Meio Bit » Entretenimento » Bob Chapek é o novo CEO da Disney, substituindo Bob Iger

Bob Chapek é o novo CEO da Disney, substituindo Bob Iger

Bob Iger deixou o cargo de CEO da Disney, e vai assumir um cargo de supervisão, deixando a função para Bob Chapek, líder da área de parques da empresa

4 anos atrás

Bob Iger não é mais o CEO da Disney, e foi substituído por Bob Chapek, que antes cuidava da área de parques da empresa. A decisão é imediata, mas Bob Iger não vai se afastar da Disney, pelo contrário, assume a função de executivo chefe do conselho, com contrato previsto até o fim do ano que vem, e pela estrutura da empresa, o novo CEO Bob Chapek terá que responder diretamente a ele e ao conselho.

Bob Iger e Bob Chapek, novo CEO da Disney

Bob Iger será sempre reconhecido como o CEO que mudou a história da Disney com suas ousadas aquisições, como a da Pixar em 2006, a Marvel em 2009, a Lucasfilm em 2012 e a da Fox, concluída no ano passado. Ele deixa as coisas muito bem encaminhadas para o seu sucessor, incluindo o seu desafio mais recente, o lançamento do Disney+, que superou as expectativas do mercado, e já está com quase 29 milhões de assinantes.

A expectativa é de mais um ano de sucesso para a Disney, que já tem vários filmes com data de lançamento marcada, novas séries originais do Disney+ chegando, além de muitos outros planos que foram apresentados pela empresa em seu painel na CCXP 2019. A missão de Bob Chapek é não deixar essa peteca cair e manter esse verdadeiro império, além de quem sabe, pensar nas próximas aquisições.

O novo CEO trabalha na empresa desde 1993, e já liderou várias equipes até chegar na área de parques. Em 2015 ele assumiu a Disney Parks and Resorts e três anos depois foi para a Disney Parks, Experiences and Products. Em sua trajetória na Disney, Bob Chapek também foi presidente das áreas de distribuição de filmes, da área de home vídeo e também da área de produtos para o consumidor, ou seja, certamente não vai faltar experiência para liderar todas essas equipes.

Antes de assumir o cargo de CEO, ele cuidava da área de parques da Disney

O trabalho de Bob Chapek na Disney Parks incluiu os dois parques Star Wars: Galaxy's Edge (um no Disney's Hollywood Studios da Disney World em Orlando, Flórida e outro na Disneyland em Anaheim, Califórnia). Nem tudo são elogios, sua gestão na área de parques também foi criticada por causa de orçamentos reduzidos, mesmo com o público comparecendo em massa.

O novo CEO tem uma formação curiosa, ele é formado em Microbiologia pela Universidade de Indiana (Indiana University Bloomington) e fez MBA na Universidade Estadual do Michigan (Michigan State University). Antes de entrar na Disney, Chapek trabalhou na H.J. Heinz e também como publicitário na agência J. Walter Thompson.

Nas palavras do site da The Walt Disney Company, Bob Chapek "é um líder visionário, que defende o uso da criatividade e tecnologia de ponta para impulsionar a expansão e melhorar a experiência para os hóspedes e clientes, tendo desenvolvido e implementado com sucesso modelos de negócio revolucionários, além de ter identificado novas formas de rentabilidade para atingir objetivos de negócio e sustentar o crescimento a longo prazo."

O site também cita a experiência do executivo em outras áreas para mostrar o quanto ele estaria preparado para o cargo. Esse é um ano importantíssimo para a Disney, seja no cinema, só pra citar dois lançamentos dos próximos meses, Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica da Pixar chega no começo de março, e o filme da Viúva Negra chega em abril.

Bob Chapek é o novo CEO da Disney

Bob Chapek tem uma grande responsabilidade em seu novo cargo, e caberá a ele a missão de manter impressionante sucesso da empresa nas bilheterias do ano passado, e também alavancar ainda mais o Disney+, que deve chegar ao Brasil este ano.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários