Meio Bit » Games » Playable Worlds, o novo estúdio do criador do Ultima Online

Playable Worlds, o novo estúdio do criador do Ultima Online

Após trabalhar na criação de jogos como Star Wars Galaxies e Ultima Online, Raph Koster funda a Playable Worlds e revela estar criando um novo MMO.

4 anos e meio atrás

Contando com alguns nomes já consolidados e com os fãs muitas vezes não querendo saber de outras produções, o mercado e MMOs talvez seja um dos mais complicados de se explorar. Nós cansamos de ver grandes estúdios se arriscarem por este caminho e não terem muito sucesso, mas quando você é um dos criadores de um dos principais títulos do gênero, ter medo de voltar a ele pode não ser uma opção.

Playable Worlds

Embora conte com uma extensa carreira na indústria e sendo o autor do livro A Theory of Fun for Game Design, Raph Koster sempre será lembrado como o diretor criativo de jogos como EverQuest II e Star Wars Galaxies, mas principalmente por ter sido o designer chefe do lendário Ultima Online.

Sem termos muitas notícias deles desde 2013, quando passou a atuar como consultor e game designer independente, nos últimos dias foi divulgado o próximo passo que o sujeito dará na carreira. Batizado como Playable Worlds, o novo estúdio fundado por Koster já conseguiu arrecadar US$ 2,7 milhões junto a investidores e o primeiro jogo produzido por eles será justamente um MMO.

Quando você olha para o que aconteceu com os MMOs, parece que eles realmente caíram num padrão e é um padrão bem velho,” afirmou Koster. “Vamos festejar, vamos matar alguns monstros, iremos subir de nível e então repetir exaustivamente. E sabemos ao ver como os jogos sandbox evoluiriam ao longo das décadas que os jogadores online querem fazer muito, muito mais do que apenas isso. E essas outras maneiras de jogar não apenas ampliam a audiência, mas fazem com que mundos alternativas realmente ganhem vida.

Nós iremos criar um mundo multiplayer massivo onde todos os tipos de jogadores podem se juntar e descobrir maneiras de jogar, independentemente de gostarem de explorar, se aventurar, socializar ou participar do PvP. Será um mundo sandbox que suportará muitas maneiras de jogar.

Ainda de acordo com o game designer, o que muitos jogadores procuram hoje em dia pode ser visto em título como Minecraft, Roblox ou Grand Theft Auto Online, onde podemos fazer muito mais do que apenas lutar contra os inimigos controlados pelo computador e evoluir o nosso personagem. São recursos que segundo ele as pessoas querem nos games, uma liberdade que nasceu nos MMOs e que eles pretendem oferecer neste novo projeto.

Para isso Raph Koster contará com a ajuda de outras pessoas bastante experientes, como o ex-ilustrador da Marvel e da DC, Mat Broome. Ele assumirá o cargo de diretor de arte no Playable Worlds, mesmo papel que já havia exercido no PlanetSide 2. Já o designer responsável pelo título será Greg Costikyan, mais conhecido por ter trabalhado na criação de vários jogos de tabuleiro, entre eles o Star Wars: The Roleplaying Game.

Ainda sem uma data prevista para o lançamento do novo MMO, provavelmente ainda teremos que esperar bastante para podermos colocar as mãos nele. No entanto, quando isso acontecer, a torcida é par que Koster e sua equipe consigam implementar corretamente várias de suas ideias e se isso acontecer, pode ser que o jogo consiga alcançar um desempenho comercial melhor que o de outro sucessor espiritual da série Ultima, o Shroud of the Avatar: Forsaken Virtues.

Fonte: MMOs.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários