Meio Bit » Entretenimento » Watchmen - Resenha da (spoilers) excelente série da HBO

Watchmen - Resenha da (spoilers) excelente série da HBO

Watchmen, a série da HBO baseada na obra de Alan Moore e Dave Gibbons acabou de estrear, e se vocês esperavam um caça-níqueis superficial, erraram.

4 anos atrás

Watchmen é uma obra-prima, uma história que eleva quadrinhos a uma nova forma de arte. Fruto da mente perturbada de Alan Moore, rendeu um filme correto, mas confuso, algumas prequels em quadrinhos, mas nunca teve uma história à altura. Até a série da HBO.

Watchmen e a Sétima Kavalaria

Breve Recapitulação

Caso você não tenha lido os quadrinhos, um resumo da história: Watchmen se passa em um universo onde alguém achou boa a ideia de vestir a cueca por cima da calça e bater em bandidos. Logo os Vigilantes Mascarados se tornaram uma febre e com eles surgiram os vilões igualmente mascarados. Esse mundo foi balançado nos anos 50 quando, por um acidente, um físico nuclear ganhou superpoderes quase divinos e se tornou o Dr. Manhattan.

A existência de um ser quase onipotente alterou profundamente a história, os Estados Unidos venceram a Guerra do Vietnã, a Guerra Fria se tornou muito mais complicada e sem precisar de Elon Musk, todo mundo passou a ter carros elétricos, pois o Dr. Manhattan transmutava elementos em escala industrial e barateou a construção.

Politicamente os Estados Unidos estavam em um dilema; internamente Richard Nixon entrava em seu quarto ou quinto mandato, a população se tornou contrária aos Vigilantes, que acabaram na ilegalidade. Na política externa os soviéticos invadiam o Afeganistão, os americanos ameaçavam usar o Dr. Manhattan e a resposta seria um ataque nuclear.

Nos anos 80 um bilionário e herói mascarado, Ozymandias/Adrian Veidt tenta salvar o mundo criando a ilusão de um ataque alienígena, ele cria via engenharia genética uma lula gigante alienígena que é teleportada para Nova York, explode gerando uma onda psíquica que mata milhões de pessoas. O mundo se une em solidariedade e para combater a tal invasão.

Um dos vigilantes, Rorschach, descobre a conspiração e antes de ser morto envia seu diário para um jornal. Dr. Manhattan abandona a Terra, alertando Veidt que o plano dele não "deu certo" pois nada acaba.

Watchmen - Assim como ogros e cebolas, camadas

Sem querer soar como clichê, Watchmen explora fundo a condição humana, é muito mais do que o Dr. Manhattan, é muito mais sobre pessoas do que sobre pessoas que vestem fantasias de halloween para combater o crime. E a série da HBO é tudo, mas tudo menos uma série de super-heróis.

A Premissa

No quadrinho passado nos anos 80, Richard Nixon é o Presidente. Na série, passada em 2019 o POTUS é Robert Redford (um ator Presidente, que ideia idiota), que está em seu quinto mandato. Ele é extremamente liberal, tendo imposto mudanças como reparações para a população negra por causa da escravidão, e extremo controle de armas, levando seis meses para se conseguir uma licença. A própria polícia é obrigada a justificar para uma central caso precise usar as armas, que ficam trancadas eletronicamente.

Watchmen e sua história alternativa

Não há mais vigilantes mascarados, eles são lembranças de um passado cada dia mais distante. Quem usa máscaras são os polícias. Por causa de um evento chamado Noite Branca, onde aparentemente policiais foram emboscados e mortos em massa, agora todo policial na rua anda com uma máscara amarela, e esconde dos amigos e parentes que é um agente da Lei.

Sim, um dos policiais usa uma máscara de panda. Não pergunte.

Uma organização terrorista, a Sétima Kavalaria, ressurge e começa a matar policiais. O nome é uma referência direta à Sétima Cavalaria, comandada pelo General Custer. OK é uma alusão à Ku Klux Klan.

Watchmen Não é Preto e Branco

A impressão que temos é que os vilões são os terroristas, mas a polícia distorce situações para conseguir liberar o uso de armas, prende suspeitos sem nenhum motivo além da suspeita e os tortura brutalmente para obter informações. A protagonista é uma policial, Angela Abar, que se veste como freira carateca assassina não-lésbica, usa o codinome Sister Night e é totalmente badass.

Watchmen - Sister Night e Red Scare

Badass e torturadora, ela dá uma surra federal num suspeito, até ele abrir o bico.

Os terroristas usam versões mal-feitas da máscara de Rorschach e são adeptos de teorias conspiratórias, que no caso são verdadeiras, toda a história do ataque alienígena realmente foi obra do Veidt, mas com o tempo eles se tornaram um grupo extremista e brutal. A polícia sofre em um ataque quando os terroristas respondem com uma metralhadora .50 e um monte de vacas viram hambúrguer, quase literalmente.

Nós ficamos sem saber pra quem torcer. De um lado os terroristas racistas que lutam contra uma conspiração que a gente sabe que é verdadeira. Do outro lado os policiais fascistas, mas que são super de boa com questões raciais, a Sister Night, que é negra e tem marido negro tem dois filhos brancos e o chefe de polícia e a esposa são super-amigos do casal, com legítimas demonstrações de carinho.

Desde já dá pra saber que a questão racial é importante em Watchmen,

A série começa em 1921, em Tulsa, Oklahoma, mostrando o pouco conhecido Massacre da Black Wall Street, que começou com um grupo de negros tentando descobrir o destino de um jovem preso que havia boatos que teria sido linchado, escalou para 10 brancos e 2 negros mortos e no dia seguinte uma guerra civil tomou conta de parte da cidade, com milhares de brancos invadindo casas e botando fogo em lojas da população negra.

Panorama de parte da cidade depois do massacre

Homens, mulheres e crianças foram alvejadas, até aviões foram usados, o saldo final resultou em 10.000 negros perdendo suas casas e empregos, entre 100 e 300 mortos, US$ 32 milhões em danos (em valores atuais). O Massacre da Black Wall Street não foi reportado na mídia local, regional ou internacional, é pouquíssimo conhecido dentro dos Estados Unidos e um monte de gente está comentando que é a primeira vez que ouve falar do caso.

O garotinho que aparece no começo da série, sendo colocado em um carro pelos pais para fugir do massacre, em uma alusão mais que clara ao Super-Homem, é o personagem de Louis Gosset, Jr, que aparece nos tempos atuais, com 105 anos de idade.

Watchmen não explica nada

Em determinado momento Watchmen se torna o sonho de um petista, cai lula do céu. Literalmente. Não é explicado se é um efeito colateral do ataque alienígena dos anos 80, apenas soa uma sirene, todo mundo para os carros, um toró de lulinhas cai por alguns minutos, depois é só limpar a nojeira do pára-brisas e segue a vida.

Tem lula lá em watchment? Tem...

♫It´s raining lula, aleluia...♫

O primeiro episódio de Watchmen fluiu maravilhosamente justamente por isso, os carros são elétricos e pronto, a polícia usa a velha nave do Night Owl e pronto, Robert Redford é o Presidente e pronto.

Ao contrário de Lost, Watchmen não cria mistérios da semana para manter a atenção. Watchmen conta uma história grande e complexa, em um universo grande e complexo, e confia que você preencherá as lacunas. Eles não perdem tempo com exposição, não param tudo pra explicar cada diferença. A série acredita na inteligência do espectador.

No teaser para o próximo episódio, Angela fala para a filha que não acredita em pirulitos e arco-iris, "pois nós sabemos que as cores são bonitas, mas só escondem o que o mundo realmente é: preto e branco." É uma visão muito próxima do maniqueísmo de Rorschach, será que a polícia é tão diferente assim dos terroristas?

Conclusão

Eu errei completamente quando previ que a série seria sobre super-heróis, uma versão sem glúten e sem dentes do quadrinho. Ah, como errei! A série já abre com os cojones de mostrar um dos momentos mais vergonhosos da história americana, menciona Bass Reeves, o xerife negro que foi a base para o Cavaleiro Solitário, transforma um universo originalmente complexo em algo quase inimaginável: As consequências daquele universo complexo de 30 anos atrás.

Alan Moore que me perdoe, mas eu quero é mais Watchmen!

Cotação:

5/5 Bubastis. Essa sim fez falta. E o Veidt é o Jeremy Irons.

Como Assistir e Trailer

Watchmen passa na HBO.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários