Meio Bit » Ciência » Softwares da NASA Open Source para Download

Softwares da NASA Open Source para Download

Softwares da NASA tem toda uma mística de coisa de outro mundo, mas eles são daqui mesmo, muitos são open source e neste texto você descobrirá como baixá-los!

4 anos atrás

Gostamos de imaginar que os softwares da NASA são super secretos, guardados a sete-chaves e impossíveis de ser entendidos por meros mortais, mas a realidade é que eles estão acessíveis, mais do que a maioria dos programas que usamos no dia-a-dia.

A maioria também não roda em supercomputadores de milhões de dólares. Quase tudo roda em PCs bem mundanos, usando linguagens como Java e Python. A NASA usou por muito tempo até Windows XP, que foi usado no visualizador de telemetria no Controle da Missão:

Os softwares da NASA não são todos domínio público, claro, tem muita coisa que não é divulgada por questões de segurança nacional. Ninguém (fora os russos) quer que os russos entendam exatamente como funciona o sistema de navegação da Orion, mas entre o material não estratégico há muita coisa suculenta e disponibilizada em regime de Open Source!

No site software.nasa.gov a gente encontra o catálogo atualizado, com 725 programas disponíveis para download. E sim, é literalmente um catálogo, dá pra acessar inclusive uma versão em PDF (cuidado, PDF). São softwares da NASA cobrindo áreas como manipulação de imagens, IA, controle de sistemas de reação, ciências ambientais... há até um sistema de cartão de ponto.

Em uma pesquisa rápida achei softwares para interfacear com o simulador X-Plane, um simulador de dados de satélite e um software para calcular o risco de câncer para viajantes espaciais, yay!

Que tal listar nos comentários as coisas legais que achar por lá?

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários