Meio Bit » Games » Sony revela detalhes interessantes do PlayStation 5

Sony revela detalhes interessantes do PlayStation 5

Com lançamento previsto para final de 2020, PlayStation 5 terá gamepad com haptic feedback, GPU com ray-tracing e Blu-ray com 100 GB de capacidade.

4 anos atrás

Quase seis meses após revelar que o seu próximo console será retrocompatível com o PlayStation 4, a Sony liberou hoje uma nova rodada de informações sobre o futuro aparelho, que para surpresa de ninguém, irá mesmo se chamar PlayStation 5.

PlayStation 5

Imagem conceitual do kit de desenvolvimento do PlayStation 5. Fonte: LetsGoDigital

Além da confirmação do nome, outro detalhe que já era esperado, mas é igualmente importante é que o lançamento do PS5 deverá acontecer no último trimestre de 2020. Com isso a empresa espera aproveitar as festas de fim de ano e ao mesmo tempo não deixar que a Microsoft domine o natal com o seu Project Scarlett.

A Sony também aproveitou para falar um pouco sobre o controle que acompanhará o PlayStation 5 e que pelo menos por enquanto, não está sendo chamado de DualShock 5. Visando aumentar a imersão enquanto jogamos, a primeira mudança será no abandono do sistema de rumble, algo que acompanhava os gamepads da empresa desde o seu primeiro console.

No lugar teremos o que é conhecido como “haptic feedback”, o que de acordo com eles nos permitirá “perceber uma gama muito maior de sensações, então bater em uma parede em um jogo de corrida parecerá muito diferente de defender um gol em um jogo de futebol.” Até mesmo a variação de texturas poderá ser sentida pelo jogador, o que fará com que “correr por campos de grama ou passar pela lama” resultem em respostas táteis diferentes.

A segunda novidade serão os gatilhos adaptáveis. Assim os desenvolvedores poderão fazer com que sintamos nos botões R2 e L2 de maneira mais realista como é puxar um arco e flecha ou acelerar enquanto estivermos fora da estrada. A primeira coisa que me veio à cabeça em relação a isso são os gatilhos do controle do Xbox One, mas aparentemente de uma maneira aperfeiçoada.

Outra novidade que deverá agradar algumas pessoas será uma reformulação na interface do sistema. Com isso poderemos ver o que está acontecendo num jogo mesmo sem precisarmos iniciá-lo. Imagine por exemplo que você queira ver como está uma partida multiplayer num determinado título. Hoje teríamos que abrí-lo, entrar no respectivo modo e talvez nem nos interessarmos em continuar por lá. Com o PlayStation 5 este problema acabará.

Ou então, sabe aquele desânimo que sentimos ao ter que iniciar um jogo single-player apenas para ver se ele recebeu alguma nova missão ou conteúdo pelo qual estávamos esperando? Pois a Sony promete facilitar esse processe com a adoção da nova interface e confesso que fiquei curioso para saber se ela será tão útil assim.

Além dessas, outras informações interessantes sobre o PS5 que foram reveladas pela Wired e que merecem ser citadas são:

  • O console contará com um drive para jogos em disco físico e Blu-rays 4K.
  • Os discos (BD) para PlayStation 5 terão capacidade de 100 GB.
  • Apesar da instalação de jogos ser obrigatória, poderemos escolher entre instalar tudo ou apenas algumas partes, como por exemplo o multiplayer ou a campanha principal.
  • O controle usará a conexão USB-C, contará com uma bateria com maior duração e uma caixa de som melhorada.
  • Mark Cerny afirmou que a GPU presente no videogame será capaz de gerar gráficos com ray-tracing.

Por fim, foi dito que a Bluepoint Games já está trabalhando na criação de um título de peso para o PS5. Caso não conheça o estúdio, foram eles os responsáveis pelas ótimas remasterizações do Shadow of the Colossus e Uncharted: The Nathan Drake Collection. Porém, nenhuma informação além disso foi dada.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários