Meio Bit » Filmes e séries » Palpatine e o dia dos Sith (com spoilers do Episódio IX)

Palpatine e o dia dos Sith (com spoilers do Episódio IX)

Neste post com spoilers de Star Wars: A Ascensão Skywalker vamos falar sobre o elefante no armário do filme, a volta de um velho conhecido, Palpatine

4 anos atrás

O Episódio IX da saga principal de Star Wars, A Ascensão Skywalker, dividiu opiniões entre o público, apesar de ter sido quase que unanimemente detonado pela crítica, com poucas exceções, entre as quais me incluo. Este post vai falar especificamente de uma das maiores polêmicas do filme, assim se não tiver assistido, pare de ler agora ou não reclame comigo depois, e vá ler a ótima resenha (sem spoilers) escrita pelo Cardoso. Esse post é sobre Palpatine, também conhecido como Darth Sidious.

O trono de Palpatine em A Ascensão Skywalker

Um dos grandes motivos da polêmica em torno do Episódio IX é a volta e a presença do falecido ex-imperador Palpatine, que como descobrimos, diz a Kylo Ren que foi o responsável por todas as vozes que Kylo Ren ouviu na vida, ou seja, o Supremo Líder Snoke não passava de uma marionete, e mesmo quando Ben Solo ouvia a voz de Darth Vader (seu avô Anakin Skywalker), Palpatine estaria por trás dela.

Por falar em vozes, apesar de lermos na abertura que Palpatine divulgou uma mensagem de áudio maligna para o resto da galáxia, nunca ouvimos o seu conteúdo no filme, e o motivo disso é que, por algum motivo, os produtores acharam melhor colocar a gravação no Fortnite, em uma das estratégias de lançamento de A Ascensão Skywalker.

Como parte da campanha de marketing, o jogo também ganhou vários personagens Star Wars como Kylo Ren e Zorii Bliss. Clique abaixo para escutar a voz de Ian McDiarmid como o velho Sith (e agora zumbi) Palpatine.

Uma coisa que sempre me incomodou no O Despertar da Força foi o personagem Supremo Líder Snoke. De onde surgiu esse ser bizarro e tão poderoso? Como ele pode ter reunido e colado tão rápido todos os cacos do Império Galáctico para formar a Primeira Ordem? Como ele conseguiu conquistar o herdeiro dos Jedi, Ben Solo, filho de Han e de Leia Organa, que além de princesa de Alderaan também era a líder e General da Resistência? Se ele era mesmo um Sith tão poderoso, como ele pode ter morrido de forma tão estúpida em Os Últimos Jedi?

A presença e influência de Palpatine, ainda que inicialmente em espírito, seria uma das explicações possíveis para Snoke ter conseguido tudo o que conseguiu, e por mais que tudo isso dilua sim a importância do sacrifício final de Anakin Skywalker para salvar seu filho e a galáxia, a verdade é que o serviço foi muito mal feito, já que a Primeira Ordem em pouco tempo já tinha tudo dominado novamente, a ponto de construir uma nova arma, muito mais temível que a Estrela da Morte.

Palpatine e Rey em A Ascensão Skywalker

Outro grande spoiler e motivo de revolta do Episódio IX é o fato de Rey ser neta de Palpatine, e não filha de duas pessoas comuns como Kylo Ren tinha contado a ela no último filme. Quem se lembra da cena de Rey criança sendo deixada para trás em Jakku em O Despertar da Força enquanto seus pais iam embora em uma nave certamente sabia que ela tinha alguma ascendência importante na saga, e não terá estranhado tanto esse plot twist, mas mesmo assim, muita gente ficou bem chateada com isso.

Vi muita gente reclamando que o fato de Rey ter um sobrenome seria um duro golpe na mensagem de Os Últimos Jedi, de que qualquer pessoa pode aprender a usar a Força, mas além disso ser um fato mostrado desde os prequels, o Episódio VIII e seu final continuam lá, intactos, e são considerados cânones. Sei que estou totalmente na contramão do pensamento vigente, mas o fato de Palpatine estar de volta torna tanto o Episódio VII quanto o VIII mais fortes do que eram antes.

No novo filme, Rey está mais poderosa do que nunca, mas isso se deve ao treinamento que recebeu de Luke e depois de Leia, que descobrimos nesse filme, também teve um treinamento formal de seu irmão e era uma Jedi que já tinha construído o seu próprio sabre de luz. É um retcon, mas assim como o da medalha do Chewie, eu sinceramente gostei desse, acho que Carrie Fisher merece todas as honras possíveis.

Uma Rey maligna em uma cena de A Ascensão Skywalker

A ameaça do novo filme é bem mais sinistra que a dos dois anteriores, pois nem Snoke nem Kylo Ren eram vilões à altura de um mestre Sith como Palpatine. Infelizmente a tentação de Rey fica só na promessa e em uma visão, seria interessante vendo ela realmente lutando contra a sua ascendência maligna, mas o filme foi tão corrido que nem deu tempo disso, acabou sendo só pra aparecer no trailer e quem sabe pra vender um novo sabre de luz colecionável.

Voltando ao pai ou mãe dela, filho ou filha de Palpatine, a parte que mais incomoda em toda essa história é que o monstruoso Sith teria tido relações sexuais, mas não é nada que não possa ter sido feito por inseminação artificial, ou quem sabe até usando o velho método dos midi-chlorians, responsável pelo nascimento de Anakin, considerado "filho da Força". Rey poderia ter sido criada com a técnica do mestre de Palpatine, Darth Plagueis, assim ele não precisaria nem ter tido relações sexuais, bastaria ter usado os midi-chlorians, por mais que essa palavra não possa ser pronunciada desde os tempos dos prequels.

Vale lembrar das palavras do então Chanceler Sheev Palpatine para seu futuro aprendiz Anakin Skywalker no Episódio I sobre seu antigo mestre: "Darth Plagueis era um was a Senhor das Trevas Sith tão poderoso e sábio, que ele podia usar a Força para influenciar os midi-chlorians para criarem vida. Ele tinha um conhecimento tão profundo do Lado das Trevas que ele podia até mesmo impedir aqueles que ele gostava de morrerem."

Agora um momento de especulação. Alguns acreditam que Palpatine estaria por trás do nascimento de Anakin Skywalker, assim as duas famílias teriam a mesma origem, mas isso não é considerado cânone. Seria até divertido, pois isso significaria que a família Skywalker e Palpatine teriam a mesma origem, mas como disse, não se trata da explicação oficial, por enquanto é só uma fanfic mesmo.

Por mais que eu realmente tenha gostado de A Ascensão Skywalker, e ache que o filme com seus altos e baixos fechou muito bem a saga, reconheço que existe muita coisa aleatória na trama, e eu ri muito com o vídeo abaixo, que mostra uma reunião fictícia na qual teria sido apresentado a trama do roteiro do filme, vou deixar abaixo para vocês conferirem e darem umas risadas.

Pra terminar, como estamos em um período de festas, recomendo a todos que não briguem por causa do Episódio IX, é só um filme, por mais que a gente adore todos os personagens envolvidos.

Aproveito para agradecer a todos que prestigiam meus textos e podcasts aqui no MB, e desejar um Feliz Ano Novo a todos vocês, queridos leitores. Nos vemos em 2020!

relacionados


Comentários