Meio Bit » Games » Tim Sweeney defende uma loja para todas as plataformas

Tim Sweeney defende uma loja para todas as plataformas

Para CEO da Epic Games, consumidores querem poder comprar um software em uma loja e usar em todas as plataformas. Mas quem ficaria responsável por isso?

2 anos atrás

Hoje quando queremos comprar um jogo ou algum aplicativo para smartphones, temos que ir até a loja virtual da plataforma em que o usaremos e concluir o negócio. Imagine então ter a possibilidade de fazer uma compra e ela ficar disponível em qualquer console que possuímos, no celular ou no PC. Parece um tanto utópico? Pois é isso o que gostaria Tim Sweeney, CEO da Epic Games.

Apenas uma loja: loucura ou futuro inevitável? (Crédito: Reprodução/Epic Games)

Participando de um evento na Coreia do Sul chamado Conferência Global de Equidade de Ecossistema para Dispositivos Móveis, o executivo aproveitou para elogiar o país asiático pela sua postura anti-monopólio. Além disso, o fundador da Epic não perdeu a oportunidade de reforçar a crítica à porcentagem que Google e Apple abocanham nas vendas em suas lojas.

Travando há alguns meses uma grande batalha judicial contra essas gigantes, Tim Sweeney tem utilizado a sua loja para mostrar que é possível oferecer uma fatia maior aos desenvolvedores, mas ele acredita que é possível ir além deste simples rateio. Em entrevista ao Bloomberg, o CEO afirmou que o ideal seria podermos “comprar um software em um lugar, sabendo que o teríamos em todas os dispositivos e plataformas.

O que o mundo realmente precisa agora é de uma única loja que funcione em todas as plataformas. No momento, a propriedade de software é fragmentada entre a App Store do iOS, a Google Play do Android, diferentes lojas no Xbox, PlayStation e Nintendo Switch, e então a Microsoft Store e a Mac App Store.

O que não ficou claro é o que exatamente a Epic Games tem feito para solucionar este problema e se considerarmos a resistência que a Sony teve para permitir a simples realização de partidas entre plataformas, torna-se muito difícil imaginar que esta unificação um dia acontecerá.

Como consumidor, é claro que eu adoraria ter a oportunidade de adquirir um jogo, por exemplo, em um PlayStation e poder aproveitá-lo no PC ou num Xbox. Porém, exceto pela possibilidade de passar uma boa imagem ao público, não vejo muitas vantagens para uma fabricante de consoles aderir a este modelo de negócios.

O interessante é que quando se trata de Sony e Microsoft, tais companhias possuem visões distintas em relação a ter seus jogos no PC. Enquanto a empresa americana acredita em nos dar acesso aos títulos nas duas plataformas cobrando apenas uma vez, a japonesa não tem o menor pudor de vender suas obras separadamente, inclusive cobrando bem caro quando elas chegam aos computadores.

No caso da Sony, o conceito de cross-buy acaba valendo apenas para suas próprias plataformas, com ele remetendo à época do PSP e valendo ainda hoje (para alguns jogos) no PlayStation 4 e PlayStation 5. Sendo assim, será que o sonho de Tim Sweeney um dia poderá se tornar realidade? Pois eu não acredito.

Epic Games Store - Tim Sweeney

Epic Games Store (Crédito: Reprodução/Dori Prata/Meio Bit)

 

Para ser sincero, eu já fiquei bastante contente quando o cross-play finalmente passou a ser adotado. Poder participar de um multiplayer com amigos que não estavam na mesma plataforma que a minha era algo que sempre desejei e por mais que eu continue achando que mais títulos deveriam aderir a ele, ao menos houve um avanço nesta área.

Quanto a uma loja unificada, algo que poderia se valer do conceito de metaverso, me incomoda um pouco a ideia de centralizar todo esse conteúdo, pois mesmo que várias empresas tivessem o poder de decisão, ainda dependeríamos de um só lugar para comprar nossos jogos. Como bem disse John Carmack, “o problema é que se você toma uma decisão ruim no nível central, ninguém pode corrigir isso.”

Isso me faz pensar no quão curioso é ver Tim Sweeney bradando contra o monopólio e defender que deveria existir apenas um serviço de distribuição digital que atendesse todas as plataformas. Pois fico imaginando qual seria esta loja onipresente se dependesse apenas dele e é neste momento que passo questionar toda essa imagem de benfeitora vendida pela Epic Games.

relacionados


Comentários