Meio Bit » Mobile » Huawei nova 5T traz Google, desempenho e bom preço — Review

Huawei nova 5T traz Google, desempenho e bom preço — Review

Se você procura um smartphone com bom poder de processamento, um ótimo conjunto de câmeras e um preço acessível, precisa conhecer o Huawei nova 5T

4 anos atrás

Embora eu seja um apaixonado por tecnologia, não posso dizer que seja alguém fissurado por smartphones super-potentes. Na verdade eu costumo passar bastante tempo com os meus celulares, usando basicamente para o trabalho, mas quando me foi oferecida a oportunidade de testar o Huawei nova 5T, imediatamente fiquei muito empolgado.

Huawei nova 5T

Lançado no final do ano passado e tendo chegado oficialmente ao Brasil há algumas semanas, o Huawei nova 5T é uma variante do Honor 20 e chama a atenção por trazer uma configuração que será mais do que suficiente para a necessidade de boa parte das pessoas, mas por um preço que passa muito longe dos aparelhos que hoje estão no topo do mercado.

Design e Especificações

Disponível por aqui nas cores preto e Crush Blue, o aparelho conta com um design elegante, com a tela ocupando toda a parte da frente e a câmera frontal estando sutilmente presente no canto superior esquerdo. Já na parte de trás temos o conjunto de quatro câmeras e um acabamento que acentua a luz, criando um efeito tridimensional que lhe dá uma aparência holográfica.

Pesando apenas 174 gramas e tendo apenas 7,87 mm de espessura, o celular é bastante fino e por isso se mostrou muito mais confortável de utilizar do que o meu Redmi Note 8. Eu só estranhei um pouco o leitor de impressão digital localizado na lateral, mas trata-se apenas de uma questão de costume e vale citar como ele consegue desbloquear o celular muito rapidamente.

No interior temos uma configuração bastante parecida com o de outro sucesso a Huawei, o P30 Pro. Isso significa um smartphone equipado com 8 GB RAM, 128 GB de capacidade de armazenamento (infelizmente sem espaço para microSD), GPU Mali-G76 720 MHz e o poderoso processador HiSilicon Kirin 980, que roda a até 2.6 GHz. Além disso, temos ainda duas unidades de processamento neural (NPU) atuando para melhorar o desempenho e a eficácia do aparelho.

Huawei nova 5T

Já para quem gosta de jogar no celular, o nova 5T conta com suporte com um recurso batizado pela Huawei de GPU Turbo 3.0. Graças a eles podemos rodar jogos graficamente mais exigentes no dispositivo sem notarmos quedas na taxa de frames e ainda reduzindo o consumo de energia. Ao todo 25 títulos são compatíveis com esta tecnologia, com títulos extremamente populares como Fortnite, PUBG Mobile, Free Fire e Minecraft estando entre eles.

Os jogos ainda se beneficiam de uma resolução Full HD+ (2.340 x 1.080) disposta em um painel IPS LCD de 6,26 polegadas e uma bateria de 3.750 mAh que leva pouco mais de uma hora para receber a carga completa.

Os Games

Mesmo sem nunca ter me interessado muito por jogos em celulares, eu não podia perder a oportunidade de ver como o nova 5T se sairia rodando alguns deles. Optei então por dois títulos que estão entre os favoritos do público: o jogo de corrida Asphalt 9 e o battle royale Free Fire.

Aqui preciso admitir o quão desconfortável me senti pela falta de controles, mas isso evidentemente não é exclusividade deste aparelho. Ainda assim, consegui dedicar alguns minutos à jogatina e não tenho dúvida de que um dos principais motivos para me manter preso nos games foi o desempenho suave proporcionado pelo dispositivo.

Abaixo deixarei dois vídeos que capturei enquanto jogava e embora eles estejam em HD (e portanto não mostrem todo o esplendor dos jogos rodando na tela do celular), acredito que sirvam para dar uma leve ideia do que você pode esperar.

As Câmeras

Mas apesar do ótimo desempenho do nova 5T tanto na execução de jogos quanto de aplicativos, o que mais me impressionou neste aparelho da Huawei foi o seu sistema de câmeras e mais precisamente, a inteligência artificial que o suporta. Aproveitando toda a capacidade de processamento do Kirin 980, este sistema está sempre tentando melhorar o resultado das nossas fotos e o resultado são imagens mais bonitas do que o comum.

Aqui o meu maior parâmetro de comparação é o Redmi Note 8, que também conta com um conjunto de quatro câmeras e resolução 48 MP. No entanto, a impressão é de que no nova 5T as imagens sempre saem mais bonitas, com uma aparência mais profissional e nítida.

Como não tenho saído de casa devido a pandemia, infelizmente não pude ir a um parque para testar melhor as câmeras do aparelho e por isso lhes deixarei com algumas imagens da janela da minha cozinha e com outros registros que fiz por aqui.

Huawei nova 5T

Já na parte de vídeo temos a possibilidade de gravar em 4K a 30 fps, contando com tecnologia de estabilização por inteligência artificial, foco automático e ajuste automático de exposição, tudo para ajudar as imagens a terem uma aparência mais nítida e bonita. Além disso, a IA ainda faz algumas edições automáticas nos vídeos, simplificando assim a vida daqueles que não possuem familiaridade com o assunto.

SO e Suporte a programas do Google

Utilizando o sistema operacional próprio EMUI  9.1, que por sua vez é baseado no Android 9, o Huawei nova 5T possui uma interface limpa e bonita. Podendo ser configurada através de temas, é possível deixar o aparelho com uma cara que seja do seu agrado, mas acredito que boa parte das pessoas não verá problemas no padrão.

Porém, como já se tornou comum nesse tipo de aparelho, há uma série de aplicativos criados pela fabricante que vem pré-instalado e infelizmente não há uma maneira simples de removê-los. O que ameniza um pouco o problema é o vasto espaço de armazenamento interno, mas eu realmente gostaria de ter a opção de não ter instalado vários programas que não utilizarei.

Já em relação aos aplicativos do Google, a boa notícia é que por ter sido lançado nos Estados Unidos antes do bloqueio imposto pelo governo local, o aparelho conta com suporte a todos os aplicativos da Gigante de Mountain View. Sendo assim, utilizar o nova 5T não será muito diferente do que encontramos em qualquer outro celular baseado em Android, o que obviamente acaba se tornando um ponto positivo e diferencial na hora da compra.

Huawei nova 5T

Bastante desempenho, por um bom preço

Diante de tudo o que o nova 5T me ofereceu nestes últimos dias, não consigo deixar de elogiar este ótimo trabalho feito pela Huawei. Este é um aparelho que, se não consegue competir em pé de igualdade com os melhores do mercado, certamente não te deixará na mão na maior parte do tempo, seja ao jogar um game mais exigente, seja ao tirar uma bela foto ou ainda para gravar um vídeo de vez em quando.

Eu realmente fiquei bastante impressionado positivamente com este celular, especialmente pela velocidade com que ele executa as tarefas e pela qualidade das imagens nas fotos. Há alguns pontos nele que poderiam ter sido melhorados, como oferecer uma bateria com mais potencia, incluir um conector P2 para fone de ouvido ou nos permitir usar cartões de memória. Porém, nada disso me faria deixar de adquirir um nova 5T e se considerarmos o seu preço — que no momento está na casa de R$ 2.700 —, você não deverá encontrar um smartphone melhor pagando este valor.

Ficha técnica do Huawei nova 5T

  • Dimensões – 154,25 x 73,97 x 7,87 mm / 174 gramas
  • Tela – Punch FullView Display 6,26 polegadas LCD, com 2.340 x 1.080 pixel
  • Chipset – HiSilicon Kirin 980 octa-core
  • GPU – Mali-G76 720 MHz
  • Memória RAM – 8 GB
  • Capacidade de Armazenamento – 128 GB (sem entrada para cartão de memória)
  • Câmeras traseiras – 48 MP (f/1.8) + ultrawide 16 MP (f/2.2) + macro 2 MP (f/2.4) + profundidade 2 MP (f/2.4)
  • Câmera frontal – 32 MP
  • Resolução da gravação – 4K @ 30 FPS
  • Bateria – 3.750 mAh

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários