Meio Bit » Arquivo » Internet » Oi adota serviço que rastreia todos os dados dos clientes

Oi adota serviço que rastreia todos os dados dos clientes

Oi adota serviço que rasteria todos os dados dos clientes. Serviço gera controvérsias por onde passa.

14 anos atrás

Oi Velox

Fonte: Wikipedia

Depois de cortar os cabos da concorrente (GVT) em algumas regiões do país, a Oi Internet adotou um programa que rastreia TUDO que os seus clientes fazem na internet. Basicamente, em termos bastante simples: se você acessar o Orkut e procurar o nome da sua namorada (ou do seu namorado) a Oi terá acesso à todas essas informações.

Recentemente a Oi adquiriu os serviços da empresa inglesa americana chamada Phorm. O sistema, que vem sendo testado desde março, é chamado no Brasil de "navegador" e a tecnologia utilizada sempre promove controvérsias. Ora, se por meros cookies as pessoas já reclamam, imagine todos os dados utilizados pelos clientes?

A empresa anunciou parceria com os portais iG, Terra e UOL. No início, o sistema será usado apenas no Rio de Janeiro, com previsão de expansão para todo o estado até o final de 2010. Segundo a empresa, o objetivo é fazer um ambiente customizável: os internautas teriam acesso as informações personalizadas de acordo com os seus gostos. Parece que a Oi Internet escolheu a "melhor" empresa para oferecer um novo serviço: a Phorm foi acusada, em países onde as políticas de privacidades são mais severas, de práticas abusivas. O que ela fez? Simples, voltou seu foco para mercados emergentes, onde os países ainda não se importam tanto com a privacidade. Sim, o Brasil é um deles.

Utilizando um nome dúbio, que levará muitos usuários a agirem por impulso (aceitando para variar, sem ler os termos) o tal "sistema" visa facilitar a navegação. Lembrando que a empresa já recebeu notificações dos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra após desenvolverem um programa parecido, cujo funcionamento era muito semelhante ao de um spyware.

O sistema já virá habilitado. O usuário terá a opção de desativar, ou não. Sabe aquelas caixinha que já vem marcada, em muitos instaladores que geralmente instalam aquelas barras de ferramentas no Internet Explorer? Pois bem, o sistema já virá marcado. Você precisa olhar com cuidado para não deixar de desmarcar. A diferença entre ele e um spyware, é que o sistema não ficará instalado no computador do usuário e sim "na rede". Complicado vai ser para desabilitar depois...

O Manoel Netto fez um infográfico que ilustra perfeitamente o funcionamento do "Navegador".

Infográfico sobre o Phorm

Sabemos de uma coisa. A empresa que desenvolveu tal serviço conta com diversas ONGs e sites que não apóiam os métodos usados: BadPhorm e Dephormation são apenas alguns exemplos.

Fonte: Acerto de Contas e Gilberto Knuttz.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários