Meio Bit » Engenharia » Satélite da Samsung que nunca foi satélite cai do espaço sem nunca ter ido até lá

Satélite da Samsung que nunca foi satélite cai do espaço sem nunca ter ido até lá

Um satélite da Samsung, só para você mandar selfies pro espaço? Bom demais pra ser verdade. E como costuma acontecer, era pura marketagem mesmo.

4 anos e meio atrás

Quando você lê "Satélite da Samsung" não é algo que soe estranho, a empresa está associada a iniciativas de alta tecnologia, mas desta vez o fiasco é totalmente culpa do pessoal do marketing, que resolve fazer graça sem consultar a Tecnologia, e terminam com um mico de proporções globais.

Um bom número de anos atrás eu recebi um convite para uma festa estranha com gente esquisita: Um encontro de blogueiros promovido pelo Yahoo, para lançar não lembro o quê. O tema era Yahoo Eclipse, e todo mundo estava impressionado com a ação: Segundo o Yahoo eles haviam contratado uma empresa para cria um... eclipse artificial.

Eu imediatamente ri quando me contaram isso, embora tecnicamente viável, os custos seriam -com trocadilho- astronômicos, muito além do orçamento de uma agência viral brasileira. Obviamente o tal eclipse não aconteceu.

Anos depois outra bobagem semelhante: O John Frusciante, do Red Hot Chili Peppers teria lançado um satélite que faria streaming de seu novo álbum, com direito a uma app para você acompanhar a passagem dele.

Como meu bulshitômetro apitou forte, fui investigar e óbvio, era pura mentira, o pessoal do marketing criou toda uma historinha em cima de algo que não existia, mas hey, não é mentira, é marketing viral.

Satélite da Samsung?

Agora é a vez da Samsung. Em uma ação de marketing que é um desserviço a tudo que se relaciona com ciência, eles lançaram isto:

O tal satélite da samsung

A idéia em si é divertida: Eles montaram um equipamento que transmite arquivos para um celular, exibe as imagens na tela, ela é fotografada e enviada de volta para a Terra. A ação, chamada de SpaceSelfie, diz ser o primeiro Selfie feito no espaço, protagonizado pela modelo e atriz eventual Cara Delevigne, de Valerian e a Cidade dos Mil Planetas. Só tem um problema: O primeiro Selfie Espacial foi feito em 1966, por Buzz Aldrin.

Buzz Aldrin e o primeiro Space Selfie, bem antes do Satélite da Samsung

Eu disse que esse era o problema? Não, a coisa piora, e bastante. A Samsung está chamando a trapizonga que construíram de satélite, mas um dos requisitos básicos para algo ser um satélite é orbitar alguma coisa. O equipamento da Samsung fez as fotos estava a 65000 pés, parece muito mas isso dá 19.2Km de altitude. Convenciona-se que o Espaço começa a 100Km, ou 328084 pés.

https://youtu.be/4t0OFZ6TUIg

Mais ainda: O equipamento estava suspenso em um balão. Sabe quem chama equipamentos presos a balões de satélite? A forma mais inferior de vida, terraplanistas.

Não que a Samsung esteja reclamando, por uma fração do custo de um satélite, tudo que é site de notícia está noticiando basicamente que a divisão mobile da empresa tem um programa espacial. Hello?

Agora o melhor: Depois de todo o dinheiro investido, o balão deveria sobreviver pelo menos até a virada do mês, mas foi lançado dia 23 de Outubro, e dia 27 terminou sua carreira de forma humilhante, caindo no quintal de uma casa em Michigan. Ah, o site já está fora do ar.

Satélite da Samsung e seu triste fim

Em Conclusão:

A Samsung construiu um satélite que não é um satélite, o negócio nunca foi a mais  de 20% da distância necessária para chegar ao espaço, caiu antes do tempo e a internet foi inundada de fotos desabonadoras. Parabéns a todos os marketeiros envolvidos.

 

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários