Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Sony preocupada com o Meio Ambiente

Sony preocupada com o Meio Ambiente

14 anos atrás

Acho que todo mundo aqui conhece o conceito do Marketing Ambiental. Empresas estão se preparando para não promoverem desperdícios ou poluir o meio ambiente. Pode parecer uma iniciativa nobre, mas lembremos que muitas dessas empresas (não vou falar todas porque seria maldade do meu coração) estão interessadas em vender seus produtos para as pessoas que expressam a sua preocupação com o Ambiente. Mas, sendo ou não uma atitude calculada para vender, esse tipo de iniciativa se torna necessária se queremos manter nosso atual estágio de consumo.

Agora, quem entrou em um plano de longo prazo para se adequar às necessidades ambientais foi a Sony. O plano se chama "Road do Zero" e visa um planejamento de ações ecologicamente equilibradas que vão se estender até 2050. Ao analisar os planos da empresa, notamos que eles não estão preocupados apenas com a emissão de gás carbônico, mas também com o gasto de energia dos equipamentos e reutilização da própria matéria prima de que é feita os aparelhos. Podemos dividir as metas em quatro perspectivas: Mudanças Climáticas, Conservação dos Recursos, Controle de Substâncias Químicas e Controle da Biodiversidade. Vejam abaixo algumas das metas impostas pela empresa.

· 30% de redução do consumo anual de energia dos produtos (comparado ao ano fiscal de 2008);

· 50% de redução absoluta de produção de resíduos (em comparação com o ano fiscal de 2000);

· 30% de redução absoluta do consumo de água (em comparação com o ano fiscal de 2000);

· 14% da redução do gás carbônico associado a todo o transporte e logística (em relação ao ano fiscal de 2008);

· Aumento da reciclagem dos resíduos em 99% ou mais;

· Avaliação do impacto da contratação de recursos e facilidade de construção sobre a biodiversidade, e promoção de programas de biodiversidade, tais como o cultivo das águas subterrâneas;

· Minimização do risco de substâncias químicas através de medidas preventivas, redução do uso de substâncias químicas específicas definidas pela Sony, e promoção da utilização de materiais alternativos;

Para nós brasileiros, que não estamos acostumados com esse tipo de ação empresarial, pode parecer um pouco de oportunismo da empresa, mas temos que levar em conta que a Sony está trabalhando nessa área e na Europa é reconhecida como empresa amiga do ambiente, sendo inclusive fundadora de várias associações e projetos voltados para a preservação do Ambiente e desenvolver métodos e tecnologias mais limpas para o planeta dentro de seu processo industrial.

Como ambientalista eu aprovo essas iniciativas e gostaria que mais empresas voltadas à fotografia entrassem também nessa nova perspectiva de ver o mundo (sim, eu sei que estou sendo piegas).

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários