Meio Bit » Games » Prepare-se! Vem aí uma onda de jogos “Dead Space-like”

Prepare-se! Vem aí uma onda de jogos “Dead Space-like”

14 anos após o seu lançamento, Dead Space serve como inspiração para ao menos quatro jogos, entre eles um remake e o promissor The Callisto Protocol

2 anos atrás

A indústria de games está habituada a viver em ondas, com os gêneros, estilos e temáticas se revezando entre o gosto dos consumidores e o interesse das desenvolvedoras. Há alguns anos parecia que todo jogo produzido tinha o Japão como pano de fundo, depois foi a vez dos vikings assumirem o protagonismo e agora estamos acompanhando a ascensão dos títulos de terror, com alguns deles sendo inspirados no Dead Space.

Dead Space

Crédito: Divulgação/EA

Dentre esses novos projetos, obviamente aquele mais diretamente ligado à criação da Visceral Games é o Dead Space Remake.  Prometendo manter a história do original, mas aproveitando eventos ocorridos nos seus sucessores, a intenção da equipe responsável é fazer com que o título se encaixe melhor no cânone da série.

Também podemos esperar a adição de vários conteúdos que acabaram sendo cortados do original, além da remoção de elementos da jogabilidade que os fãs consideram não funcionar como deveriam. Por fim, o pessoal da Motive Studios, que está cuidando desta nova versão, pretende aproveitar a oportunidade para implementar recursos que melhorem a acessibilidade.

Usando a poderosa Frostbite Engine, o jogo está sendo refeito do zero, com efeitos de iluminação, sombras, um design de áudio ainda melhor e a ausência de telas de carregamento permitindo deixar a experiência muito mais assustadora.

Caso o desenvolvimento siga o plano divulgado até o momento, Dead Sppace Remake deverá ser lançado em 27 de janeiro de 2023, com versões para PC, PlayStation 5 e Xbox Series S|X.

Porém, se você prefere uma história nova, mas que bebeu diretamente da fonte do Dead Space, a melhor opção atende pelo nome The Callisto Protocol. Idealizado por Glen Schofield, que também responde como o criador do jogo de terror em que o novo título buscou inspiração, é fácil vê-lo como uma espécie de sucessor espiritual.

Com sua história se passando no ano de 2320, ela nos colocará na prisão-colônia de Black Iron, situada na lua de Júpiter chamada Calisto. Na pele do prisioneiro Jacob Lee, teremos que fazer o possível para sobreviver a uma invasão alienígena e para quem conhece o Dead Space, sabe que isso significa muitas mutilações, tripas voando para todos os lados e uma alta dose de tensão.

Com previsão de lançamento para o dia 2 de dezembro, The Callisto Protocol tem sido aguardado por muitas pessoas como um dos principais lançamentos de 2022. O jogo da Striking Distance Studios terá versões para PC, PlayStation 4 e 5, Xbox One e Xbox Series S|X.

Já entre as novidades apresentadas durante a Summer Game Fest deste ano e que deverá ajudar a engrossar a lista de jogos que misturam terror e ficção científica, está o Fort Solis. Desenvolvido pelos indies do Fallen Leaf Studio e usando a Unreal Egine 5, no jogo o engenheiro Jack Leary deverá atender a um chamado em uma estação e Marte, onde descobrirá que a equipe local desapareceu.

Com a ação acontecendo em terceira pessoa, teremos a oportunidade de visitar nove instalações, com a exploração e a narrativa prometendo ser os pontos altos do jogo. Segundo a desenvolvedora, cada um desses lugares terá, além de uma área localizada na superfície do planeta vermelho, vários níveis no subsolo, cabendo ao jogador decidir se irá se aventurar por eles.

Outro destaque deverá ser a participação de figuras conhecidas dos games na dublagem. Por enquanto estão confirmados Troy Baker, que deu vida ao Joel em The Last of Us; Roger Clark, o Arthur Morgan em Red Dead Redempetion; e Julia Brow, a Abigail na série O Alienista.

Ainda não existe previsão para o lançamento de Fort Solis e a única plataforma confirmada para receber o jogo foi o PC.

Por fim, outro que parece seguir os passos da Dead Space é o jogo chamado Routine. É possível que nem aqueles com uma melhor memória lembrem, mas ele foi anunciado em 2012 e desde então quase não ouvimos falar sobre o título.

Dos quatro jogos citados aqui, este deverá ser aquele que mais se distanciará do jogo da Visceral, com sua jogabilidade funcionando em primeira pessoa e nos colocando contra robôs, não alienígenas. Ainda assim, a sua visão futurista dos anos 80, a ambientação numa base lunar e o clima tenso tornam a associação possível.

Com versões previstas para chegarem ao PC, Xbox One e Xbox Series S|X, nada foi dito sobre quando o Routine será finalmente disponibilizado e após tanto tempo em produção, isso pode ser um problema. Por enquanto, apenas um teaser foi divulgado, o que pode ser o indicativo de que o projeto ainda terá um longo caminho pela frente.

relacionados


Comentários