Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Botões das janelas no lado direito do Ubuntu 10.04

Botões das janelas no lado direito do Ubuntu 10.04

Incomodado com os botões de minimizar, maximizar e fechar no lado esquerdo das janelas? Aprenda duas formas de trazê-los de volta à direita.

14 anos atrás

O visual do novo Ubuntu 10.04, codinome Lucid Lynx, agradou em cheio, exceto por um detalhe: o posicionamento dos botões das janelas (minimizar, maximizar e fechar). Contrariando o padrão, e seguindo a linha da Apple em seu Mac OS X, a última encarnação da distro da Canonical traz os botões do lado esquerdo das janelas, o que desagradou muita gente.

Botões à esquerda: you're doing it wrong.

Botões à esquerda: you're doing it wrong.

Personalizável como se propõe a ser, e de fato é, não é muito difícil mudar isso, trazer os botões de volta ao lado direito das janelas. Existem duas formas, uma "visual", e outra no terminal, via comando em texto. Vejamos as duas.

Aperte Alt + F2, e na caixinha que aparece, escreva gconf-editor. Na janela que abre, navegue até a seguinte pasta: apps » metacity » general. No lado direito da janela, dê um clique duplo no item button_layout, e escreva o seguinte na caixa que aparecer:

:minimize,maximize,close

Dê um Enter, e a mudança acontecerá instantaneamente. Note que a ordem dos botões pode ser alterada, basta adequar a string ao desejado.

Botões das janelas à direita no Ubuntu 10.04.

Botões das janelas à direita no Ubuntu 10.04.

Uma forma mais simples de se realizar essa mudança é através do terminal, em linha de comando. Abra-o, e digite a seguinte linha, dando um Enter ao final:

gconftool-2 --set “/apps/metacity/general/button_layout” --type string “:minimize,maximize,close”

Bem simples, não?

Fontes: How-to Geek, Ubuntu Geek.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários