Meio Bit » Mobile » Apple não avisou desenvolvedores sobre lançamento do iOS 14

Apple não avisou desenvolvedores sobre lançamento do iOS 14

Desenvolvedores só souberam da data de lançamento do iOS 14 e iPadOS 14 na véspera; Apple não explicou por que não deu prazo maior

3 anos e meio atrás

A Apple apresentou uma série de novidades nesta terça-feira (15), desde os novos iPad, iPad Air (este equipado com o novo processador A14 Bionic, o primeiro do mercado com apenas 5 nanômetros), Apple Watch Series 6 e Apple Watch SE, bem como os novos serviços Apple Fitness+ e Apple One.

Usuários atuais também foram contemplados, com a revelação de que o iOS 14, iPadOS 14, tvOS 14 e watchOS 7 chegarão aos iPhones, iPads, Apple TVs e Apple Watches já disponíveis nesta quarta-feira (16).

O único problema é que diferente do que aconteceu nas versões anteriores, os desenvolvedores não foram avisados com antecedência pela maçã, nem tiveram acesso antecipado às versões finais dos quatro SOs; assim como o público, eles só foram informados na véspera.

Apple / iOS 14

Crédito: Apple

Normalmente, a Apple libera a mais recente versão do Xcode e o "Golden Master", a versão final de cada sistema operacional para seus dispositivos, em torno de 10 dias depois do anúncio do novo iPhone, que vale lembrar, ainda não deu as caras.

Isso é feito de forma a conceder tempo suficiente para estúdios e desenvolvedores independentes a adequarem seus apps e jogos da maneira correta, fazerem checagens minuciosas e conduzirem o debugging de modo a minar todo e qualquer problema.

É compreensível: a adoção de cada nova versão do iOS (e do iPadOS, desde que ele foi desmembrado) é massiva desde os primeiros dias, e a Apple incentiva os desenvolvedores a liberarem atualizações simultaneamente, beneficiando o ecossistema, os apps e claro, à gigante de Cupertino.

Não foi o que aconteceu desta vez.

A maçã liberou o acesso ao Xcode 12 e às "Golden Masters" somente uma hora depois do fim do evento desta terça-feira (15), dando aos desenvolvedores menos de um dia para atualizarem seus apps, corrigirem bugs e deixarem tudo pronto para o lançamento oficial nesta quarta (16) por volta das 14:00, horário de Brasília.

Não obstante, o lançamento do Xcode 12 foi tudo, menos tranquilo: a Apple liberou uma série de versões devido a presença de bugs nas primeiras builds, há relatos de devs que não conseguiram acesso, e outros que estão tendo problemas para adaptar seus softwares, dado a minúscula janela de tempo.

Claro que os desenvolvedores não são obrigados a liberar os updates no Dia 1, mas é fato que o número de downloads será expressivo se assim o fizerem, e muitos acabam se sujeitando, de grandes a pequenas empresas.

Apple / iOS 14 e iPadOS 14

Crédito: Apple

A Apple não deu explicações sobre por que não deu um maior prazo para os desenvolvedores trabalharem melhor com as "Golden Masters" do iOS 14, iPadOS 14 e etc.; suspeita-se que a maçã não queira dar informações demais a respeito dos próximos iPhones, inevitavelmente referenciados no código do sistema móvel.

O mais correto seria Cupertino adiar o lançamento dos SOs, de modo a dar tempo para que os desenvolvedores possam fazer seu trabalho sem pressa, mas ao que tudo indica, os primeiros dias do iOS 14, iPadOS 14 e cia. serão bem turbulentos.

Com informações: The Next Web

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários