Meio Bit » Arquivo » Fotografia » 5º Desafio Fotográfico Meio Bit – Minha Terra, Minha Gente

5º Desafio Fotográfico Meio Bit – Minha Terra, Minha Gente

14 anos atrás

Como todos sabem, estamos em período de inscrição para o 5º Desafio Fotográfico Meio Bit. Para informações sobre o regulamento e a premiação, é só dar uma olhada no post do concurso. Duas grandes mudanças são o que gostaria de comentar nesse texto. A primeira é que serão dois premiados. Um pelo júri especial e outro por votação. Essa é uma experiência para deixar o evento cada vez mais democrático. Sabemos que analisar fotografia pode ser uma tarefa ingrata por conta da subjetividade. Então nada melhor do que dividir esse trabalho com todos os leitores.

A segunda mudança é em relação ao tema, que agora é fixo. Alguns gostaram da mudança, e outros não curtiram muito. A meu ver, se torna muito mais difícil avaliar e produzir fotografia quando o tema é mais abrangente. Minha Terra, Minha Gente pode englobar todos os tipos de retratos, arquitetura, paisagem, festas, eventos, ou seja, absolutamente tudo. Dessa forma, o tema acaba se diluindo, e o que fica para análise é apenas a técnica fotográfica e o impacto da imagem. Mas, como saber como a comissão julgadora vai se orientar para analisar a imagem se o tema é tão aberto?

Simples, e isso é o que vou explicar agora. Fotografia, em uma de suas formas de simplificação, é o registro de minha realidade. É a forma como vejo o mundo, carregada de minha ideologia e de minhas experiências. Dar vazão a essa forma toda particular de ver o mundo é que garante um grande resultado. Outro fator importante é saber, e ter paciência, para observar a sua realidade. O mundo moderno é muito rápido. Sempre estamos correndo para algum lugar. Talvez passemos por um determinado caminho por anos e nunca paramos para observar o que está acontecendo ao nosso redor. Uma flor nascendo em lugar inusitado, um prédio antigo, uma manifestação cultural. Sempre estamos com pressa e perdemos esses pequenos detalhes.

Dessa forma, proponho um exercício para os que ainda não fizeram a foto para enviar para o concurso. Procure um lugar movimentado de sua cidade (eu prefiro as praças) e se prepare apenas para observar. Nem precisa levar o equipamento fotográfico. Leve apenas o cérebro e sua paciência. Observe o entorno. Vejas as construções, a correria frenética das pessoas, onde os pássaros fazem seus ninhos, os monumentos existentes e os locais onde a natureza está se intrometendo através do concreto. Pode ser que você nem queira fotografar nada que observe, mas o que vale é o exercício interpretativo. Olhe antes, fotografe depois. Seu cérebro é seu principal equipamento. Abaixo alguns exemplos sobre o que pode ser encaixado no tema do concurso.

Feira

Hibisco

Crianças 03

Lobão - Virada Cultural 2010

Lady Dragon - Segundo Ensaio

Book Gestante - primeira tentativa

Ou seja, sua imaginação é o limite. Vamos pegar nossas câmeras e sair a procura de belas imagens. Boa sorte a todos.

relacionados


Comentários