Meio Bit » Mobile » Dá pra aprender a criar um app em uma hora nos cursos listados na Classpert

Dá pra aprender a criar um app em uma hora nos cursos listados na Classpert

Só de programação pra Android e iPhone são mais de 1 mil cursos diferentes

4 anos e meio atrás

Nós já conversamos sobre a mão na roda que é a Classpert, a empresa que mandou bem na hora de catalogar mais de 150 mil cursos em um só lugar. Depois de explicar como ela funciona, a ideia agora é de olhar o caminho que é necessário pra começar as aulas com foco em desenvolvimento e poder ficar saltitante ao ouvir Steve Ballmer gritando: “DEVELOPERS!! DEVELOPERS!! DEVELOPERS!!”.

Classpert

Como grande parte do público do Meio Bit entra por aqui em um smartphone, o objetivo será a busca por cursos que falem sobre criação de apps e jogos pra Android e iOS, com a mochila aberta pra receber diversas linguagens de programação como Kotlin, Java e C++ no lado do Google, com Xcode e o recente Swift pra quem prefere criar algo pros usuários do sistema operacional móvel da Apple.

Android, pra mais gente e mais visibilidade

Não é novidade que o Android tem maior presença de mercado no Brasil, então começo a busca por desenvolvimento pra esta plataforma. A Classpert já entendeu a necessidade de juntar todos os cursos focados neste sistema operacional, e separou uma área dentro de Cursos de Ciência da Computação. Lá é só buscar por Desenvolvimento Android e uma lista generosa aparece.

Quando eu falo generosa, é generosa de verdade: apareceram aqui mais de 500 cursos diferentes e que partem do gratuito, indo até R$ 199,99 por todo o conteúdo escolhido. Um deles engloba a criação de 23 apps, sim vinte e três aplicativos diferentes com o custo acima, o que dá R$ 8,69 por app e que pode gerar receita depois de publicado. É um baita negócio.

A maioria dos cursos são em inglês (com legenda em português), mas também é possível encontrar várias aulas em português. Nas opções estão cursos pra iniciantes e até pros mais avançados em programação. Dentro desse universo dá pra encontrar aulas com foco em games, IOT, visão computacional e até para a construção de apps para controle de drones (!!).

Na real o que mais me chamou atenção foi um da Skillshare e que ensina o passo a passo pra criar um aplicativo Android de realidade aumentada, em apenas uma hora. É utilizar a hora do almoço pra sair dela já sabendo criar um app. Vai dar fome? Vai, mas você come umas barrinhas de cereal depois e garante o sucesso de ter criado o aplicativo em tão pouco tempo - e realidade aumentada é o tchans do momento, hein!?

Criar pra iOS pra fechar o pacote da felicidade

Tudo bem, a galera do iPad, iPhone e iPod Touch não é tão numerosa assim, mas é um público que tende a investir mais em apps e jogos. Nada mais justo do que criar o app pra eles também, certo? Ok, volte pra home de Cursos de Ciência da Computação da Classpert e muito perto da parte do Android, fica a de Desenvolvimento iOS.

É só clicar e mais ou menos a mesma quantidade de cursos do Android aparece por aqui. As opções gratuitas incluem uma iniciação na linguagem Swift e tem curso que vai te entregar um jogo da cobrinha como prova de conceito no final das aulas. Alguns focam em desenvolvimento pro Apple Watch e outros vão pro Core ML, o que significa o aprendizado de máquina.

Dentro dele fica o que escolhi, que é pra desenvolvimento de visão computacional e aprendizado de máquina, que você pode chamar carinhosamente de machine learning, pra fazer um app que faz coisas pra mim - e pra outras pessoas que vão buscar este app que vai ficar famoso na App Store. Tem curso até com foco no recente iOS 13.

Outro que eu escolhi foi um que ensina a criar uma soundboard com base em Swift e Xcode, pra colocar frases lindas do Faustão pra tocar quando eu quiser. EITA.

Os exemplos que dei sequer raspam a quantidade enorme de mais de 1.000 cursos pra Android e iOS. Se fosse você, eu dava uma olhada na Classpert e escolhia um, mesmo que de graça e mais simples, pra ter uma ideia de quão fácil pode ser criar um app pra smartphone ou tablet - e até ganhar uns trocados com isso.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários

Comentários Fechados