Meio Bit » Hardware » Axiomtek CAPA13R é "rival" do Raspberry Pi com CPU AMD Ryzen

Axiomtek CAPA13R é "rival" do Raspberry Pi com CPU AMD Ryzen

PC de placa única Axiomtek CAPA13R traz CPUs AMD Ryzen, GPUs Radeon Vega e suporte a pente SO-DIMM de memória RAM até 16 GB

4 anos atrás

O Axiomtek CAPA13R é mais um daqueles computadores de placa única (single board computer, ou SBC) que caem na mídia como o novo "Raspberry Pi killer" da vez, mas não se engane: o gadget é um dispositivo de automação via Internet das Coisas voltado a empresas, não a desenvolvedores ou usuários finais.

Ainda assim, suas especificações chamam a atenção por ele ser equipado com APUs da AMD, trazendo processadores Ryzen e GPUs Radeon Vega.

Axiomtek CAPA13R

O Axiomtek CAPA13R não é em nada parecido com o Raspberry Pi, nem com outros concorrentes diretos do popular SBC, como o Orange Pi ou o Rock64. A fabricante taiwanesa é voltada a oferecer dispositivos que facilitem a inclusão de recursos de IoT em empresas, principalmente no comércio varejista, e assim, seus produtos costumam ser razoavelmente poderosos e como consequência, mais caros do que os gadgets usados pelo público e desenvolvedores.

Isso não significa que o bichinho não é interessante: com uma diagonal de 3,5 polegadas (8,8 cm), o CAPA13R é minimamente similar visualmente ao Raspberry Pi, mas as coincidências acabam aí. Ao analisar suas especificações, vemos que seu propósito não é rodar SOs de uso final, servidores de mídia ou emuladores.

A APU da AMD integrada vem em duas versões, ambas com processadores quad-core: a mais potente traz o V1807B com clock de até 3,8 GHz e TDP de 45 W, acompanhado da GPU Radeon Vega 11; o modelo mais simples, por sua vez conta com o V1605B, com clock de até 3,6 GHz e TDP de 15 W, com a GPU sendo a Radeon Vega 8.

Axiomtek CAPA13R

Axiomtek CAPA13R

As conexões são bem fartas, há inclusive saídas COM, USB 2.0 e LAN além das portas tradicionais. A plaquinha não possui RAM embutida, e traz por sua vez um slot SO-DIMM DDR4, que suporta pentes de RAM de até 16 GB a 3.200 MHz. Da mesma forma não há conectividade wireless por padrão, e o usuário precisa instalar módulos compatíveis com a porta M.2 Key E.

Na parte da saída de vídeo, o Axiomtek CAPA13R suporta reprodução em até 4 monitores ao mesmo tempo, graças às duas portas HDMI, uma Display Port e o conector LVDS, e como dá para notar, o kit suporta a instalação de cooler dado que o processador só opera em temperaturas entre -20 e 60º C.

Por fim, o SBC requer uma tensão constante de 12 V e correntes específicas para funcionar, dependendo do modelo do processador.

Axiomtek CAPA13R — Ficha Técnica

  • Processador: Quad-core AMD Ryzen (4 núcleos, 8 threads):
    • V1807B, clock de 3,4 GHz, turbo de 3,8 GHz, TDP de 45 W;
    • V1605B, clock de 2 GHz, turbo de 3,6 GHz, TDP de 15 W;
  • GPU: AMD Radeon Vega 11 (V1807B) ou Vega 8 (V1605B);
  • Memória: Não inclusa;
  • Armazenamento: Não incluso;
  • Conectividade sem fio: Não inclusa;
  • Portas: 1 SATA 3.0, 1 M.2 Key B (armazenamento), 1 M.2 Key E (módulos wireless), 2 USB-A 3.0 (3.2 Gen 1), 2 Ethernet Gigabit, 2 HDMI, 1 Display Port;
  • Conexões: 1 slot SO-DIMM DDR4, 2 conectores Ethernet Gigabit, 2 conectores USB 2.0,  2 conectores COM, 1 conector LVDS;
  • Alimentação: Entrada padrão, requer 12 V (4,2 A para V1807B, 2,5 A para V1605B);
  • Dimensões: 146 x 104 x 1,6 mm.

Quando e quanto?

O Axiomtek CAPA13R está disponível para registro de intenção de compra por empresas no site oficial, mas a fabricante ainda não revelou o preço; isso se dá pelo fato de que o público-alvo são empresas que buscam soluções de automação via IoT, e não usuários finais ou desenvolvedores, como o vídeo abaixo deixa claro.

Se usarmos como referência os preços de outros modelos de SBCs vendidos pela Axiomtek, as chances do CAPA13R chegar ao mercado custando menos de US$ 299 tendem a zero. Dessa forma, ele não é um concorrente do Raspberry Pi.

Com informações: Axiomtek, Tom's Hardware.

relacionados


Comentários