpretado pela atriz surda Lauren Ridloff, a Connie de The Walking Dead.

6. Sersi

Gemma Chan como Sersi

Sersi é talvez a Eterna mais conhecida pelos leitores, já que foi membro dos Vingadores por um bom tempo (inclusive durante a famigerada "era da jaqueta" dos anos 1990). Ela é a mais talentosa no que tange à transmutação de matéria, sendo capaz de transformar qualquer coisa naquilo que desejar, inclusive organismos vivos em outros ou matéria inanimada.

Além disso, Sersi é a mais desencanada dos Eternos, preferindo conviver entre os humanos e aproveitar dos prazeres mortais, ou seja, é a saidinha do grupo. Segundo o Duende, ela já levou para a cama todos os homens de sua raça, menos o próprio, mas é Makkari o único que a Eterna realmente gosta.

Sersi tentou pegar o Capitão América mais de uma vez, sem sucesso, além de namorar o Cavaleiro Negro por um tempo.

O papel de Sersi ficou com a atriz Gemma Chan, que recentemente viveu Minn-erva em Capitã Marvel. Como a kree virou paçoca, isso não chega a ser um problema.

7. Duende

Lia McHugh como Duende

Duende foi o único Eterno criado na forma de um pré-adolescente e, por muito tempo, se comportou como um moleque pregador de peças, tirando os outros do sério e causando muitos problemas, como a vez em que ele lançou a cidade de Olympia na Zona Negativa for the lulz. Irritante e indisciplinado, o único dom que conseguiu dominar com perfeição foi o da ilusão.

No entanto, seu controle sobre as percepções permitiu ao Duende manipular as memórias dos Eternos por séculos, de modo a criar uma situação que lhe permitiu virar humano, para que pudesse finalmente alcançar seu maior desejo, se tornar um adulto. O problema é que ele ferrou com todos os seus irmãos para isso.

Duende será vivido pela atriz-mirim Lia McHugh, da série do Hulu Into the Dark.

8. Gilgamesh, o Esquecido

Don Lee como Gilgamesh

O Eterno conhecido entre seus pares como "O Esquecido" não possui um nome (ao menos ninguém sabe qual é), mas assumiu várias identidades ao longo da história humana.

Por volta de 3.000 AEC ele se tornou Gilgamesh, rei sumério de Uruk e o primeiro matador de monstros da Terra. Possui uma força descomunal, quase no nível de Thor e uma incrível resistência, e já atuou como membro dos Vingadores por um tempo.

Gilgamesh será interpretado pelo ator sul-coreano Don Lee, que fez uma ponta em Sense8.

9. Kingo Sunen

Kumail Nanjiani como Kingo Sunen

Kingo Sunen faz parte do grupo de Eternos que se estabeleceu na ilha de Hokkaido, no Japão. Durante o sécuvo XVI, se tornou um samurai e teria se envolvido nas batalhas durante a Era dos Estados Beligerantes (Era Sengoku), que resultou na unificação do país sob o xogunato Tokugawa. A extensão de sua influência na história não é clara, entretanto.

O ator Kumail Nanjiani, o Dinesh de Silicon Valley, ficou com o papel de Kingo Sunen.

9. Phastos

Brian Tyree Henry como Phastos

Phastos é o ferreiro dos Eternos e, graças a isso, é frequentemente confundido com o deus grego Hefesto (o nome também ajuda). Ele é o mais reservado e resistente a lutar, adotando uma postura mais neutra, por vezes, apresentando um comportamento mais melancólico e depressivo. Ainda assim, forjou armas para seus irmãos, como a espada de Kingo Sunen.

O ator Brian Tyree Henry, o "Paper Boi" de Atlanta viverá Phastos.

10. Druig

Barry Kheogan como Druig

Druig é outro membro dos Eternos polares e primo de Ikaris, mas diferente dos outros, ele não é nobre e nutre tremendo desprezo pelos humanos. Durante a terceira incursão dos Celestiais por volta de 1.000 EC, seus esquemas causaram a morte de Virako, pai de Ikaris e levaram a um conflito entre os deviantes e os argardianos.

No século XX, se aliou à KGB e quase destruiu o mundo ao tentar coletar poder dos Celestiais, durante a quarta incursão.

Mesmo transformado em humano pelo Duende, Druig não mudou seus métodos. Ao invés disso ele se tornou um político e através de um golpe de estado, conquistou um país do leste europeu, posse que manteve ao voltar a ser Eterno, após um acordo de cooperação com Zuras.

O papel de Druig, que pode ou não ser o vilão do filme, ficou a cargo de Barry Kheogan, o George Mills de Dunkirk.

11. Dane Whitman, o Cavaleiro Negro

Kit Harrington como Dany Whitman, o Cavaleiro Negro

Aparentemente, o elemento mais deslocado nessa quizumba, Dane Whitman é o atual Cavaleiro Negro, um posto que remete a seus ancestrais até os tempos de Camelot, onde Sersi também aprontou das suas. A Eterna e o Cavaleiro Negro já foram um casal por muito tempo, enquanto ambos foram Vingadores.

Whitman é um espadachim habilidoso e porta a lendária Espada de Ébano, amaldiçoada pelos crimes cometidos por Sir Percy de Scandia (o primeiro Cavaleiro Negro): embora a lâmina seja capaz de defletir magia, quanto mais vítimas o portador clamar, mais ele será absorvido por um frenesi incontrolável e um desejo de matar.

A maldição do Cavaleiro Negro caiu nas mãos daquele que só se ferra, o que é justo: Kit Harrington, aka Jon "sabe de nada" Snow de Game of Thrones.

Quando Os Eternos estreia?

A data de estreia do filme está prevista para 6 de novembro de 2020 nos Estados Unidos. No Brasil, provavelmente um dia ou algumas semanas antes, como de costume. As filmagens começaram em julho e não há previsão de quando irão terminar, nem quando entrará na fase de pós-produção e ajustes finais.

Chloé Zhao

A direção do filme ficou a cargo da chinesa Chloé Zhao (acima), que foi muito elogiada e premiada por suas produções anteriores, Songs My Brothers Taught Me e Domando o Destino. Os Eternos é sua primeira grande produção, além dela ser a primeira mulher a dirigir sozinha um filme do MCU (Capitã Marvel é mais um filme da dupla inseparável Anna Boden e Ryan Fleck).

De qualquer forma, Os Eternos segue como a aposta mais arriscada da Disney para o MCU, mas depois de nos fazer criar empatia por um guaxinim e uma árvore, eu diria que confio nas próximas jogadas do Mickey.

relacionados


Comentários