Meio Bit » Arquivo » Internet » Anúncios no Twitter: é hoje!

Anúncios no Twitter: é hoje!

Twitter revela modelo de negócios, baseado em tweets contextuais pagos.

14 anos atrás

Opera Mini no iPhone, Microsoft lançando celular próprio, e agora anúncios no Twitter. Sinal dos tempos? Será em 2012, de fato, o fim da nossa existência?

Confabulações bobas à parte, hoje à noite o Twitter finalmente estreará sua plataforma de anúncios. Investidores devem estar prendendo a respiração nesse momento, ansiosos para saber se o sucesso que o microblog tem será repetido na forma de ganhar dinheiro com ele.

Os detalhes já vazaram, e foram esmiuçados pelo TechCrunch. Confira:

  • De início, os anúncios só aparecerão na pesquisa, e serão mostrados de acordo com as palavras-chave utilizadas na busca;
  • Chamados de "promoted tweets", eles aparecerão no topo dos resultados das buscas. Já tem quem alegue que isso pode ser usado por empresas e agências para abafar comentários negativos sobre uma marca ou produto, afinal, o tweet pago fica acima dos normais, em destaque;
  • A longevidade do tweet pago dependerá do seu sucesso, ou, nas palavras do Twitter, da sua "ressonância". Se um tweet não der retorno, ele será removido, e a empresa que o inseriu ali não pagará nada;
  • Dentre os primeiros anunciantes do Twitter, estão Best Buy, Virgin America, Starbucks e Bravo;
  • Inicialmente, o pagamento dos tweets pagos será na modalidade CPM. Com o tempo, dependendo do feedback, o modelo poderá ser alterado ou reajustado.

Abaixo, uma amostra de como será um tweet pago:

Tweet pago.

Tweet pago.

Os planos para o futuro já estão traçados. O Twitter abrirá o programa de anúncios para third parties, ou seja, terceiros que desenvolvem clientes para o Twitter, como Seesmic e TweetDeck. Através da exibição dos anúncios nesses programas, seus desenvolvedores ficarão com uma pequena parte dos lucros, mais ou menos como funcionam programas de afiliados de sites (AdSense e similares).

A segunda fase do programa de anúncios é bem mais agressiva. Nela, os tweets pagos aparecerão na timeline dos usuários, independente dele fazer uma pesquisa ou mesmo de seguir o perfil anunciante. O sistema será contextual, ou seja, dependendo do que o próprio usuário escreve, anúncios relacionados aos temas aparecerão.

Há bastante otimismo, analistas dizendo que as pessoas adorarão esse modelo, dentre outras coisas. No entanto, só poderemos saber o impacto disso tudo quando o sistema de anúncios ganhar vida, algo que, segundo fontes seguras, deve acontecer hoje.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários