Meio Bit » Hardware » GPU-Z, CPU-Z e HWMonitor - três programinhas úteis para seu PC

GPU-Z, CPU-Z e HWMonitor - três programinhas úteis para seu PC

Nem todo programa precisa ocupar GBs de seu HD. Neste post você conhecerá três pequenos utilitários extremamente úteis para manter seu PC funcionando bem.

4 anos atrás

Monitorar o funcionamento das entranhas do nosso PC pode ser útil não só para detectar problemas, mas para prevenir seu aparecimento. os três pequenos softwares que mostraremos aqui servem para isso, identificar quem faz o quê e ajudar a identificar componentes em atitude suspeita.

1 - CPU-Z

O CPU-Z é um programa minúsculo, cuja função é identificar sua CPU, Placa-Mãe e memórias. No meu caso eu já sabia que tinha um AMD Phenom™ II X4 965, mas nem com o Jack Bauer tentando me convencer eu saberia dizer que é Revisão RB-C3.

Na aba Mainboard ele dá o modelo específico da placa-mãe, versão de BIOS, etc, isso é excelente para a gente não ter que abrir o gabinete pra identificar a nada ou -o horror- procurar naquele buraco-negro domesticado que usamos para guardar as caixas velhas.

A aba Memory é ótimo para vermos se os pentes de memória estão em modo dual, depois daqueles incompetentes da Verge, sempre bom verificar. Já a SPD mostra detalhes de cada pente individualmente, e eis que descubro que dois dos meus pentes de 4GB são do final de 2014.

Como Baixar

O CPU-Z pode ser encontrado aqui no site oficial, é freeware. Também há uma versão para Android.

2 - GPU-Z

Igualmente pequeno e despretensioso, o GPU-Z é um programinha que identifica direitinho todas as características da sua placa de vídeo, muitas delas que nem na caixa aparecem.

Versão de BIOS, tamanho de memória, interface, o que é essencial visto que muita placa-mãe omite que é PCIe 1.0 e não 2.0...

A aba mais interessante entretanto é a Sensors, onde você pode acompanhar os gráficos de desempenho de sua placa gráfica, com direito a uma opção lá embaixo, Log to file, que gravará em um arquivo txt os dados monitorados, isso é excelente para fazer lindos gráficos de performance.

Como baixar

De novo, aqui no site oficial, igualmente freeware e sem mistério.

3 - HWMonitor

As aplicações anteriores são ótimas pra gente descobrir se não comprou gato por lebre, já o HWMonitor, dos mesmos criadores do CPU-Z vai fundo coletando informações de todos os sensores que encontra em seu sistema. Ele traz voltagem individual de cada sensor da Placa-Mãe, temperatura de cada núcleo de sua CPU, velocidade das ventoinhas e até a temperatura dos seus discos, e sim eu sei 56 graus tá meio puxado pra minha CPU mas já providenciei um cooler novo.

Excesso de temperatura é um dos principais causadores de instabilidades e perdas de performance, na melhor das hipóteses sua CPU está fazendo thermal throttling. e na pior das hipóteses, bem, todo mundo lembra do famigerado vídeo do Tom´s Hardware com uma CPU AMD atingindo 370C e soltando fumaça.

AVISO: Hoje em dia isso não acontece mais, tanto Intel quanto AMD aprenderam a lidar com situações de temperaturas extremas, mas mesmo assim ninguém gosta de trabalhar no calor.

Como baixar

O HW Monitor, também di grátis está disponível aqui no site oficial.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários