Meio Bit » Games » Projeto nos dará 24 jogos de terror no estilo PS1

Projeto nos dará 24 jogos de terror no estilo PS1

Conheça o The Madvent Calendar, um projeto onde vários game designers nos darão jogos de terror que parecem terem sido criados para o primeiro PlayStation

3 anos atrás

Eu adoro jogos antigos, mas admito que hoje em dia não é muito fácil engolir grande parte dos títulos lançados para o primeiro PlayStation. Devido as limitações técnicas do console, os gráficos em 3D criados para o PS1 não envelheceram muito bem e só recentemente voltei a enxergar beleza naqueles títulos, com parte da responsabilidade por isso sendo de alguns projetos de desenvolvimento independente que surgiram em 2020.

The Madvent Calendar - PS1

Crédito: Reprodução/Youtube/The Madvent Calendar

O primeiro deles foi o Haunted PS1 Demo Disc, uma iniciativa que surgiu no Itch.io em fevereiro deste ano e que nada mais é do que uma coletânea de demos de jogos de terror, como se eles tivessem sido criados para o antigo videogame da Sony. Reunindo o fantástico trabalho de diversos desenvolvedores, o arquivo distribuído gratuitamente conseguiu conquistar a admiração de várias pessoas.

Longe de toda a pirotecnia visual que encontramos em muitos dos títulos lançados atualmente, é muito interessante ver como os criadores utilizaram a estética do PS1 para nos causar medo. Além disso, por se tratar de trabalhos feitos por tantas pessoas, a variedade e a criatividade de cada um acaba fazendo com que esta seja uma imperdível viagem no tempo (e pelo gênero).

Já em maio tivemos o lançamento do Dread X Collection, outra coletânea que reúne diversos pequenos jogos de terror e que também procura manter o estilo visual do PS1. A diferença aqui é que estamos falando de títulos completos, não demonstrações e ao contrária do anterior, este pacote não está disponível gratuitamente, com uma cópia saindo por pouco menos de R$ 15 no Steam.

Caso você goste do que os game designers independentes entregaram com esta coleção, na loja da Valve há uma continuação e embora os títulos disponíveis nela não sigam muito a estética do primeiro videogame da Sony, pode ser uma boa opção para quem gosta de jogos de terror.

Feliz natal, Ho-Ho-Ho!

Então chegamos ao último mês do ano e se você quer experimentar mais desses bizarros — e igualmente interessantes — jogos que tentam nos levar para meados dos anos 90, precisa conhecer o The Madvent Calendar. Idealizado pelos mesmos criadores do Haunted PS1 Demo Disc, o que esse projeto propõe é disponibilizar um novo jogo por dia, até a véspera do natal.

Procurando abrigo do rigoroso clima de inverno, você se aproxima de uma cabana abandonada na floresta," diz a descrição do The Madvent Calendar.  “Ao alcançar a maçaneta, uma rajada de vento gelado abre a porta, empurrando você para dentro. Com as luzes da lareira em chamas, você fecha a porta atrás. No centro da sala, você vê ele... aquele amálgama festivo de 24 portas: o Calendário Madvent. Cada porta o levará a um mundo diferente e estranho de horror e deleite, mas que só pode ser aberta se o dia chegar!

Todos mantendo a cara de um jogo para PS1 e funcionando como uma curta experiência tendo o terror como tema, para ter acesso a eles você só precisará fazer o download do aplicativo disponível na página oficial do projeto e depois esperar um novo dia para conhecer o que esse pessoal desenvolveu. Por lá também é possível ver alguns GIFs que trazem pequenos trechos dos títulos que estão por vir, o que ao menos serve para atiçar um pouco mais da nossa curiosidade.

Para quem gosta de experimentar coisas diferentes e não liga muito para gráficos borrados ou em baixa resolução, acho que não haverá uma oferta melhor do que esta pelos próximos dias.

PS:  se no cinema convencionou-se utilizar o termo curta de animação, um pequeno jogo poderia ser considerado um curta de game? 🤔

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários