Meio Bit » Games » E o Games for Windows Live fez mais uma vítima: GTA IV

E o Games for Windows Live fez mais uma vítima: GTA IV

Rockstar interrompe vendas do GTA IV pelo Steam e diz que a culpa é do Games for Windows Live, já que a Microsoft deixou de vender chaves para o serviço.

4 anos atrás

Por mais que algumas pessoas não acreditem nisso, eu nunca tive maiores problemas com o Games for Windows Live. Isso no entanto não quer dizer que eu não reconheça o fracasso que foi a tentativa da Microsoft de unificar o PC como uma plataforma para jogos, ou o rastro de destruição que ela deixou e continua deixando por ter sido abandonada. A última vítima? O GTA IV.

GTA IV

Tudo começou no final de semana passado, quando algumas pessoas notaram que o jogo criado pela Rockstar havia deixado de ser vendido pelo Steam. Num primeiro momento a desconfiança recaiu sobre a trilha sonora licenciada, cujos direitos sobre algumas músicas poderiam ter expirado. Porém, como há alguns anos algo assim aconteceu e a desenvolvedora simplesmente soltou uma atualização que removia algumas faixas, porque não fazer o mesmo agora?

Pois a resposta veio por parte da própria Rockstar, que através de um comunicado enviado a alguns veículos da imprensa jogou a responsabilidade justamente nas costas do GfWL.

O Grand Theft Auto IV foi originalmente criado para a plataforma Games for Windows Live. Com a Microsoft não suportando mais o Games for Windows Live, deixou de ser possível gerar as chaves adicionais necessárias para continuarmos vendendo a atual versão do jogo. Estamos buscando outras opções para distribuir o GTA IV no PC e compartilharemos mais informações assim que pudermos.

Como segundo eles o problema não está no lado da desenvolvedora, imagino que a única saída seria a Rockstar modificar o GTA IV para que ele deixasse de depender do serviço da Microsoft, mas será que existe interesse por parte da empresa em investir nisso a esta altura do campeonato?

O problema é que ao contrário do seu irmão mais novo, o Grand Theft Auto IV não possui um modo multiplayer tão robusto e por isso não segue vendendo tão bem que possa justificar o investimento numa mudança potencialmente tão grande. Por outro lado, há empresas que fizeram isso com seus jogos e como sempre lamentarei a impossibilidade de comprar algum jogo, acho que a Rockstar deve um relançamento do game a todos os seus fãs.

Por isso espero que este cenário mude no futuro, mas enquanto isso não acontecer, resta lamentar a distribuição digital estar mais uma vez nos privando de ter acesso a algum título, seja por decisão da editora/desenvolvedora, seja por ele estar sendo afetado por algo tão odiado como o Games for Windows Live.

Sei que isso é um tanto egoísta, mas só não fico mais chateado com essa história por ainda ter a minha cópia (física) do GTA IV para Xbox 360 e por ela ser compatível com o Xbox One.

Fonte: PCGamer.

relacionados


Comentários