Meio Bit » Software » Para a Apple, pr0n no Discord é "too hot" para o iPhone

Para a Apple, pr0n no Discord é "too hot" para o iPhone

Discord para iPhone e iPad vai bloquear o acesso a servidores que exibem conteúdo adulto; usuários terão que recorrer ao Android ou desktop

3 anos atrás

O Discord é a mais nova plataforma a ter que se adequar à política Tolerância a Pr0n Zero da Apple: em uma recente atualização de seus Termos de Serviço, o app avisa que bloqueará o acesso a servidores marcados como NSFW em iPhones e iPads. O acesso em desktops, ou via Android, continua inalterado.

Para quem acompanha o histórico da Apple e sua cruzada contra conteúdos adultos em seus dispositivos móveis, surpreende tal ação não ter sido tomada antes.

App do Discord no iPhone (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

App do Discord no iPhone (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

As Diretrizes da Comunidade do Discord são bem claras quanto ao compartilhamento de conteúdo: se um canal dentro de um servidor é voltado à exibição de material NSFW, ele deve ser rotulado como tal e ter seu acesso restrito, para impedir que usuários menores de idade o acessem.

A permissão só é concedida ao usuário de acordo com as regras de cada servidor, mas em geral, é recomendado checar a idade daqueles que solicitam acesso. Artes que não podem ser restritas, como avatares, convites de servidor ou banners não podem trazer temas pr0n, sem exceções.

A novidade é que a partir de agora, o Discord poderá classificar um servidor inteiro como NSFW, que barra por padrão a entrada de usuários abaixo da idade limite, entre 13 e 17 anos. No entanto, a designação é reservada a comunidades criadas em torno de um tema adulto, ou se a maioria de seus canais for de pr0n. Independente disso, cada canal deve ser marcado individualmente da mesma forma.

Embora possa parecer uma maneira mais prática de filtrar material adulto e impedir o acesso de quem não deve, tal medida foi tomada por conta de um poder maior, a Apple. Não é de hoje que a maçã odeia pr0n, unicamente porque Steve Jobs não admitia a entrada de tal conteúdo em seus dispositivos móveis. Como em outros setores, sua aversão a NSFW foi adotada pela empresa, e segue imutada. Assim, o Discord estaria em desacordo com os Termos de Uso da Apple.

De modo a se adequar às exigências de Cupertino, usuários do Discord no iPhone e iPad em breve terão o acesso a servidores identificados como pr0n completamente bloqueados, mesmo tendo sido devidamente autorizados pelos administradores e identificados como tendo mais de 18 anos. A modificação aparentemente é gradual, mas deverá ser estendida a todos os usuários iOS, valendo inclusive para moderadores de comunidades classificadas como NSFW, que não poderão mais usar o iPhone para administrá-las.

No Android, Windows e macOS, nada muda. Usuários poderão continuar a consumir material educativo normalmente, e moderadores de servidores NSFW terão que escolher uma dentre essas plataformas para continuar de olho na comunidade. Sobre este ponto em específico, eles poderão solicitar ao Discord uma revisão da classificação para reverter o estado de volta à SFW, acessando o formulário de solicitações da plataforma, que poderá ou não atender o pedido.

Canais pr0n do Telegram são completamente bloqueados no iPhone (Cr;édito: Reprodução/Telegram)

Canais pr0n do Telegram são completamente bloqueados no iPhone (Cr;édito: Reprodução/Telegram)

Há quem lembre da situação que levou à remoção de conteúdo pr0n do Tumblr, quando o app foi banido da App Store após acusações de conteúdo de pornografia infantil publicado em seus blogs. DIZEM que a imposição do bloqueio em iPhones seja pelo mesmo motivo, enquanto outros, mais sensatos, apontam apenas para uma forma de adequar o Discord às normas da Apple.

O problema reside agora em quais os critérios que serão usados para identificar uma comunidade inteira como de conteúdo pr0n: se administradores do Discord irão checá-las uma a uma, se a plataforma se baseará em denúncias dos usuários, ou (e isso é bem provável) se vão partir para o chute e deixar que os administradores contestem a nova classificação.

Tal atitude por parte da Apple em relação a outras plataformas não é novidade para ninguém. Nos primórdios, apps como o 500px foram impedidos de publicar artes com nudez, e até o app oficial e a versão digital da revista Playboy foram impedidas de exibir coelhinhas ao natural. O Telegram tem o acesso de todos os canais identificados como adulto bloqueados no iOS. O expurgo do Tumblr foi só um dos casos mais recentes.

Uma das poucas plataformas que a Apple não conseguiu controlar à sua maneira foi o Reddit, mas a rede social implementou ao longo dos anos uma série de modificações, como ocultar por padrão publicações de subrreditrorias adultas, e oferecer opções nas configurações para desligar completamente o acesso, deixando a decisão nas mãos do usuário. Porém, visto como o Telegram e agora o Discord lidam com o pr0n em produtos da Apple, muitos questionam quanto tempo mais a maçã continuará dando colher de chá ao Reddit.

Até o momento, não há indicação de que o bloqueio de pr0n no iOS irá afetar canais individualmente no futuro, mesmo dentro de servidores SFW, mas como a identificação dos mesmos é obrigatória, eu diria que isso é uma questão de tempo.

Fonte: Discord

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários