Meio Bit » Arquivo » Fotografia » O fim das câmeras SLR – segundo a Nokia

O fim das câmeras SLR – segundo a Nokia

Diretor de Vendas da Nokia afirma que celulares vão superar câmeras SLR em qualidade de imagem. Será?

14 anos atrás

Hoje o dia começou bem com o lançamento da nova versão do Lightroom 2 e, para mim, terminou de forma hilária com essa pequena matéria que vi no site do jornal O Estado de São Paulo. O diretor de vendas da Nokia, Anssi Vanjoki, afirmou nessa terça-feira (20 de abril) que "A crescente tecnologia de câmeras em celulares deve transformar o sistema SLR de equipamentos convencionais, e até mesmo os profissionais, em obsoletos".

Isso mesmo que você leu. A Nokia afirma que nos próximos anos, além da gravação em alta definição que estará disponível nos celulares, as câmeras fotográficas desses pequenos aparelhos irão revolucionar a fotografia e condenar as câmeras DSLR ao ostracismo.

Lendo toda a notícia eu concordo com algumas coisas. Por exemplo, já vi celular que chega perto em qualidade de imagem se comparado com uma câmera compacta mais simples. Mas, para chegar ao ponto que o senhor Anssi Vanjoki está colocando, ainda é necessária muita coisa. Eu diria que muitos anos de pesquisa, ou um salto tecnológico gigantesco. Ou a Nokia está ficando maluca (provavelmente um erro no Gerador de Improbabilidade Infinita), ou eles estão com a tecnologia já formatada e só aguardando o melhor momento para torná-la pública.

Mas, vamos ser justos. Os caras até que sabem do que estão falando, não é? Por isso resolvi fazer um pequeno teste aqui em casa. Vou comparar as fotos da "maravilhosa" câmera do Nokia E71 (um celular que não pode ser classificado como barato, embora existam versões xing-ling), com a minha DSLR mais antiga, a Canon EOS 30D (para sermos justos no desafio).

21042010185

IMG_4430

Para fins de comparação científica eu usei o flash nos dois equipamentos. Desafio os leitores a adivinharem qual foto foi feita com o celular e qual foi feita com a câmera SLR.

Claro que é uma comparação maluca. Um celular novo, mesmo os mais avançados, não tem a mesma qualidade que uma câmera SLR lançada em 2006. A comparação foi feita para dar embasamento no tamanho da ousadia que a Nokia se propôs. Agora é aguardar e ver se eles têm toda essa munição para gastar ou se foi apenas a declaração inconseqüente de alguém que não entende nada de fotografia.

Fonte: Blog Link do Estadão

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários