Meio Bit » Software » Assista a final da Copa do Mundo... de Excel?

Assista a final da Copa do Mundo... de Excel?

Excel é muito mais do que uma planilha, é possível criar aplicações extremamente completas, e esse conhecimento agora vale uma Copa do Mundo!

2 anos atrás

Excel é um programa que muita gente zoa, a maioria subutiliza mas nas mãos certas, pode ser extremamente poderoso, respeitado e até temido por meros programadores.

Quem tem medo do Excel? (Crédito: Microsoft)

Muito tempo atrás eu era Analista Senior II – A Missão em uma empresa com 40 filiais, como todo bom departamento de TI orgânico, todo mundo mexia com tudo, um dia eu estava criando objetos COM, no outro era hora de (aprender a) configura o MS Exchange. A gente usava de PHP a Java a C++. Eis que um dia eu vejo um arquivo de 25MB no servidor, quando isso era grande.

“Não encosta aí”

Perguntei o motivo: Era a Planilha do Financeiro. De alguma forma o pessoal que mal sabia ligar o computador era Jedi em Microsoft Excel. Eles haviam criado uma planilha de custos e receitas para a empresa INTEIRA.

Em um único XLS todos os departamentos tinham seus dados customizados. A planilha estava hierarquizada e com controle de acesso. Cada departamento tinha sua senha e só acessava seus próprios dados.

Usuários com nível de admin ou diretor podiam acessar todos os departamentos. Alguns tinham poder de edição, outros não. Cada alteração em um departamento era refletida nos departamentos adequados.

Essa planilha era um feito, um marco da macumbaria tecnológica. Na TI nós tínhamos gente com PhD que não tinha coragem de chegar perto da Planilha.

Isso foi, claro, um imenso avanço desde que o VisiCalc foi lançado para o Apple II em 1979. As chamadas planilhas eletrônicas, categoria totalmente dominada pelo Microsoft Excel hoje são softwares extremamente complexos e versáteis. E nem falo do easter egg de simulador de vôo.

Há todo um mercado de painéis interativos em tempo real feitos em Excel, coisa lindas como isto:

Não sei nem por onde começar. (Crédito: The Small Man)

A ferramenta, obviamente, só é tão boa quanto seu usuário, e quando você acumula muitos profissionais de alta qualidade, competição acontece, então que tal oficializar logo isso?

Eis que surge a Copa do Mundo de Modelagem Financeira, uma competição onde experts em Excel resolvem problemas em tempo real, com variados graus de complexidade. É de longe a coisa mais nerd que já vi, e eu maratonei todos os filmes de Star Trek para anotar a frequência e cores das luzes de navegação da Enterprise e usar em um kit.

As questões podem ser das mais esotéricas às mais simples. A competição terminou na 16ª etapa. Uma questão da segunda etapa envolvia calcular os custos operacionais de uma hipotética rede de postos de carregamento de carros elétricos, levando em conta dados como variação do custo da energia durante o ano, mão de obra, tempo de construção e vários modelos de adoção de carros elétricos pela população.

Agora o melhor: A Copa de Excel está brigando pra virar esport, a final passou na ESPN3, eles têm um canal no YouTube e a última competição foi acirrada. Eu devo ter entendido uns 15% do que foi apresentado, mas adorei:

Vai se tornar algo extremamente popular? Muito provavelmente não, mas para uma pequena fração da humanidade, é entretenimento de qualidade, oportunidade de ver Mestres em seu elemento. E se você estiver em um momento especialmente masoquista, pode baixar vários exemplos de questões usadas na competição, e tentar resolver.

Eu baixei, tenho até uma foto minha tentando entender as questões apresentadas.

Eu olhando para a planilha (Crédito: MGM Studios)

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários