Meio Bit » Internet » Facebook no celular de graça!

Facebook no celular de graça!

Facebook revela versão móvel light gratuita através de várias operadoras do mundo todo. No Brasil, a TIM fornece o serviço, mas parece que, afinal, ele não é exatamente gratuito...

14 anos atrás

Graças a acordos feitos com várias operadoras ao redor do mundo, o Facebook pode liberar uma nova versão móvel, acessível pelo endereço 0.facebook.com (sim, o primeiro dígito é um "zero"). Composta apenas por texto, dentro das redes alcançadas pelo acordo o acesso é, segundo o blog oficial, gratuito.

Parece bom demais para ser verdade, e uma jogada audaciosa do Facebook para manter os usuários mais tempo em seus domínios. No Brasil, a TIM é a única operadora parceira da rede social nessa empreitada. Veja o "mapa" completo do Facebook móvel "digrátis":

Operadoras parceiras do Facebook.

Operadoras parceiras do Facebook.

Como minha operadora é a TIM, resolvi fazer um teste, mesmo sabendo que outros, também usuários de plano pré-pago, não tiveram muito sucesso no intento... Antes de entrar na brincadeira, vi quanto tinha de saldo:

Saldo antes do Facebook gratuito.

Saldo antes do Facebook gratuito.

O acesso corre normalmente, e há, no cabeçalho da página, a informação "Free access by TIM". Muitas funções do Facebook tradicional, ou melhor, todas as funções que não demandam imagens, vídeos ou qualquer coisa mais elaborada, estão lá. A navegação é tranquila, e tudo funciona muito bem.

0.facebook.com

0.facebook.com

Naveguei em alguns perfis de amigos, atualizei meu status, enfim, tentei reproduzir uma sessão rápida de um usuário médio, apenas para gerar tráfego e ver como os créditos da minha conta se comportavam. Depois de sair, pedi novamente o saldo à TIM, e... surpresa (ou não):

Créditos foram embora :~

Créditos foram embora :~

Não deu certo, e agora fica a dúvida: por quê? A TIM está na lista de operadoras que deviam oferecer o acesso gratuito, e na própria página especial do Facebook móvel aparece a menção "acesso gratuito". Mas, contrariando o que é dito, o acesso é cobrado.

O que você, caro leitor, acha? #PutaFaltaDeSacanagem da TIM, ou algum mal entendido/problema técnico?

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários