Meio Bit » Entretenimento » Resenha: Viúva Negra – Bom, divertido e desnecessário

Resenha: Viúva Negra – Bom, divertido e desnecessário

Viúva Negra é o novo filme da Marvel, atrasado pelo Covid e pelo horror de Hollywood a filmes com heroínas, mas ele chegou, e é divertido

3 anos atrás

Viúva Negra é um filme que chegou tarde, tarde demais. Isso é algo triste, não é culpa da personagem, e sim da Disvel, que por anos e anos fez tudo para não produzir uma aventura solo de Natasha Romanova. Nada pessoal, é apenas a idéia enraizada de que filmes com protagonistas mulheres não rendem bem.

[SEM SPOILERS]

Girl Power -merecido- (Crédito: Disney/Marvel)

As “’provas” são incontestáveis, Elektra, Ghostbusters 2016, Mulher-Gato, Red Sonja, tudo fracasso de bilheteria, mas há um detalhe que escapa à maioria dos executivos de Hollywood: Esses filmes não fracassaram por causa das protagonistas. Esses filmes fracassaram por serem muito, muito ruins.

Por causa disso a Disvel atrasou o quanto conseguiu o filme da Viúva Negra, e repetiu os erros de Capitã Marvel: Lançou um bom filme, no vácuo.

Viúva Negra - A História:

O filme começa com Natasha e sua irmã mais nova, Yelena, morando nos Estados Unidos, levando uma vida tranqüila, seus pais agentes russos infiltrados, no melhor estilo The Americans, algo que realmente aconteceu e acontece até hoje.

Eles são descobertos pela SHIELD e acabam fugindo para Cuba, a “família” é desmembrada e Natasha volta para a Rússia, para terminar seu treinamento na Sala Vermelha, a organização governamental secreta que treina as Viúvas Negras.

Será que no brinquedo da moto do filme vão trocar a Natasha pelo Steve Rogers de novo? (Crédito: Disney / Marvel)

Essas super-espiãs são por sua vez usadas em ações de espionagem (d’oh), assassinatos, etc. A Sala Vermelha teria sido eliminada mas Natasha descobre que o criador do programa ainda está vivo, manipulando a política mundial e vivendo oculto em uma base secreta.

Natasha e Yelena acabam tendo que pedir ajuda a seu “pai” de mentirinha, que é o primeiro super-herói russo, Guardião Vermelho, caído em desgraça e agora vivendo em uma prisão. YAY cena de ação de fuga de prisão, check ✔

Elas vão atrás da “mãe”, que por acaso é uma cientista que aperfeiçoou as técnicas de controle mental usadas nas viúvas.

No meio do caminho Natasha tem que enfrentar o Taskmaster, vilão clássico dos quadrinhos e totalmente desperdiçado aqui. Sem dar spoilers, imagine um remake de Star Wars aonde na luta com Obi-Wan Darth Vader revela ser uma adolescente órfã sob controle mental do Imperador.

Um dos mais temidos, versáteis e implacáveis vilões da Marvel. Não mais. (Crédito: Marvel/Disney)

Natasha e Yelena se reconciliam e se aceitam como irmãs de criação, as Viúvas são libertadas e os “pais” das duas, junto com as Viúvas saem viajando pelo mundo para libertar as agentes ainda em operação.

O vilão morre, e Natasha corre para ajudar em outra fuga de prisão, desta vez os vingadores, após Guerra Civil.

Se você acha que parece uma sinopse genérica, acertou. Mas isso não faz o filme ruim. Natasha, assim como o Demolidor e vários outros são personagens mais pé-no-chão, com inimigos mais realistas, afinal é complicado um humano normal enfrentar gente com superpoderes.

O filme entrega o que a gente quer ver, a Viúva Negra chutando bundas, usando de inteligência e malícia para conseguir informações. Lembre-se, ela conseguiu enganar o Deus da Trapaça, mas algo não orna em Viúva Negra. Fica uma sensação ruim, pior que em Capitã Marvel.

Quando ela fala "Obrigado por sua cooperação" e o Loki fica com cara de bunda o cinema inteiro fez "uhhhhh". Natasha é ______ pra ______ (crédito: Disney/Marvel)

No filme de Carol Danvers não há riscos, é divertido ver a origem da Monica Rambeau, o saudosismo é ótimo, mas por se passar no passado, todos, todos os personagens conhecidos – Agente Coulson, Nick Fury – a gente sabia que iriam sobreviver, assim como a Capitã Marvel, pois não faz sentido matar a personagem no filme de estréia.

Já em Viúva Negra, a sensação é diferente. A gente está vendo todo um crescimento da personagem, ela fazendo as pazes com seu passado, entendendo que os Vingadores são sua segunda família, e tudo isso pra quê? Alguns anos depois ela vai ser reduzida a um frango de macumba, trocada por uma bijuteria que vai mofar em uma gaveta do TVA.

Sim, Loki tornou a morte de Natasha ainda mais sem-sentido.

Sério Clint, você deixou ela se matar por isso? (Crédito: Marvel/Disney)

Nós já passamos por isso uma vez. A Viúva Negra apareceu pela primeira vez no MCU no Homem de Ferro 2, foi meio adereço de cena e garota de recados do Fury, mas demonstrou bastante potencial, com direito a uma excelente cena chutando bundas nas Indústrias Hammer.

Em Vingadores ela teve a melhor cena de abertura de todos os heróis, e nos filmes seguintes cresceu como personagem e no coração dos fãs. O novo filme é um dedo na ferida, estamos de novo vendo a Natasha, sabendo o que vai acontecer. E o que vai acontecer não é nada agradável.

Sabemos que ela não vai morrer (ali), que o vilão não vai conseguir dominar o mundo, e que Natasha vai reencontrar sua segunda família (por um tempo).

Viúva Negra é como pegar a ex na balada. Pode ser divertido, tranqüilo e ter um gostoso sentimento de saudosismo, mas no final a gente sai sabendo que não há nenhum futuro ali, e que às vezes é melhor deixar o passado no passado.

Essa falta de conseqüências para o MCU ironicamente é o que torna Viúva Negra um ótimo filme para quem nunca viu nada do Universo Marvel. É o filme perfeito praquela sua namorada chatinha que torce o nariz pra filme de super-herói, mas adora essas coisas de girl power, do que Viúva Negra está cheio, mas é 100% justificado. Se tem uma personagem feminina que conquistou o direito de chutar bundas, é a Natasha.

Talvez o melhor seja assistir Viúva Negra na Disney+, mas aos pedaços. Se você fingir que é uma série da Marvel, como Loki ou WandaVision, vai gostar muito mais do que como filme isolado. Vale seus trocados, e como está em primeiro nas bilheterias, o público parece ter aprovado.

Trailer

Cotação:

7/10 Guardiões Vermelhos – Se você nunca viu nada do MCU

6/10 Guardiões Vermelhos – Se você viu os outros filmes.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários