Meio Bit » Games » Dicas para vencer em Alex Kidd in Miracle World DX

Dicas para vencer em Alex Kidd in Miracle World DX

Saiba como vencer as batalhas de Jan-ken-pon e conheça algumas dicas valiosas para conseguir chegar ao final da remasterização Alex Kidd in Miracle World DX

3 anos atrás

2021 marca o retorno de uma lenda, um jogo que fez a alegria de muita gente na década de 80 e que por vir na memória de um videogame muito popular por aqui, o Master System, foi o primeiro contato com a Sega. Desenvolvido através de uma parceria entre a Merge Games e a Jankenteam, Alex Kidd in Miracle World DX é uma remasterização que mantém os segredos do original e com este guia esperamos tornar a sua vida um pouco mais fácil ao encarar o jogo.

Alex Kidd in Miracle World DX

Crédito: Divulgação/Merge Games/Jankenteam

Mas antes de partirmos para as dicas, vale falar um pouco sobre a criação de um dos jogos mais importantes daquele saudoso console. Com seu desenvolvimento tendo iniciado em 1984, a ideia era criar um título baseado no mangá Dragon Ball. Porém, a demora na produção fez com que o licenciamento expirasse e insatisfeito com a situação, o então CEO da Sega, Hayao Nakayama, exigiu que o projeto voltasse à estaca zero.

Durante algum tempo esta história foi tratada como uma lenda, até que o criador do personagem, Kotaro Hayashida, a confirmasse no livro The Untold History of Japanese Game Developers, de John Szczepaniak. Segundo ele, a princípio eles não pensavam em um jogo que pudesse competir com o Super Mario Bros., mas quando o rumo do projeto mudou, a equipe passou a procurar maneiras de diferenciar sua criação da grande estrela da Nintendo.

No jogo que havia sido rebatizado como Alex Kidd in Miracle World, controlaríamos um garoto que descobre que um sujeito chamado Janken, o Grande havia derrotado o rei da cidade de Radaxian, além de ter sequestrado o seu filho, Egle e sua noiva, a princesa Lora. Alex então parte numa árdua missão para salvar a dupla e acabar com o vilão, descobrindo no caminho que a sua linhagem é muito mais nobre do que poderia imaginar.

Crédito: Divulgação/Merge Games/Jankenteam

O que fez com que aquele título se destacasse dos demais jogos de plataforma é que nele não teríamos apenas que saltar e derrotar inimigos. Alternando sequências em que teríamos que avançar a pé com outras em que estaríamos a bordo de veículos ou embaixo d'água, o jogo ainda nos apresentava a um bom número de quebra-cabeças e contava com um nível de dificuldade bem alto, o que era piorado pelo fato de não haver uma bateria para salvar o progresso.

Lembro até hoje da maratona que as pessoas precisavam encarar para chegar ao fim do Alex Kidd in Miracle World e como naquela época era comum não termos muito acesso a jogos, aproveitar inúmeras vezes aquele título que vinha na memória do Master System foi o que garantiu a um grande número de pessoas a possibilidade de poder se orgulhar de ter terminado aquela aventura.

Felizmente o Alex Kidd in Miracle World DX conta com continues infinitos, além do progresso ser salvo sempre que terminamos uma fase. Mesmo assim, não pense que sua tarefa será fácil e abaixo deixo algumas dicas que poderão ser bastante valiosas.

Alex Kidd in Miracle World DX

Crédito: Reprodução/Dori Prata/Meio Bit

A função dos itens

Conforme você avançar pelas fases perceberá que existem algumas lojas que vendem itens, mas o jogo não diz para o que eles servem. Sendo assim, aqui vai uma breve explicação:

  • Bracelete de Força (Anel) – com ele os golpes desferidos por Alex Kidd soltarão uma magia, podendo acertar inimigos a distância. O personagem perderá o item ao morrer ou quando passar da fase em que ele foi utilizado.
  • Helicóptero – Permite que o moleque orelhudo possa voar, facilitando imensamente o ato de atravessar alguns trechos. Mas tome cuidado, se você tocar com a hélice em alguma coisa, ficará a pé.
  • Motocicleta – Permite atravessar os estágios com maior velocidade, derrotando inimigos e quebrando rochas. Porém, se você encostar em obstáculos indestrutíveis, como as bolas vermelhas, a moto desaparecerá.
  • Cajado Psíquico – Ele nos permite voar para qualquer lugar da tela, mas permanecerá ativo por apenas alguns segundos e nos impossibilitará de atacar.
  • Pó de Teletransporte (Item com um sinal de “?”) – Embora não funcione exatamente para nos teletransportar, com ele permaneceremos invencíveis por alguns segundos. Só não caia em algum buraco ou encoste em espinhos.
  • Cápsula Mágica A – Ao utilizá-la, oito miniaturas do Alex Kidd avançarão em direção ao inimigo, podendo ser bastante útil contra certos chefes.
  • Cápsula Mágica B – Forma um escudo de proteção em torno do personagem, mas o impede de desferir socos. Apenas duas dessas existem no jogo, com a primeira estando na loja de Bingoo Lowland e a outra em City of Radaxian.

As batalhas de Pedra, Papel e Tesoura

Uma das principais características de Alex Kidd in Miracle World são as suas batalhas contra chefes no estilo Pedra, Papel e Tesoura, aqui conhecidas como Jan-ken-pon. Ao nos depararmos com os comandantes de Janken, o Grande seremos desafiados a uma melhor de três e caso sejamos derrotados, perderemos uma vida. o detalhe é que a ordem utilizada pelos inimigos será sempre a mesma e se você souber qual escolha fazer, não terá problemas.

Então, se você quiser vencer todas os confrontos facilmente, basta utilizar a seguinte sequência:

  • Gooseka - Pedra, Tesoura.
  • Chokkinna- Tesoura, Papel.
  • Parplin - Pedra, Tesoura.
  • Gooseka (segunda aparição) - Papel, Papel.
  • Chokkinna (segunda aparição) - Pedra, Pedra.
  • Parplin (segunda aparição) - Pedra, tesoura.
  • Janken - Papel, Papel.

Crédito: Divulgação/Merge Games/Jankenteam

A fase secreta

Logo após iniciar a terceira fase (Lake Fathom) você verá um polvo vermelho. Repare que seu tentáculo é formado por bolas e se acertar cada uma delas, poderá derrotar o animal. Após fazer isso, aproxime-se do vaso em que ele estava sentado, coloque o direcional para baixo e você entrará numa fase secreta. Lá estará uma grande quantidade de dinheiro, o que poderá ajudar bastante na hora de fazer a próxima compra em uma loja.

Não tenha vergonha de apelar

Assim como acontecia no original, Alex Kidd in Miracle World DX é um jogo muito difícil, onde cada salto exigirá uma precisão absurda e o simples tocar de um inimigo será suficiente para morrermos. Além disso, se você perder todas as vidas, será levado de volta para o início da fase em que estava, perdendo todos os itens que possui e até mesmo o dinheiro coletado.

Pensando nisso, os responsáveis por esta remasterização decidiram facilitar um pouco as coisas e incluíram uma opção para termos acesso a vidas infinitas. Tudo bem, a “trapaça” estragará um pouco da experiência, já que boa parte da diversão estava em superarmos nossos limites, mas se você não tiver muita habilidade ou perdeu a paciência ao recomeçar a complicada fase do castelo pela milésima vez, basta ativar o recurso a qualquer momento. Só esteja ciente de que alguns troféus poderão ser bloqueados ao fazer isso.

Viagem no tempo em um botão

Uma das coisas que considero mais legais nestas remasterizações 2D é quando o jogo nos dá a possibilidade de alternar facilmente entre os novos e os velhos gráficos. No caso do Alex Kidd in Miracle World DX, isso poderá ser feito ao pressionarmos o botão R2/RT, chegando a ser chocante percebermos o quão simples visualmente parece aquele jogo criado há quase 40 anos pela Sega.

Esta função também serve para evidenciar o fantástico trabalho realizado pelos artistas da Merge Games/Jankenteam, com a nova direção artística fazendo com que os estágios ganhassem uma reinterpretação muito bonita e parecessem muito mais vivos do que antigamente.

O enigma da coroa

Crédito: Reprodução/Dori Prata/Meio Bit

Assim como no jogo original, Alex Kidd in Miracle World DX possui um enigma que precisa ser solucionado após derrotarmos o último chefe, para assim recuperarmos a coroa do Rei Thunder. É preciso pisar em pedras numa sequência específica para liberar o objeto e caso não faça isso, você perderá uma vida.

O detalhe é que ao contrário do que acontece nas batalhas de Pedra, Papel e Tesoura, aqui a ordem foi alterada e se você estiver nesta sala sem saber o que fazer, poderá ficar sem terminar o jogo.

Felizmente existe uma pedra que pode ser obtida após entregarmos uma carta ao Rei High Stone em Castle Niban e se você souber como lê-la (de cima para baixo, da direita para esquerda), não terá dificuldade em desvendar o enigma. Em todo caso, se estiver com dificuldades para prosseguir, a ordem correta é: estrelasolpeixeluasolsolondaspeixeestrelaestrela.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários