Meio Bit » Games » Persona 4 Golden motiva SEGA a trazer outros jogos para o PC

Persona 4 Golden motiva SEGA a trazer outros jogos para o PC

Após o Persona 4 Golden fazer um tremendo sucesso no PC, presidente da SEGA revela que empresa deverá trazer outros dos seus clássicos para a plataforma

3 anos e meio atrás

Há pouco mais de um ano, a SEGA divulgou um o relatório financeiro em que revelou que a empresa investiria com mais força no mercado ocidental e no PC. Aquilo deu esperança de que uma das mais adoradas franquias da empresa enfim chegaria à plataforma e pouco meses depois do lançamento do Persona 4 Golden no Steam, hoje sabemos que a aposta foi acertada.

Persona 4 Golden

Tendo surpreendido até mesmo o alto escalão da companhia, o desempenho do RPG lançado originalmente para o PlayStation Vita foi tão bom, que teria os convencido de que vale a pena trazer outros clássicos para os computadores. A revelação foi feita em uma sessão de perguntas e respostas com Haruki Satomi (presidente e diretor de operações) e Koichi Fukazawa (vice-presidente executivo e diretor financeiro), quando o primeiro disse:

Por causa da aclamação da crítica e seu baixo preço, as vendas foram muito melhores do que esperávamos. Nós continuaremos promovendo ativamente no Steam e em novas plataformas a adaptação de títulos lançados anteriormente. Nós também estamos negociando com os donos de plataformas para novos jogos no futuro e estamos considerando maneiras de vender cada título em condições favoráveis. Entre elas estão medidas como preparar as versões para PC de títulos do início, com lançamentos multi-plataformas em mente.

Só no primeiro mês após chegar ao Steam, o Persona 4 Golden havia vendido mais de 500 mil cópias e por isso tamanha empolgação é compreensível. Tendo feito tamanho sucesso comercial, esta versão ajudou muito o primeiro trimestre do atual ano fiscal da SEGA, o que nos faz imaginar que outros capítulos da série eventualmente recebam o mesmo tratamento.

Contudo, eu gostaria de comentar sobre dois pontos citados por Satomi. O primeiro diz respeito ao preço cobrado por esta adaptação do Persona 4 Golden. Vendido por R$ 68, é muito bom ver quando uma empresa percebe que cobrar um preço mais acessível pode resultar num bom número de vendas. Por se tratar de um jogo que era muito aguardado pelos fãs, a SEGA poderia ter estipulado um valor mais alto por ele, mas felizmente dessa vez a ganância não falou mais alto.

O outro aspecto que considero interessante e que também poderia servir de exemplo para outras empresas é sobre o quanto as pessoas andam sedentas por jogos antigos. Isso é uma tendência que vem sendo observada há bastante tempo, mas acredito que um caso bem sucedido como este pode fazer com que os detentores de propriedades intelectuais olhem com mais carinho para o seu catálogo.

A própria SEGA possui diversos títulos que certamente alcançariam um desempenho igual ou até melhor caso fossem lançados para PC. Por exemplo, além de outros capítulos da própria série Persona, eu também poderia citar diversos jogos que apareceram apenas no Saturn, ou mesmo o tão elogiado (e aguardado) Skies of Arcadia.

Talvez seja apenas uma questão de tempo até que vários desses jogos enfim apareçam nas lojas virtuais do PC ou mesmo dos consoles, mas será que precisa demorar tanto para isso acontecer? Caramba, as vezes tenho a impressão de que algumas empresas não gostam de ganhar dinheiro.

Fonte: GamesRadar+.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários