Meio Bit » Ciência » Apollo 11, 50 anos da chegada na Lua! — Sala da Justiça #72

Apollo 11, 50 anos da chegada na Lua! — Sala da Justiça #72

Sala da Justiça está no ar com um episódio dedicado aos 50 anos da Apollo 11, o heróico primeiro pouso na Lua, e também sobre como vamos voltar pra lá

4 anos e meio atrás

Saudações terráqueos e amigos da Sala da Justiça, estamos de volta para nosso episódio 72, uma homenagem aos 50 anos da Chegada na Lua e aos heróis Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins, além de todos os outros que vieram antes deles, mas também foram fundamentais nessa conquista.

Para falar sobre esse tema incrível temos a presença do nosso convidado Sérgio Sacani do Space Today, além do nosso júri, formado hoje por Carlos Cardoso, Sérgio Vieira (Ex-Libris), Ronaldo Gogoni e eu, é claro.

Uma coisa que todos achavam ser impossível foi atingida 50 anos atrás, mas ela não aconteceu da noite pro dia, muito pelo contrário. Nossa conversa sobre a ida até a Lua começa muito antes do famoso discurso de John F. Kennedy em 1961, com Robert Goddard do lado dos Estados Unidos e Konstantin Tsiolkovski pelo lado russo, verdadeiros pioneiros.

O papo vai até o final da Segunda Guerra, mostrando como o recrutamento de Werner Von Braun e outros cientistas alemães na Operação Paperclip foi fundamental para os planos norte-americanos. No cast de hoje também falamos sobre o programa Mercury (recomendamos muito que você assista ao filme Os Eleitos (The Right Stuff), sobre a importância do feito de Yuri Gagarin, o primeiro humano no espaço, e também sobre Alan Shepard, primeiro americano a chegar lá.

Conversamos sobre o projeto Gemini, que teve testes de acoplamento e caminhada espacial, as duas perdidas pelos Estados Unidos para a União Soviética, e a incrível destreza Jedi de Neil Armstrong em um voo da Gemini 8, quando conseguiu reverter uma situação impossível, algo mostrado de forma bem legal no filme O Primeiro Homem (pra saber por qual motivo o Cardoso odeia o filme, ouça o cast).

Sim, a Corrida Espacial pode ter começado com a União Soviética vencendo todas as disputas, mas depois o programa russo acabou ficando pra trás, muito por conta da morte de seu líder, Sergei Korolev, sem a qual o desfecho da história poderia ser totalmente diferente. Falamos sobre a impressionante explosão do N1, e também sobre o terrível e lamentável acidente da Apollo 1.

Apesar de ter entrado para a história (entre outras coisas) como seu grande entusiasta, Kennedy chegou a tentar cancelar o projeto Apollo, mas felizmente não conseguiu. Seu vice Lindon Johnson, que era o grande entusiasta por trás dessas ideias espaciais, acabou surfando a onda quando assumiu o mandato, mas infelizmente o presidente na hora da chegada na Lua já era Dick Nixon.

Finalmente chegamos ao imenso Saturn V, que levou o módulo de comando, módulo de serviço e módulo lunar para fora da Terra. No cast trazemos o depoimento e a lembrança viva da transmissão ao vivo dos pousos na Lua com o Sergio Vieira, que tinha 12 anos em 1969 (eu só ia nascer no ano seguinte).

O Saturno V é realmente muito impressionante, com seus 110 metros de combustível. Falamos sobre o sistema das telas dos "computadores" da missão de controle, que não eram realmente computadores, como o Cardoso conta aqui. Estive ano passado para uma visita que planejava há anos ao Houston Space Center, na qual pude conferir o Saturn V, mas infelizmente não pude conhecer pessoalmente a sala de controle das missões Apollo, pois estava sendo reformada para o cinquentenário da sua missão neste ano.

O já citado discurso de Kennedy no início da década acabou sendo mesmo profético, e culminou no pouso de Buzz Aldrin e Neil Armstrong no dia 20 de julho de 1969. Um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade é uma das frases mais icônicas da história. Além de inspirar muita gente, as missões Apollo deram origem a muitos brinquedos incríveis, que você pode conferir lá no BdB.

O cast então vai além da Apollo 11, falando sobre as demais missões, incluindo a Apollo 13, que merece um podcast só pra ela. Não dava pra esquecer do dia em que deixaria MacGyver orgulhoso, com o conserto de um paralama de um jipe lunar com silver tape, né? E hoje em dia? Já tivemos missões Chinesas e Israelenses, e teríamos uma Indiana também, mas (ainda) não foi o caso.

Pois é, algo que citamos no cast com muita esperança, infelizmente não aconteceu, já que a missão Chandrayaan-2 da Índia prevista para pousar em um dos Pólos da Lua alguns dias atrás teve um acidente na hora do pouso, mas fica aqui o registro do projeto pois eles certamente irão tentar novamente em breve e terão sucesso.

No final do cast também sobre o projeto Artemis do governo dos Estados Unidos para levar o homem (e quem sabe uma mulher) para a Lua até 2024. Trump precisa se apressar, pois a China já tem uma sonda do lado oculto da Lua, e está planejando levar uma missão tripulada. Tudo bem que desta vez não temos o mesmo clima tenso da Guerra Fria e da Corrida Espacial, mas com as guerras comerciais entre os dois países, a situação está longe de ser totalmente pacífica.

Para mandar comentários pra gente ler no programa é só usar o email da Sala: [email protected] ou falar com a gente pelas redes sociais usando a hashtag #SdJ

Ajude a gente a produzir o programa colaborando com a Sala da Justiça no Padrim ou no PicPay. Agradecemos ao nosso ouvinte Tiago Maximiliano Carneiro Leão, que colabora na categoria Hall da Fama da Sala da Justiça e teve seu nome lido no programa.

Não se esqueça de assinar o nosso feed para não perder nenhum episódio, estamos no Android, iOS ou Spotify.

Links de interesse:
Série For All Mankind da Apple
Esse ótimo post do Cardoso conta a história de Margaret Hamilton, a programadora que salvou a Apollo 11.
Filme Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures)
Com que roupa iremos para a Lua? Esse ainda é um problema a ser resolvido.
Documentário Chasing the Moon da PBS
Entrevista com Neil Armstrong em 2011

Ouça também:
O fotogênico Buraco Negro da Galáxia M87 — Sala da Justiça #68
Sala da Justiça #59 — Programa Espacial Brasileiro
Sala da Justiça #55 — o lançamento do Falcon Heavy e o Tesla Roadster no espaço
Sala da Justiça #53 — a conquista (comercial) do espaço
Sala da Justiça #48 — Gás metano em Marte, Margaret Hamilton e muito mais!

 

 

relacionados


Comentários