Meio Bit » Mobile » Antivírus Microsoft Defender será lançado para iPhone e Android

Antivírus Microsoft Defender será lançado para iPhone e Android

O Defender, solução antivírus nativa do Windows será lançado em 2020 para iPhone e dispositivos Android, segundo a Microsoft

4 anos atrás

A Microsoft continua expandindo seu serviços: o Defender, a ferramenta de antivírus nativa do Windows será lançada ainda em 2020 para iOS e Android, expandindo seus esforços de combater pragas digitais; em 2019, uma prévia do software foi lançada para macOS.

Microsoft Defender

A primeira pergunta que todo mundo deve estar se fazendo é "por que diabos o iPhone precisaria de um antivírus?". A resposta é bem simples, a Microsoft não quer dar nenhuma chance. É fato que tempos atrás, tanto o macOS quanto o iOS eram sistemas bem menos visados que o Windows e o Android, pura e simplesmente pela base instalada desses sistemas para o usuário final.

Só que quanto mais um produto se torna popular, mais visado ele será e mais interessados em explorar suas fraquezas aparecerão. Já houveram casos de Macs infectados no passado, e ainda que o iPhone seja muito, mas muito menos propenso a isso, há de se levar em conta que ataques de phishing, que visam roubar dados pessoais dos usuários, não necessariamente dependem de infectar um PC ou celular.

Ataques do tipo usam mais de engenharia social e coleta de dados públicos, para então enviar links para sites falsos, e-mails suspeitos e tudo o mais que pode fazer com que o usuário vacile e forneça dados aos atacantes. E é esse tipo de golpe, muito comum em celulares, que a Microsoft quer enfrentar com o Microsoft Defender Advanced Threat Protection (ATP).

Claro, há também as ferramentas para proteção contra vírus, firewalls e etc., que serão muito mais eficazes no Android do que no iOS, mas em todo caso, o foco de Redmond é (finja surpresa...) usuários corporativos. Assim como o Defender para macOS apresentado em 2019, o Defender mobile deve se focar em fortalecer as defesas principalmente contra phishing, para evitar que funcionários vazem dados de suas empresas em seus aparelhos.

 

A Microsoft não revelou maiores detalhes sobre a versão do Defender para celulares, mas ele seria apenas um de vários softwares móveis e para desktop, que integram uma família de soluções de proteção para usuários corporativos. A previsão é que eles sejam demonstrados na próxima semana durante a RSA Conference 2020, que será realizada entre os dias 24 e 28 de fevereiro em San Francisco.

Com informações: Microsoft.

relacionados


Comentários