Meio Bit » Ciência » Polêmica: Trump kibou Star Trek com a logo da Space Force?

Polêmica: Trump kibou Star Trek com a logo da Space Force?

A polêmica da semana; Teria a Space Force de Donald Trump copiado o emblema de Frota Estelar, de Star Trek? A resposta é não, mas a história é interessante.

4 anos atrás

A Internet, esse antro de informações superficiais e conclusões precipitadas, encontrou o alvo da semana: A Space Force, o novo ramo do Departamento de Defesa dos EUA, criado pela Laranja-Em-Chefe Donald Trump, motivo aliás pra aumentar mais ainda a implicância generalizada. A argumentação é que a logo da Space Force foi descaradamente copiada de Star Trek, mas há mérito nessa acusação?

A história detalhada da Space Force foi explicada neste artigo aqui, mas basicamente é a progressão natural, quando uma tecnologia surge ela é assimilada por um dos braços das formas armadas. A própria Força Aérea dos Estados Unidos só foi fundada em 1947. Os primeiros estudos do uso de aviões em atividades militares começaram em 1907 com a Divisão de Aeronáutica do Corpo de Sinaleiros, e entre 1941 e 1947 o que seria a Força Aérea era a Força Aérea do Exército.

O principal motivo para a criação de uma Força Espacial é a otimização de recursos, evitar o desperdício de tempo e dinheiro que foi o começo do programa espacial americano, com projetos do Exército, Marinha e Aeronáutica sendo bancados e tocados ao mesmo tempo.

Criar todo um ramo novo das forças armadas não é simples, é um pesadelo logístico. Inicialmente a Space Force será basicamente o Space Command da Força Aérea, renomeado, e usarão os mesmos uniformes, coisa que foi motivo de chilique online:

Um monte de gente ficou zoando, perguntando se eles iriam lutar em Endor, outros perguntando qual o sentido de usar camuflagem pra florestas no espaço, etc.

Bem, primeiro de tudo, a Space Force não vai "lutar no espaço", não com infantaria, por pelo menos uns 100, 150 anos. Segundo, mesmo no dia em que tivermos O Rico, os Roughnecks e a Carmem Ibanez (ah, Carmem...) lá em cima, eles NÃO vão lutar no espaço usando uniformes de algodão.

Todo o trabalho da Space Force será em Terra, no espaço só foguetes, mísseis, satélites e uma estação espacial ou outra, aonde a roupa habitual é moleton ou, se você for  a Sandra Bullock, shortinho de Lycra. Usar o uniforme normal da Força Aérea ao menos numa fase inicial é uma questão de praticidade e economia.

Mas esse não foi o único chilique da Internet. Divulgado o emblema da Space Force, um MONTE de gente começou a gritar que estavam copiando Star Trek. Realmente, os dois são parecidos.

Óbvio que o culpado foi o Trump, teve gente dizendo que ele pessoalmente mandou "copiarem" Star Trek, outros acusaram de falta de imaginação, etc. O problema, como sempre, é que a Internet fala antes de pensar, e não se preocupa com bobagens como fatos, ainda mais se não batem com a Narrativa. Então, vamos aos fatos.

A logo que o Trump kibou? Tem uma boa semelhança com o emblema do United States Air Force Space Command, emblema esse que existe pelo menos desde 2007:

O motivo do planeta com a órbita cruzada também não é exatamente novidade:

O uso do delta estilizado também não é novidade, um monte de emblemas "espaciais" usam a imagem:

Antes que alguém diga que "ah então o Space Command copiou Star Trek", a grande verdade é que todo mundo chupa da mesma fonte aqui, as logos da maioria das agências espaciais usam a mesma inspiração. Por exemplo:

1 - Agência Espacial Chinesa

2 - a russa Roscosmos

3 - Israel

4 - Índia

5 - Japão

Todos esses elementos são inspirados em um emblema muito, muito antigo, aprovado em 27 de Novembro de 1959 pelo Presidente Dwight D. Eisenhower, o emblema de uma nova agência espacial chamada... NASA:

Em 1975 uma versão modernizada e simplificada foi feita, com mais ênfase no delta, que havia sido baseado em um modelo de aeronave supersônica dos Anos 50:

Agora o mais interessante: Sabe qual emblema foi inspirado no emblema da NASA? O da ficcional agência que a sucedeu no Universo Star Trek, a United Earth Space Probe Agency:

Na vida real o escudo da Frota Estelar e a insígnia em delta mais conhecida foram criados pelo designer Bill Theiss, em 1964, com obviamente a NASA como inspiração.

No final damos a volta completa, e não há kibe nenhum, apenas um clássico caso de everything is a remix, com uma pitada de preguiça e um tico de má-vontade.

De resto, todos sabemos que se Trump fosse escolher a logo pra kibar de Star Trek, ele pegaria o símbolo do Império Terrestre no Universo do Espelho. Eu escolheria.

Fonte: NASA: Emblems of Exploration (cuidado, PDF)

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários