Meio Bit » Fotografia » Nikon D3000 – rápido review

Nikon D3000 – rápido review

Veja pontos positivos e negativos da Nikon D3000

14 anos atrás

Estava aqui no trampo quando um amigo meu apareceu com uma Nikon D3000 me perguntando algumas coisas sobre ela. Lógico que seqüestrei a câmera para poder brincar um pouco e escrever esse pequeno texto. Veja abaixo o que eu achei do equipamento.

Corpo e construção

A Nikon D3000 é a reflex mais barata a venda pela Nikon. O corpo é feito de plástico industrial e se mostra muito compacto. Aliás, esse é um ponto importante a ser tocado. Embora seja muito pequena, a câmera é confortável de ser segurada mesmo para quem tem mãos grandes. Sempre achei as câmeras da Nikon muito mais bonitas do que as da Canon, e essa não foge a regra. Corpo equilibrado e bem desenhado. Junto com a câmera é vendida uma lente básica AFS Nikkor 15/55mm f/3,5-5,6G DX VR. A ótica tem uma qualidade razoável e o estabilizador de imagem é muito útil para quem não tem a mão muito firme ou quer fotografar em baixas velocidades do obturador para compensar o diafragma não muito grande.

nikon D3000 - rapido review

Controles externos e menu

Embora tenha um design interessante, a câmera possui poucos controles externos. Isso é uma coisa que estranhei muito. Mesmo nas câmeras mais baratas da Canon, existe uma grande quantidade de regulagens que podem ser feitas no corpo da câmera sem a necessidade de acessar o menu. O que temos como controles na parte externa da câmera é o botão de apagar fotos, os controles de zoom, compensação de exposição e o comando de acesso ao menu. Acima temos a roda de seleção para escolha dos modos automáticos, manual e de prioridades de abertura e velocidade. Pelo visor ótico é possível ver a velocidade do obturador e a abertura do diafragma, além da regulagem do fotômetro. Esse visor também avisa da necessidade de flash em cenas muito escuras.

O menu interno é muito bonito, bem melhor do que os controles sem graça da Canon. Através deles é possível encontrar todos os ajustes necessários para uma boa foto. Porém, marinheiros de primeira viagem podem se perder. Ao ligar a câmera temos no LCD um painel que mostra todas as configurações atuais da câmera. Mexer inadvertidamente no seletor nesse modo pode mudar o ponto de foco da objetiva sem que o fotógrafo perceba. Probleminha em que você vai perder algum tempo tentando descobrir o que fez de errado. Depois é só acessar todas as paletas de regulagens disponíveis, e que não são poucas. Ter o manual ao lado é uma grande ajuda.

Destaque para o acelerômetro no menu que acompanha o posicionamento da câmera e destaque para os comandos no menu de retoque que trás a possibilidade de aplicar filtros artísticos, cortar a foto, transformar em preto e branco e fazer outros retoques básicos. Mas, o que achei mais divertido foi o comando que corrige o balanço de branco de fotos feitas em JPEG.

Utilizando a Câmera.

Uma palavra resume o uso da câmera: Conforto. Muito fácil de usar e divertida de regular. A câmera não é pesada e, embora não seja uma compacta, é pequena o suficiente para ser levada em uma pequena bolsa. Outro grande ponto de satisfação (pelo menos para mim) é o suave e hipnótico barulho do obturador. Parece até que tem um amortecedor interno no mecanismo. Durante o dia a câmera se deu  muito bem em situações com muita luz. Autofocus rápido e boa resposta do mecanismo de disparo. Porém, com pouca luz o autofocus se mostrou decepcionante. E não estou falando de escuridão total não, estou falando de ambientes fechados com luz florescente. Problema grave para uma câmera que tem por objetivo atender o público doméstico.

Qualidade de Imagem

Esse é o quesito principal para a escolha de uma câmera. Pelo menos em minha opinião, nenhuma perfumaria tecnológica substitui a qualidade do produto final. A câmera entrega imagens em JPEG com qualidade muito boa. Embora eu tenha achado que ela carrega um pouco no magenta. Fotos do campo mostram um colorido vivo e com boa nitidez. Quanto ao ISO, a regulagem máxima é de 1600, que por mais incrível que pareça, tem uma qualidade boa se compararmos a câmeras do mesmo porte. Porém, qualidade aceitável é encontrada até o ISO 800. Vejam abaixo alguns exemplos.

DSC_0267

DSC_0285

DSC_0297

Conclusão

Pelo preço do equipamento e pelos recursos envolvidos, a Nikon D3000 é uma boa opção para quem está saindo do mundo das câmeras compactas e está entrando no mundo das DSLR, mas não tem grana para investir em uma câmera intermediária. As características envolvidas a transformam em uma boa câmera para o dia a dia, embora o autofocus em situações de pouca iluminação possa comprometer um pouco o uso em ambientes fechados.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários