Meio Bit » Hardware » Quem diria, o Apple MacBook Pro não é de esquerda

Quem diria, o Apple MacBook Pro não é de esquerda

Graças a bug ligado aos sensores de temperatura, Apple MacBook Pro superaquece se carregado por porta USB-C à esquerda da tela

4 anos atrás

O ano é 2020 e mais um "não é um bug, é um feature" surge relacionado à Apple: a bola da vez é a linha MacBook Pro, que tendem a superaquecer caso o usuário use as portas USB-C do lado esquerdo para carregar o laptop, enquanto usa um acessório do mesmo lado.

Ao conectar a fonte do outro lado, tudo permanece normal.

Apple / MacBook Pro

Antes que você corra para os comentários e chame a Apple de coxinha, direitista, fascista, equilibrista e etc., vamos explicar: em 2015 a Apple introduziu a porta USB Type-C como conexão única no finado MacBook de 12 polegadas, e foi gradualmente fazendo a substituição nas linhas Pro e Air, com suporte adicional ao Thunderbolt 3.

Uma das vantagens é que graças às especificações do Thunderbolt 3, qualquer porta pode ser usada para alimentar o laptop, além de transmitir dados. O que ninguém esperava, entretanto, é que o MacBook Pro apresentasse uma predileção pelas portas à direita do usuário para receber energia, por conta de um comportamento incomum do processo de CPU kernel_task.

O erro acontece quando o usuário conecta a fonte e um acessório do lado esquerdo ao mesmo tempo; o MacBook possui sensores de ambos os lados para controlar o aumento de temperatura causado por um periférico, mas por algum motivo, o processo ignora as alterações se as duas portas USB-C do lado esquerdo estiverem ocupadas, com uma delas alimentando o hardware.

Assim, o MacBook Pro superaquece em minutos, as ventoinhas são acionadas e o uso de CPU dispara. Os testes do site TaskExchange foram conduzidos no modelo 2017 do MacBook Pro de 15 polegadas, mas o erro foi notado também nas versões de 13 e 16 polegadas.

Apple / macOS / kernel_task

A parte bizarra dessa história é que o problema se resolve como mágica assim que o usuário move a fonte para uma porta USB-C do lado direito do MacBook Pro: em cerca de 15 segundos, a temperatura despenca e o kernel_task volta ao normal.

Segundo o TaskExchange, o MacBook Pro também registra alta de temperatura se o usuário conectar a fonte e um acessório adicional do lado direito, mas nada comparado ao comportamento maluco do kernel_task quando a alimentação é feita pelo lado esquerdo. Assim, o recomendado é deixar as portas USB-C à direita para alimentação, enquanto qualquer outro acessório deve ser ligado do lado esquerdo.

Até o momento a Apple não se pronunciou sobre o MacBook Pro direitista, mas se lembrarmos do Antennagate, não me surpreenderia se um porta-voz a maçã declarar que o problema não é um bug, e sim que o usuário está carregando o gadget errado.

Com informações: TaskExchange, iMore

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários