Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nikon Photo Contest 2010

Nikon Photo Contest 2010

14 anos atrás

Foi anunciado na semana passada o 33º Nikon Photo Contest International, o concurso fotográfico mantido pela Nikon desde 1969 e que se tornou, pelo menos para mim, um dos mais democráticos concursos internacionais de que tenho conhecimento. Pode não ser o concurso mais paparicado e cheio de marketing que temos atualmente, mas está aberto a fotógrafos de todos os níveis e nacionalidades.

A competição é uma forma de integração entre fotógrafos e uma ótima oportunidade de mostrar o seu talento para o mundo todo. Desde sua criação, foram inscritas mais de um milhão de fotografias em um total de 320 mil fotógrafos participantes. Nesse ano teremos uma disputa dividida em duas categorias temáticas. A primeira foi intitulada simplesmente de “Energia”. O anúncio oficial do concurso define esse tema como fotografias que capturam a energia dos sinais e dos temas que inspiram, motivam e emocionam. A segunda categoria é livre, e pode ser preenchida com fotos de todos os temas. Fora os vencedores das duas categorias, teremos o grande prêmio para a melhor foto inscrita e o prêmio revelação para jovens fotógrafos.

As inscrições estarão abertas entre 1º de setembro e 30 de novembro no site do Nikon Photo Contest. Cada fotógrafo pode inscrever duas fotos por categoria. A imagem pode ter sido capturada com uma câmera digital ou por uma câmera com filme 35mm cujo negativo foi digitalizado. Fotos feitas com câmeras de médio ou grande formato não serão aceitas. O regulamento também deixa explícito que imagens que foram melhoradas através de edição via software serão aceitas sem problema. A comissão julgadora é formada por fotógrafos profissionais de grande reconhecimento e o resultado final será conhecido apenas em junho de 2011 (hehe, muita ansiedade).

Embora ganhar uma menção honrosa já seria muito bacana, não posso negar que os prêmios para os primeiros colocados são muito legais. Só para ter uma idéia, o vencedor do grande prêmio vai levar para casa uma Nikon D3s com as lentes AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED e AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8G ED. Mesmo grande prêmio sendo fenomenal, ainda teremos mais de 30 contemplados nas outras categorias com equipamentos de primeira qualidade. O concurso é aberto a todos, não precisa pagar nada para participar e todas as imagens serão enviadas pela internet. Então participar é muito fácil e o máximo que pode acontecer é não ter a foto selecionada para a final. As fotos escolhidas aqui no Meio Bit toda semana no grupo do flickr mostram que muitos aqui podem participar sem problema.

nikonphotocontest

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários