Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nokia N8 – primeiros samples de imagem e vídeo

Nokia N8 – primeiros samples de imagem e vídeo

14 anos atrás

nokia n8_2

Dois dias atrás, fiz uma apequena análise do Nokia N8 no que se referia às suas qualidades fotográficas. A Nokia prometia um equipamento revolucionário no que se referia para vídeo e fotografia, mas não tínhamos nenhum exemplo do material produzido para analisar. Agora isso mudou, pois o Nokia Conversation nos mostra os primeiros exemplos de fotos feitas com a máxima resolução do equipamento. Lendo o texto e os comentários que acompanham as fotos, uma de minhas dúvidas principais foi respondida. A lente do celular tem uma distância focal de 28mm (equivalente no formato 35mm). Ótima para baladas e grandes grupos de pessoas, mas um pouco limitada para fotos de retrato, principalmente por conta da distorção.

Mas, vamos ser justos. Pensar que as fotos abaixo foram feitas com um celular é uma grande surpresa. Agora é possível andar com um pequeno aparelho e capturar imagens com qualidade razoável para o seu dia a dia. Vejam abaixo algumas imagens e um breve comentário. Lembrando que as fotos em tamanho normal podem ser vistas no Nokia Conversation.

Todas as imagens apresentadas mostram uma nitidez muito boa no ponto de foco. Infelizmente, essa nitidez vai se perdendo conforme nos direcionamos para as bordas da imagem. Impossível manter essa qualidade com uma lente tão limitada. Outra coisa que devemos notar é que todas as imagens foram feitas com ISO 100 e em condições adequadas de iluminação. O que notamos, mesmo com ISO baixo, é uma quantidade anormal de ruído, principalmente em pontos menos iluminados da imagem. No caso da imagem acima, encontramos o ruído nos galhos das árvores abaixo do céu azul. A perda de nitidez nesse ponto é algo anormal para uma foto de 12 megapixels.

nokia n8

Essa é outra foto onde temos uma nitidez ótima no sapato, que é o ponto do autofocus, mas a perda de detalhes em outras partes da cena é preocupante. A ponta do sapato esta bem deteriorada e o ruído é bem evidente no chão e na roupa da modelo, mesmo com ISO 100. Embora a Nokia tenha afirmado que o sensor do celular é um dos maiores da categoria, evidentemente ele ainda é pequeno demais para comportar os 12 megapixels de resolução.

nokia n8_3

Aqui temos uma grata surpresa. Como já tinha dito no texto anterior, o Nokia N8 possui uma abertura de diafragma fixa em f/2,8. Percebemos na foto acima as mesmas qualidades e defeitos das duas primeiras fotos, mas notem a perda de profundidade de campo tanto no ponto anterior quanto no ponto posterior do local onde está o foco. Esse efeito é mais complicado de se obter com câmeras de sensor pequeno, mas é bem evidente nessa foto. Abrem-se várias possibilidades artísticas para o fotógrafo, bem como uma necessidade de se pensar nesse fator na hora de fazer uma imagem em perspectiva como essa.

Eu gostei dos exemplos. Boa qualidade de imagem, nitidez e ótima representação de cores. Claro que todas as fotos foram feitas em ambientes controlados de iluminação e no menor ISO possível, mas já é possível ver que o Nokia N8 é capaz de substituir com folga a maioria das câmeras compactas a venda atualmente.

Agora, o ponto realmente impressionante  é a qualidade do vídeo produzido. Aqui temos exemplo de um pequeno vídeo com 720 pixels e 25 fotogramas por segundo. Se tivessem me mostrado esse vídeo algum tempo atrás e afirmassem que foi feito por um celular, provavelmente não acreditaria. Mas, agora está ai para qualquer um ver. Infelizmente não temos o vídeo em formato original, apenas o que está hospedado no Vimeo, mas já da para sentir um pouco da qualidade.

Assim como na fotografia, o vídeo foi feito com condições ideais de luz. Ainda estou aguardando os primeiros usuários do novo equipamento postarem fotos e vídeos no Flickr para termos a real noção do que esse pequenino pode fazer.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários