Meio Bit » Games » PlayStation 5 não deverá rodar jogos de PS1, PS2 e PS3

PlayStation 5 não deverá rodar jogos de PS1, PS2 e PS3

Ubisoft diz que o PlayStation 5 só deverá ser retrocompatível com o PS4; remove informação do site, mas praticamente confirma algo que já era esperado

3 anos e meio atrás

E aquilo que muitos já desconfiavam pode ter sido confirmado: de acordo com uma página de suporte da Ubisoft, se você está pensando em investir na aquisição de um PlayStation 5 e pretendia aproveitar o aparelho para jogar alguns títulos dos consoles mais antigos da Sony, é bom se preparar para uma decepção.

PlayStation 5

Além de dizer que a divisão PlayStation oferecerá diversos recursos para nos ajudar a migrar do PS4 para o PlayStation 5, num primeiro momento a página contava com um trecho que dizia que “a retrocompatibilidade estará disponível para títulos de PlayStation 4 suportados, mas não será possível para jogos de PlayStation 3, PlayStation 2 ou PlayStation.

A frase logo chamou a atenção de algumas pessoas e como ela não partiu da própria Sony, ficou a dúvida se esta falta de suporte seria para todos os jogos lançados para aqueles videogames ou apenas para os publicados pela empresa francesa (o que parece improvável). Então, diante da repercussão a Ubisoft correu para remover a afirmação do seu site.

Seria este um equívoco, apenas uma escolha errada de palavras? Pois se serve como comparação, a mesma Ubisoft possui uma página parecida, mas dedicada a mudança de geração no outro lado do muro. Nela (ainda) podemos ver que “a retrocompatibilidade estará disponível para títulos suportados de Xbox One, Xbox 360 e Xbox”, reforçando assim a já conhecida intenção da Microsoft de manter viva a história dos seus consoles.

Por falar nisso, temos que lembrar que há cerca de um ano o CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, disse a investidores que a retrocompatibilidade seria uma peça muito importante para o sucesso inicial do PlayStation 5. Para ele, permitir que o novo videogame rode jogos do seu antecessor permitiria uma transição de gerações mais suave, para só então eles mirarem num público mais amplo.

Pois a julgar pela provável revelação feita pela Ubisoft, esta transição não estaria levando em conta os jogos que apareceram nos consoles mais antigos da empresa, restando saber exatamente quais os títulos de PlayStation 4 que funcionarão no PS5. Por enquanto, a promessa é de que o console terá acesso aos 100 jogos mais populares do PS4, mas a menos que a Sony divulgue uma lista com o número oficial de vendas, acabará se mostrando uma lista um tanto subjetiva.

Seja como for, por enquanto a Microsoft tem dado uma verdadeira aula de como respeitar o seu consumidor neste sentido, permitindo que muitos jogos antigos possam ser aproveitados no Xbox Series X sem a necessidade de pagarmos novamente por ele e em alguns casos, ainda trazendo melhorias significativas na parte visual.

Para algumas pessoas, este é um recurso que pode ser irrelevante, já que elas estão interessadas apenas nos últimos lançamentos, mas será que para defender a sua marca favorita é mesmo necessário fazer tanto esforço para desmerecer um extra que só nos traz benefícios? Bom, da minha parte, acho fantástico ter a oportunidade de jogar no Xbox One alguns jogos que perdi nas gerações passadas e fiquei muito feliz por saber que terei a mesma possibilidade no novo videogame.

E pensar que eu já ficaria bem contente se pudesse jogar os games de PS1 no meu PlayStation 4…

Fonte: GameInformer

relacionados


Comentários