Meio Bit » Ciência » FDA aprova 1º aplicador automático de insulina para crianças

FDA aprova 1º aplicador automático de insulina para crianças

MiniMed 770G é versão de aplicador automático de insulina da Medtronic para crianças de 2 a 6 anos; equipamento passará por mais testes

01/09/2020 às 9:30

Aplicadores automáticos de insulina existem no mercado a pelo menos 4 anos; trata-se de um dispositivo que administra doses do hormônio ao detectar variação nos níveis de glicose do paciente com diabetes. No entanto, todos os disponíveis até o momento eram voltados para jovens ou adultos.

Não mais: a FDA (Food and Drug Administration), órgão dos Estados Unidos equivalente à Anvisa, aprovou o primeiro equipamento do tipo para uso por crianças.

Cirançca comendo frutas / insulina

A diabetes tipo 1 é uma doença que pode se desenvolver em jovens e até crianças, caracterizada pela incapacidade do organismo em produzir insulina, seja total ou parcialmente, o que leva à elevação dos índices de glicose (açúcares) no sangue.

Diferente da diabetes tipo 2, que é mais comum (90% dos pacientes desenvolvem esse tipo), acomete principalmente adultos a partir dos 40 anos e tende a se manifestar por conta dos hábitos do paciente (má alimentação, sedentarismo, etc.), a diabetes tipo 1 tem origem autoimune, com o próprio organismo atacando as células beta do pâncreas, responsáveis pela secreção da insulina.

Se a diabetes já é uma doença especialmente complicada em adultos, devido às restrições alimentares que o paciente precisa se impor, imagine o mesmo em uma criança, em que um simples sorvete pode fazer um mal danado. O controle da doença em pequenos precisa ser ainda mais severo, e a maioria dos pacientes mirins depende de aplicações rotineiras de insulina.

O que nos leva à Medtronic, empresa de equipamentos médicos que atua inclusive no Brasil; esta foi a companhia que conseguiu aprovação para o MiniMed 670G (abaixo) em 2016 pela FDA, o primeiro dispositivo automático para aplicação de insulina, sem intervenção do paciente.

MedTronic MiniMed 670G / insulina

Medtronic MiniMed 670G: aplicador automático de insulina

Este dispositivo é voltado para pacientes com idades a partir de 7 anos, mas é essencialmente um produto para adultos. Agora, uma autorização da FDA permitirá que a companhia prossiga com os testes de uma versão aprimorada, o MiniMed 770G, que habilita o uso por crianças entre 2 e 6 anos.

O kit acompanha um sensor que detecta os níveis de glicose no sangue, e ao detectar uma alta o sistema com uma bomba e cateter é acionado, injetando uma dose de insulina. O equipamento é recomendado para uso por 3 meses segundo o órgão de vigilância, e traz melhorias como conexão Bluetooth, permitindo o monitoramento pelos pais.

A Medtronic agora pode seguir com testes em situações reais, para avaliar a performance do MiniMed 770G e só então, será permitida comercializar o produto nos Estados Unidos.

Com informações: FDA

relacionados


Comentários