Meio Bit » Games » This War of Mine fará parte do sistema educacional polonês

This War of Mine fará parte do sistema educacional polonês

Abordando a guerra de uma maneira pouco comum nos games, o ótimo This War of Mine ganhou o privilégio de ser usado como ferramenta de ensino na Polônia

4 anos atrás

Eu jamais cansarei de defender os games como uma excelente forma de disseminação cultural. Foi através deles que aprendi sobre diversos assuntos com os quais talvez eu nunca teria contato e fico muito feliz quando algumas pessoas percebem que os jogos eletrônicos podem servir para muito mais do que apenas nos entreter. Um exemplo de um título assim? This War of Mine.

This War of Mine

Lançado em 2014 pelo 11-bit studios, este é um jogo de sobrevivência onde assumimos o controle de civis durante uma guerra e que nos coloca para tomar duras decisões. Com uma atmosfera bastante pesada e mostrando um lado da guerra que não costuma ser abordado nos games, This War of Mine logo chamou a atenção de pessoas que nunca deram bola para a mídia, sendo elogiado por inúmeros veículos de imprensa.

Eis que quase seis anos após estrear nos computadores, a criação do estúdio varsoviano acaba de atingir um patamar impressionante, que é se tonar uma ferramenta de ensino para os estudantes poloneses. A escolha foi feita através de uma parceria com o primeiro ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki e quem falou sobre a novidade foi o CEO da desenvolvedora, Grzegorz Miechowski.

Os games são um trabalho da cultura. Modernos, naturais e atraentes para a geração jovem. Os games falam uma linguagem instintivamente compreensível por eles — a linguagem da interação. Ao usar essa linguagem, os games podem falar sobre qualquer coisa — emoções, realidade, a luta entre o bem e o mal, humanidade, sofrimento. Eles são similares a literatura neste aspecto, contudo, eles usam a mencionada linguagem da interação.

É claro, os games já são usados na educação para ensinar matemática, química e desenvolver habilidades cognitivas, mas acho que nunca encontramos um jogo oficialmente incluído no sistema educacional como leitura escolar em nível nacional. Estou orgulhoso de dizer que o trabalho da 11 bit studios pode contribuir com o desenvolvimento da educação e da cultura no nosso país. Este pode ser um momento inovador para todos os artistas que criam jogos em todo o mundo.

Para quem está acostumado a jogar videogame, as palavras de Miechowski podem parecer um tanto óbvia, mas é impressionante como ainda existe uma grande resistência em relação a utilizar jogos para ajudar no ensino. Quando digo isso é óbvio que não estou sugerindo o fim dos professores, muito menos dos livros, mas se as crianças gostam tanto de games, porque ignorar uma ferramenta que pode ser tão útil?

Peguemos como exemplo o projeto Discovery Tour, da Ubisoft. Com ele podemos fazer uma visita virtual pela Grécia e Egito antigo, com a pessoa aprendendo no seu próprio ritmo e com um nível de imersão difícil de ser alcançado em outras mídias. Não sei você, mas como eu gostaria de ter um material como este quando estava na escola!

Enfim, voltando ao This War of Mine, ele entrará para a “lista de leitura” das escolas polonesas no ano escolar de 2020/2021, sendo recomendado para alunos acima de 18 anos e nas disciplinas de ciências humanas (sociologia, ética, filosofia e história). Além disso, foi confirmado que o jogo será disponibilizado gratuitamente em todas as escolas de ensino médio.

relacionados


Comentários