Meio Bit » Games » Patente sugere NPCs mais inteligentes no GTA 6

Patente sugere NPCs mais inteligentes no GTA 6

Rockstar registra patente sobre um melhor sistema de navegação para os NPCs e termos presentes no documento indicam que ele poderá ser usado no GTA 6

3 anos atrás

Simulação de física cada vez mais precisa, efeitos de iluminação realistas, texturas que conseguem reproduzir com exatidão as mais variadas superfícies… tudo isso pode ser visto nos games há algum tempo, mas quando se trata da inteligência artificial, muitas vezes a impressão é de ainda estarmos vivendo muitos anos no passado. Fazer com que os NPCs se comportem de maneira mais natural é algo muito difícil, mas uma patente da Rockstar fala em mudar um pouco este cenário e o GTA 6 poderá ser o primeiro título a utilizá-la.

GTA 5

Grand Theft Auto V (Crédito: Divulgação/Rockstar Games)

Descoberta por um usuário do Reddit e tendo sido registrada em outubro de 2020, a patente é assinada por David Hynd e Simon Parr, respectivamente diretor de  tecnologia e chefe de programação de inteligência artificial do estúdio. Embora não fale diretamente sobre um determinado jogo, a própria maneira como é descrita dá a entender se tratar do próximo capítulo da série Grand Theft Auto, além de há bastante tempo o GTA 6 estar sendo apontado como o próximo lançamento da Rockstar.

Descrevendo um sistema que ficaria responsável pela navegação dos personagens não-jogáveis pelo mundo virtual, o objetivo seria fazer com que o comportamento deles pareça mais realista do que aquilo que termos hoje em dia. No documento é possível ler a seguinte descrição:

Os sistemas convencionais oferecem apenas recursos limitados para a automatização de NPCs. Por exemplo, o poder de processamento, memória e a eficiência permitem apenas um predeterminado numero de carros controlados por NPCs em qualquer instância de um sistema convencional. Contudo, os jogadores de videogame esperam ver mais do que um número predeterminado de carros controlados por NPCs em um videogame para uma experiência realística. Em sistemas convencionais, os NPCs normalmente se agrupam por características e realizam os mesmos movimentos. Na verdade, alguns sistemas convencionais de NPCs desaparecem conforme o jogador se aproxima do NPC.

Esta última frase é interessante, pois de acordo com a patente, a ideia de Hynd e Parr seria permitir que os NPCs sejam capazes de lidar antecipadamente com o trânsito das cidades, como por exemplo um personagem que, dependendo do tipo de veículo que estiver dirigindo, seja capaz de optar por uma rua paralela para assim evitar um tráfego mais pesado ou diminuir a velocidade quando estiver em uma área residencial.

Em outras palavras, veículos no mundo virtual que obedeçam as leis de trânsito são usadas para gerar rotas através/em torno delas. Uma lista de tráfego de ambiente pode ser gerada e para cada veículo, informações relacionadas ao sujeito NPC é gravada. Por exemplo, o espaço entre dois veículos, direção relativa da viajem, velocidades diferentes e assim por diante. Baseado nestas informações, uma rota pode ser traçada para o destino final.

Mesmo não sendo um sistema voltado para o comportamento dos NPCs no geral e sim focado em quando eles estiveram dirigindo, considero a proposta interessante e com potencial para tornar esta parte do jogo bem mais realista. Pelos termos utilizados, fica claro o documento estar falando de um título ambientado num mundo moderno, mas mesmo que este sistema de inteligência artificial não esteja presente no GTA 6, é bom ver que o estúdio está pensando em tornar a nossa experiência melhor.

No entanto, é importante dizer que o registro de uma patente nem sempre significa que ela chegará a ser utilizada. Além disso, pode ser que o sistema proposto pela Rockstar nem seja algo que consigamos perceber claramente, com o comportamento dos motoristas apenas fazendo com que eles hajam de maneira mais natural. Mas se pensarmos bem, isso poderá ser o melhor indicativo de que eles tiveram sucesso.

De qualquer forma, o estúdio segue fazendo suspense em relação ao GTA 6, já que exceto por um rumor que surge aqui ou outro ali, nada sabemos sobre o sucessor de um dos títulos mais bem sucedidos de todos os tempos. De acordo com o site VGChartz, até setembro passado o Grand Theft Auto V vendeu mais de 135 milhões de cópias e como ele receberá uma nova versão para o PlayStation 5 e Xbox Series S|X no segundo semestre de 2021, este número deverá se tornar muito, mas muito maior.

Fonte: GamesRadar+.

relacionados


Comentários