Meio Bit » Games » Jogos antigos de PlayStation com suporte a troféus? Calma…

Jogos antigos de PlayStation com suporte a troféus? Calma…

Sony registra patente que fala em adicionar troféus a jogos emulados, mas isso talvez não signifique que títulos antigos estão chegando ao PlayStation 5

31 semanas atrás

Nas últimas horas as pessoas que gostam dos jogos lançados para os consoles da Sony ficaram empolgadas com a descoberta de uma patente registrada pela empresa. Segundo ela, a fabricante estaria testando um sistema que adicionaria suporte a troféus em jogos lançados para os primeiros consoles da família PlayStation, o que poderia ser um ótimo incentivo para revisitarmos alguns clássicos. Porém, é recomendado termos um pouco de cautela por enquanto.

PlayStation - Troféus

Crédito: Divulgação/Sony

Mas antes de falarmos dos pontos negativos desta notícia, vale explicar melhor o que diz a tal patente. Descoberta por um usuário do Reddit, a ideia da Sony seria adicionar conquistas desbloqueáveis a jogos emulados, fazendo assim com que os códigos originais não precisassem ser alterados. Conforme explicado no documento, o troféu será acionado “ao comparar um valor da memória do jogo emulado a um valor predeterminado e atribuindo um ou mais troféus ao usuário,” com base naquilo que o jogador realizou.

O primeiro videogame da Sony a ganhar suporte a troféus foi o PlayStation 3, mas isso só aconteceu dois anos após ele chegar às lojas e é por isso que 275 títulos lançados para ele nunca receberam tal recurso. E como adicionar troféus (ou conquistas) a um jogo da maneira tradicional é algo que exige uma boa dose de trabalho, sendo que alguns estúdios que desenvolveram tais títulos lançados antes dessa moda pegar nem existem mais, a solução encontrada pela fabricante japonesa facilitaria muito a vida daqueles que continuam vendendo suas criações.

Outra informação interessante contida na patente e que merece ser mencionada é a parte que fala sobre as ações realizadas pelos jogadores poderem resultar tanto no desbloqueio de um troféu, quanto nos dar direito a receber prêmios físicos, como camisetas, acessórios ou outros produtos de merchandise. Isto é algo que não temos nem com os troféus já existentes nos consoles PlayStation e se fosse adotado, acredito que poderia chamar a atenção de um número muito maior de pessoas.

Surgindo poucos dias após o rumor de que a PlayStation Store deverá ser desativada em breve no PSP, PS3 e PlayStation Vita, imediatamente algumas pessoas começaram a especular que esta patente é o indicativo de que a Sony estaria planejando oferecer jogos dos seus primeiros consoles através de emulação no PlayStation 5 — e com um pouco de sorte, até no seu antecessor.

Porém, o documento registrado pela fabricante fala também sobre computação na nuvem, sugerindo assim que a possível adição de troféus aconteceria nos títulos disponíveis no PlayStation Now. Hoje o serviço de streaming da empresa fornece jogos de PS2, PS3 e PS4, mas nada impede que os títulos lançados para o primeiro PlayStation ou até para o PSP sejam disponibilizados no futuro e assim os troféus por emulação viriam a calhar.

Mas se tem algo que joga um pouco de água nesta fervura é o fato de que esta não foi a primeira vez em que a Sony registrou uma patente que falava sobre o assunto. Tal ideia já havia sido cogitada pela companhia em 2013, com outros dois registros tendo acontecido em 2016 e 2019. Isso serve para reforçar algo que sempre precisa ser dito quando uma notícia assim surge, que é: o registro de patente não necessariamente significa que o conceito será implementado!

Também é preciso dizer que esta não é uma invenção da Sony. Quem costuma jogar em emuladores provavelmente conhece o Retro Achievements, projeto criado por Scott Davies e que desde 2012 tem adicionado conquistas em jogos bem antigos, incluindo aí até alguns lançados para o primeiro PlayStation, como por exemplo o Parasite Eve. Graças a ele, hoje 3622 jogos contam com suporte a quase 147 mil conquistas, tudo funcionando lindamente, como se tivesse sido implementado pelos próprios estúdios.

Crédito: Divulgação/RetroAchievements.org

Mesmo não sendo o que poderia ser chamado de “um caçador de conquistas”, acho este um recurso muito bacana e que já até me fez deixar de comprar jogos para o Nintendo Switch e preferir suas versões para PlayStation 4 ou Xbox One. Ainda assim, tenho dúvida se a adição de troféus a jogos antigos das plataformas PlayStation seria o suficiente para atrair um significativo número de assinantes ao PlayStation Now.

Fonte: PlayStation LifeStyle

relacionados


Comentários