Meio Bit » Games » 10 jogos cross-play para aproveitar com os amigos

10 jogos cross-play para aproveitar com os amigos

Está em casa e quer aproveitar para jogar com os amigos? Então conheça alguns jogos que contam com suporte a partidas entre plataformas, o famoso cross-play

4 anos atrás

Tudo bem, poder jogar algo estando ao lado de amigos sempre foi muito divertido, mas graças a popularização do multiplayer online, hoje podemos aproveitar um jogo mesmo com a outra pessoa estando bem longe. O grande problema é quando possuímos um determinado título em plataformas diferentes, mas felizmente oferecer o recurso de cross-play em jogos tem se tornado cada vez mais comum entre as desenvolvedoras.

Call of Duty: Warzone - Cross-play

Com as empresas — especialmente as fabricantes de consoles — tendo percebido que poderiam se beneficiar ao derrubar as barreiras que nos impediam de jogar com quem estivesse em outra plataforma, aos poucos temos visto alguns jogos passarem a contar com uma comunidade unificada. Isso ainda fez com que certos títulos fossem agraciados com uma sobrevida, mostrando que todos tem a ganhar com o cross-play nos jogos.

E numa época em que o mundo passa por uma enorme quarentena, com milhares de pessoas tendo perdidos suas vidas por causa do coronavírus, ter a possibilidade de passar o tempo jogando com aqueles que gostamos é uma ótima opção.

Por isso elaboramos uma lista com alguns jogos que contam com acesso a partidas cross-play e como sempre, nos comentários você pode indicar outros títulos que considere interessantes. Vamos lá!

Fortnite

Um dos principais responsáveis por fazer com que as partidas cross-play fossem adotadas nos jogos desta geração, não há como deixar de indicar um dos maiores fenômenos dos últimos tempos. Sendo praticamente impossível achar alguém que jogue videogame e não conhece o Fortnite, existe uma boa chance de que os seus amigos já estejam se divertindo com o título.

Permitindo que pessoas em todas as plataformas joguem entre si, o único problema é se o estilo battle royale não te agradar. Ainda assim, vale a pena dar uma chance ao jogo da Epic Games, mesmo porque ele pode ser obtido gratuitamente e a única contra indicação é o risco de ficar completamente viciado.

Cross-play entre: PC, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, Android e iOS.

Rocket League

Outro que pode ser apontado como um daqueles que "forçou" o cross-play nos jogos, o Rocket League também responde como um dos maiores sucessos dos últimos anos. O título apareceu sem muito alarde no PS4, mas rapidamente conquistou uma legião de admiradores e o segredo para isso? Entregar uma jogabilidade fácil de ser aprendida, mas que nem todos conseguirão dominar.

O detalhe aqui está na inusitada mistura que o jogo nos entrega, já que nele disputaremos algo parecido com uma partida de futebol, mas com cada jogador estando no controle de carros capazes de fazer saltos e realizar impressionantes piruetas. Parece estranho? Sem dúvida, mas é também extremamente divertido e dependendo dos adversários, pode ser bastante desafiador.

Cross-play entre: PC, PlayStation 4, Nintendo Switch e Xbox One.

Minecraft

Embora seja visto por muitos como um jogo voltado para crianças, este é um pré-conceito que costuma ser derrubado assim que a pessoa dedica alguns minutos a este excelente sandbox. Seus gráficos podem parecer muito simples — apesar do RTX estar chegando pra mudar isso; a própria jogabilidade não tem muito segredo; mas se você o encarar com a mente aberta, poderá encontrar muita diversão ali.

Funcionando como uma espécie de LEGO virtual, o Minecraft é o típico jogo que pode ser aproveitado infinitamente, com aquilo que criaremos nele sendo limitado apenas pela nossa criatividade, paciência e dedicação. E sim, as crianças adoram!

Cross-play entre: PC, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, Adnroid e iOS.

World War Z

Um jogo baseado num filme mediano, que por sua vez foi adaptado de um livro. Esta parece a receita certa para um produto de péssima qualidade, mas felizmente não foi o que aconteceu com esta criação da Phosphor Games. Nela até quatro jogadores precisarão passar por diversos estágios enquanto tentam sobreviver a um apocalipse zumbi, o que exigirá cooperação entre os participantes e gerará situações bem tensas.

Embora seja bastante parecido com o que temos na série Left 4 Dead, o que poderá fazer com que algumas pessoas o considerem uma mera cópia, o World War Z é um jogo bastante divertido, com bons gráficos e servindo como a melhor alternativa para quem já cansou de jogar a franquia da Valve.

Cross-play entre: PC e Xbox One (em breve PlayStation 4).

Dauntless

E já que estamos falando de jogos que não se envergonham de pegar ideias de títulos bem sucedido, temos aqui um que se inspirou fortemente na série Mosnter Hunter. Assim como nos games da Capcom, em Dauntless o nosso objetivo será caçar monstros e outra semelhança será no quão pouco receptivo o jogo pode ser para novos jogadores.

No entanto, passado este impacto inicial Dauntless será uma boa maneira de reunir amigos, elaborar estratégias e comemorar por ter conseguido aquele item que você tanto desejava. No mais, estamos falando de um jogo gratuito que pode ser aproveitado sem termos que colocar a mão no bolso e que possui uma qualidade muito acima da média.

Cross-play entre: PC, PlayStation 4, Nintendo Switch e Xbox One.

Astroneer

Pegue o Minecraft, misture com o No Man's Sky e você terá Astroneer. Nele teremos que coletar recursos, montar equipamentos e veículos, além de construir bases para nos protegermos dos muitos perigos que encontraremos. Ah, sem falar é claro na possibilidade de usarmos foguetes para explorar o espaço.

Embora não conte com um universo praticamente infinito como no título da Hello Games, isso de forma alguma tira o brilho do Astroneer e se você gosta de jogos de sobrevivência misturado com sandbox, certamente encontrará conteúdo nele para lhe manter entretido por muito e muito tempo.

Cross-play entre: PC, PlayStation 4 e Xbox One

Wargroove

Se você já jogou algum capítulo da série Advance Wars e gostou, é muito provável que curta esta criação da Chucklefish. Caso não saiba do que estou falando, pense num jogo de estratégia por turnos, com uma história interessante, um bom nível de desafio e belos gráficos pixelados. Este é Wargroove.

Contando com 15 comandantes, sendo que cada um tendo suas próprias motivações, personalidades e campanhas, o jogo por si só já possui conteúdo suficiente para nos prender por várias horas. Porém, o estúdio teve a ótima ideia de incluir um editor de mapas, o que faz com que a diversão com ele seja praticamente infinita.

Cross-play entre: PC, Nintendo Switch e Xbox One.

Call of Duty: Warzone

Embora tenha chegado um pouco tarde à festa, o COD: Warzone já se mostrou um forte concorrente no ramo dos battle royale e isso se deve basicamente a três fatores: uma jogabilidade divertida; o peso de uma marca Call of Duty por trás; e o fato de ser distribuído gratuitamente.

Oferecendo partidas para até 150 pessoas, o jogo ainda conta com algumas novidades interessante, com a possibilidade daqueles que foram abatidos retornarem ao jogo caso consigam derrotar outra pessoa numa disputa 1x1.

Vale citar que Call of Duty: Modern Warfare também oferece partidas entre plataformas, sendo este o primeiro capítulo da franquia a ter adotado o recurso, numa adição que foi muito comemorada pela comunidade de jogadores.

Cross-play entre: PC, PlayStation 4 e Xbox One.

PlayerUnknown's Battlegrounds

Sendo o responsável pelo início da febre battle royale, o PUBG pode ser bastante conhecido por grande parte do público, mas talvez nem todos saibam que ele passou a contar com suporte a partidas entre aqueles que estiverem jogando no PlayStation 4 ou no Xbox One.

Voltado para um estilo mais realista do que o visto em concorrentes como o Apex Legends ou Fortnite, uma partida no PUBG pode ser bastante tensa, principalmente nas primeiras vezes em que jogamos. A sensação de não sabermos muito bem o que fazer é algo assustador, mas assim que você conseguir aniquilar os adversários e sobreviver por mais tempo, entenderá como pode ser divertido e viciante participar de um battle royale.

Cross-play entre: PlayStation 4 e Xbox One.

DC Universe Online

Realizando o sonho daqueles que adoram os personagens da DC, este MMO nos permite criar heróis ou vilões baseados nos arquétipos da editora e até mesmo encontrar com figuras como Batman, Super-Homem, Lex Luthor ou o Coringa.

Embora tenha sido lançado em 2011, o DC Universe Online continua sendo muito divertido e contando com um bom número de jogadores, e um dos motivos para isso é por a sua jogabilidade se aproximar mais a de um jogo de ação do que de um MMO.

Só é uma pena que aqueles que jogam no Xbox One ou no Nintendo Switch não possam participar das partidas com aqueles que estiverem no PS4 ou no PC.

Cross-play entre: PC e PlayStation 4.

Menção Honrosa: Phantasy Star Online 2

Apesar de estar disponível no Japão desde 2012 e por lá contar com partidas entre os jogadores de PC, PlayStation 4, PlayStation Vita, Xbox One e Nintendo Switch, só recentemente o MMO da SEGA chegou ao ocidente e mesmo assim apenas no console da Microsoft.

Por isso, nós ocidentais ainda não podemos aproveitar o cross-play no Phantasy Star Online 2, mas como existe a promessa de que o jogo será lançado para PC em breve, a partir daí o recurso será adotado e a comunidade passará a ser unificada nessas duas plataformas.

Cross-play entre: Xbox One (em breve no PC).

relacionados


Comentários